amorimgustavo
Especialista
O que é melhor? Uma Google TV ou a nova Lenovo K91 com Ice Cream Sandwich?
Perguntou 13 anos atrás
Resolvido
Pessoal,
Acabei de ver a Lenovo K91 na CES 2012. A TV Vem com um processador de 1.5Gb, que roda uma versão do Ice Cream Sandwich (nova versão do Android).
Pergunto: como deve ficar daqui para frente? A próxima Google TV da LG (parceira do Google) vai ser com ICS ou a Google TV terá um OS próprio?
Qual dos dois é melhor?
abs
Gustavo
Respostas
bardusco
Membro
13 anos atrás
Com a velocidade que o hardware e software evoluem hoje em dia, não faz muito sentido esse tipo de personalização que a Lenovo fez.
A ideia básica, a exemplo do que os fabricantes de celulares vem fazendo, é se diferenciar dos concorrentes com uma interface mais amigável e recursos exclusivos, porém quando uma nova versão do Android sai do forno, existe um custo muito alto para os fabricantes portarem suas modificações para a nova base de código, o que na prática faz com que o dispositivo fique parado no tempo com um versão antiga do SO.
Eu apostaria que a grande maioria dos fabricantes de TV, dos quais muitos tb fazem celulares, vão seguir com as personalizações a exemplo do que vem fazendo nos dispositivos móveis.
minha dica é procurar algum aparelho com uma implementação de referência do google, como por exemplo a linha NEXUS de celulares, que tem uma "experiência Google" pura e costuma ter uma longa vida de updates frequentes
O Google ja vem trabalhando em algumas soluções para reduzir a fragmentação do Android, como o aumento no tempo entre releases e várias soluções de engenharia para que o android seja ainda mais fácil de personalizar e rodar em multiplos devices.
allanmelo
Membro
13 anos atrás
Acredito que ainda não seja a hora de apostar fichas em TVs com sistemas operacionais e HDs integrados como esta Lenovo K91. O grande problema disso é que em 6 meses o Google lançará uma nova versão do sistema operacional, e assim como aconteceu com os smartphones, é bem possível que esta televisão fique sem as versões mais novas do sistema. As empresas de televisão não vão apostar nisso.
A razão é simples: eles produzem TVs para durarem fisicamente por anos, mas ao encerrar um projeto e entregá-lo ao mercado, as fabricantes de televisores só moverão recursos para novos projetos, com inovações e novos recursos. O timing da troca de produtos neste mercado não é tão rápida quanto na de celulares. Você não troca de TVs uma vez por ano. Mas a tecnologia que essa Lenovo K91 vai se defasar muito mais rápido do que você imagina.
Agora... sendo objetivo e te dando uma solução: Compre um setup-box; Apple TV e equivalentes. Muito mais fácil de trocar que a sua TV.
BigDigo
Membro
13 anos atrás
Será que teremos que pesquisar o software da TV antes de compra-lá? As "Smart" TVs que não podem receber atualizações por firmware não deveriam nem usar o nome de Smart. Sei que existe limitações de hardwares, mas é um saco comprar uma TV de última geração para que depois de 6 meses, ela já ser considerada "ultrapassada" e não consiga ler meus arquivos de filmes.
As Google Tvs, as novas Ubuntu TVs, os novos set-boxes todos estão em plena mudança no meu parecer, então o jeito é esperar o para ver para aonde o mercado vai andar, e aí seguir a onda.