Boa noite!

Há dois dias estou tomando uma surra de um HD Western Digital modelo WD5000LPCX e vai ter textão. kkkk Ele estava funcionando normalmente no notebook até dar algum erro no sistema operacional que ele usava (win 8.1), formatei instalando o win7 e ele funcionou normalmente, mas só até eu instalar os drivers; quando já tava quase terminando de instalar o driver da webcam (que era o último que faltava, eu tenho costume de instalar todos os drivers da máquina antes de reiniciar) o instalador parou pelas metades, tentei finalizar o processo da instalação mas não deu em nada, o note travou mesmo e eu forcei a reinicialização. Quando ele reiniciou, na tela de loading do windows, dava uma tela azul tão rápida que nem me deixava ler o que estava escrito e reiniciava. E ficava só nesse ciclo vicioso, dando essa tela azul e reiniciando na tela de loading.

Tirei o HD do note, coloquei no case e conectei no meu pc, o HD reconheceu no "meu computador" mas não me deixava acessar nenhuma pasta, ficava carregando até dar erro no explorer. Decidi desistir dos arquivos e formatar o HD totalmente pra poder usar ele de novo e aí que começou a dor de cabeça: apareceu a mensagem "o windows não conseguiu completar a formatação). Tentei rodar a verificação de erros: "não foi possível executar a verificação de disco porque o windows não pode acessar o disco". Abri o gerenciamento de disco, excluí os volumes, criei um novo e na hora de formatar, depois dos vários minutos que demorou, apareceu a mensagem "a formatação não foi concluída com êxito". Agora eu tento excluir o volume usando o gerenciador de disco e aparece a mensagem "erro nos dados (verificação cíclica de redundância)"; se eu tentar formatar aparece a mesma mensagem "a formatação não foi concluída com êxito".

Pesquisando na internet descobri que a WD tem um software próprio para recuperação de HD e baixei. Abri o programa e logo na tela inicial já tomei um susto: o hd apareceu como "FAIL" no status. (http://imgur.com/RHizm9f) Mandei o software fazer um "QUICK SCAN" no hd e mais um susto: deu um erro no scan. (http://imgur.com/jBz1En3) Eu não sou técnico, só sou curioso mesmo e sempre resolvi minhas coisas, mas dessa vez tá complicado e eu não gostaria de perder esse hd porque ele é muito bom e eu não tenho dinheiro pra comprar outro. kkkkkkkk

Se alguém aí tiver uma dica eu vou agradecer muito!! Desculpa o texto imenso, mas eu tentei explicar meu problema da melhor forma possível. Agradeço desde já toda ajuda!!

perguntou Aug 03 '16 às 18:25

xpvchx's gravatar image

xpvchx
22321

editou Aug 09 '16 às 16:41

annakellenbull's gravatar image

annakellenbull ♦♦
711202.7k

Olá xpvchx.

Aparentemente o erro no seu HD é um "erro de verificação ciclica de redundância" ou "erro de CRC" .

Esse erro é provavelmente causado porque os dados estão sendo incorretamente escritos no disco rígido. Isso pode ser causado pelo fato de o SO estar corrompido, queda de energia ou desligamento súbto.

Para tentar reparar este erro de CRC do HD:

• Em "Meu Computador" clique com o botão direito do mouse no HD afetado.
  • Clique em Tools (Ferramentas).
  • Como administrador marque as opções de correção automática e rode o teste.

Caso não dê certo, outra forma de fazer isso seria executar o comando no prompt:

• Execute o CMD como Administrador
  • Digite chkdsk G: /r/f ( 'G' representa a letra do drive afetado).
  • Execute o utilitário DiskPart do mesmo prompt de comando digitando DiskPart
  • Assim que o utilitário for carregado, rode o comando "rescan". Para localizar qualquer disco que possa ter sido adicionado ao computador.
  • É possível que este procedimento por si só resolve o problema.

