Então, tem 4 dias que estou 'sem PC'.

Alguém pode me ajudar?

Começou dia 8, eu acordei e fui ligar o PC... Ele simplesmente exibiu a logo da placa mãe (Asus) e foi pra tela de boot do Windows. Até aí tudo bem. Quando o Sistema começou a carregar o PC simplesmente desligou (desligou mesmo) e depois ligou sozinho e o SO acusou erro de inicialização. Tentei reparar e ele não encontrou uma forma para reparar o PC. Ok, tentei entrar no modo de segurança e entrou NORMALMENTE. Tanto no Modo de Segurança quanto no Modo de Segurança com rede. Eu comecei os testes pra descobrir qual o problema (hardware ou software)

Teste 1 - msconfig. tirei TUDO o que não fosse do Windows da inicialização, desativei a inicialização segura e tentei. Não resolveu.

Teste 2 - Restauração do Sistema. Fiz restauração de um mês atrás. Não resolveu. Tentei outras datas. Não resolveu.

Teste 3 - Desinstalei os 10 últimos programas/aplicativos que eu havia instalado. Não resolveu.

Teste 4 - Finalmente... Formatei. Quando o SO vai formatar, ele faz toda a limpeza do SSD, instala o SO e reinicia. Foi aí que na hora de configurar o SO quando o PC liga... Ele desligou... Corrompendo a instalação. Não resolveu.

Teste 5 - Formatei pra Win8.1. Não resolveu.

Teste 6 - Formatei pra Win10. Não resolveu.

Teste 7 - Testei o SSD em outro PC. Funcionou perfeitamente. Formatei nesse outro PC e consegui usar o Win10 (no caso).

Teste 8 - Testei os pentes de memória. São 3 Pentes, testei removendo um por vez e depois testei-os em outro PC. Funcionaram perfeitamente.

Teste 9 - Testei ligar o SSD sem o HDD. Não resolveu.

Teste 10 - Tentei ligar o HDD e criar uma partição pro SO. Não resolveu.

Teste 11 - Testei remover e recolocar a bateria da Placa Mãe. Não resolveu e ainda tive que reconfigurar a bios.

Teste 12 - Testei remover e recolocar o Processador. Não resolveu e ainda criei um ódio absurdo do cooler do processador. Trem chato de colocar de volta.

Teste 13 - Testei reconfigurar a Bios. Eu só coloquei o que deveria iniciar primeiro. Não resolveu.

Teste 14 - Tentei ligar sem a placa de vídeo. Não resolveu.

Observações que podem (ou não) ser úteis:

A primeira vez que coloquei o Win10, não passava da bandeirinha de inicialização do SO, atualmente ele leva um pouco mais de tempo pra desligar e religar. Ele chega até a tela de login.

O Cooler do Processador as vezes leva um tempo pra começar a girar, e a placa mãe reclama que ele ta lento sempre que eu acabo de ligar o PC. (Tive que desativar a notificação dela logo quando montei o PC pela primeira vez)

Minha config:

Mobo: Z97M Plus/BR

GPU: GTX 970 EVGA 2977-kr

CPU: i5 4590

Fonte: CX600

RAM: 2x4GB HyperX Fury (1600MHZ) 1x8GB HyperX Fury (1866Mhz)

SSD: Samsung 850 EVO 120gb

HDD: Seagate Barracuda 1T

Leitor/Gravador de DVD reaproveitado do PC antigo.

Qualquer informação extra eu posso passar por aqui mesmo.

Alguém?

perguntou Mar 12 '16 às 17:07

DanVicente's gravatar image

DanVicente
3356

Parabéns por detalhar o caso, as vezes os membros tem que implorar e ainda a pessoa acha ruim.

Quando resetou a bios, chegou a fazer pelo chaveamento da placamãe ou só deixou sem a bateria até zerar sozinho?

tem estabilizador nessa brincadeira?

o que testaria, zerar em baixo nivel esse ssd e testar a instalação, parece incialmente falha lógica dele que não aceita o boot, como aparentemente usa o hdcomum como dados, o sistema operacional nao esta instalado nele, justificando de nao iniciar.

att

link permanente

respondeu Mar 12 '16 às 18:31

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356330.2k

Boa Noite, então... Eu detalhei tudo pois fui gradativamente testando os componentes baseando-me nos comentários de amigos. Aí preferi deixar bem explicadinho pra não acabar refazendo algum processo que já tinha feito. Amigo, muito obrigado pela atenção, de verdade. Sua resposta, apesar de eu não ter entendido os processos que devo fazer, me animou muito! Bom, sobre o estabilizador... Não uso um por recomendação de amigos.

Sobre a Bios, eu só tirei a bateria, contei até 10 e recoloquei no mesmo lugar.

Eu não sei como zerar o SSD em Baixo nível, mas aceito qualquer... QUALQUER procedimento pra tentar resolver esse problema.

Mais uma vez, marcmira, MUITO OBRIGADO pela atenção!

DanVicente's gravatar image DanVicente (Mar 12 '16 às 19:17)

Boas

Essa fonte é de qualidade, mas nada nos diz que não possa estar com algum problema. Em casos como esse eu começo por medir as voltagens da fonte com um multímetro. Se estiver OK, desmonto a máquina toda e na bancada com as peças fora da box começo por testar peça por peça. Inicio com uma inspeção visual a todo o material em especial a Bord, poderá ter algum condensador, bobine, mosfet, cristal, etc deteriorado. Se não existir indícios faço as ligações da fonte na Board esta só com o processador, dou um curto como arranque e verifico o seu comportamento por um breve espaço de tempo, visto não ter o cooler acoplado, monto o cooler, ai já poderei estar descansado em relação há temperatura do CPU, verifico novamente como se porta, adiciono um módulo de memória, verifico novamente, de salientar que por norma a Board sem nenhum módulo de memória irá emitir beeps por falta da mesma, instalo o HDD ou SSD, testo, instalo a gráfica (se for o caso) e por fim coneto o monitor. Durante este processo, montar/testar se algo falhar ficaremos com a certeza qual a peça que dá erro.

link permanente

respondeu Mar 12 '16 às 19:30

PPK2's gravatar image

PPK2
4289

editou Mar 12 '16 às 19:32

Desconfio que a placa mãe está encostando no gabinete ou em algum parafuso.

Retira a Placa mãe do gabinete e coloca sobre um livro grosso, só com o processador, memorias e liga o monitor no plugue de video da placa mãe.

Liga o plugue da fonte de 24 pinos, mas não ligue os conectores do gabinete e para iniciar o PC e passa uma chave de fenda pequena ligando os pinos PWR e Ground conforme mostrado na imagem:

alt text

link permanente

respondeu Mar 12 '16 às 21:30

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.2k

editou Mar 12 '16 às 21:32

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×5,119
×985
×459
×354
×236
×217
×197
×113

pergunta feita: Mar 12 '16 às 17:07

pergunta lida: 1,697 vezes