Normalmente os erros de CRC podem indicar a possibilidade de uma falha iminente no seu HD. Como ele já foi formatado não há nada para se fazer backup, no futuro, faça o backup de todos os seus dados sempre que possível, e mantenha um diagnóstico periódico de seu HD só por segurança.

Já verifiquei o status da garantia de seu HD, infelizmente ele é um HD OEM, o que significa que a garantia é vinculada ao notebook, e só se pode trocar acionand a garantia do notebook e não com a fabricante do HD. Portanto, caso seu notebook ainda tenha garantia o melhor seria acioná-la, mas também penso que já tenha expirado, caso contrário você não teria aberto ele para retirar o HD, certo?

Em todo o caso, Tente o processo indicado, caso não resolve, talvez você terá que comprar um HD novo.

Depois poste aqui o que você fez.

Abraço.

link permanente

respondeu Aug 03 '16 às 21:23

wd_luftvanship's gravatar image

wd_luftvanship
15807

Boa noite, wd_luftvanship! Obrigado por responder! Depois de fazer o comando no cmd apareceu a seguinte mensagem:

"O tipo de sistema de arquivos é RAW CHKDSK não está disponível para unidades RAW"

xpvchx's gravatar image xpvchx (Aug 03 '16 às 22:30)

Olá xpvchx.

Desculpa a demora em responder, estava um pouco ocupado com meu trabalho.

Formato RAW geralmente significa que o SO não pode ler e/ou escrever qualquer informação na MBR (Master Boot Record) ou na tabela de partição, isso pode significar que ele está corrompido ou foi apagado.

É possivel tentar re-escrever o MBR usando o comando bootrec/fixmbr no Windows Vista/7. Aqui um artigo do site da Microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br/kb/927392.

Verifique se o problema não é na conexão:

1. Desconecte o cabo de alimentação do computador.
  2. Pressione e segure o botão de energia durante pelo menos 15 segundos para remover a eletricidade residual.
  3. Abra a tampa do computador.
  4. Reencaixe (desconecte e reconecte) as conexões do HD (ambos SATA e conectores de alimentação).
  5. Verifique se o computador inicializa.

Caso ainda não tenha dado certo continue com estes passos:

1. Conecte o HD em outras portas SATA na placa-mãe. Se o disco rígido for detectado, uma das portas SATA na placa-mãe pode estar ruim. Se o disco rígido ainda não for detectado siga o passo seguinte.
  2. Tente um cabo SATA diferente para ver se o disco rígido é detectado. Se o disco rígido é detectado, o problema é com o cabo SATA e tem de ser substituído. Se ainda não der certo:
  3. Verifique o HD, ligando-o a outro computador. Se o HD funcionar em outro computador, talvez o problema esteja na placa-mãe.
  4. Remova todas as conexões USB desnecessárias para que a BIOS detecte o seu HD. Lembre-se de deixar as configurações da BIOS do HD em modo ide [default] e sem jumpers no HD, caso haja.

Espero que isso seja de alguma ajuda.

Depois poste aí como ficou.

Abraço.

link permanente

respondeu Aug 08 '16 às 23:58

wd_luftvanship's gravatar image

wd_luftvanship
15807

@xpvchx Conseguiu com as dicas do @wd_luftvanship? :) Nos atualize do seu caso :D

annakellenbull's gravatar image annakellenbull ♦♦ (Aug 09 '16 às 16:41)

Você pode tentar colocando o hd em outro pc mas externamente via adaptador usb ou com cabo satã .Voce entra em meu computador e no hd você clica com o lado direito do mouse e entre em propriedade e ferramentas e coloca para verificar erros e depois desfragmenta o disco,muitas vezes resolve.

link permanente

respondeu Aug 03 '16 às 19:09

seiji2016's gravatar image

seiji2016
10811312

seiji2016, eu já tentei rodar a verificação de erros, mas aparece a mensagem "não foi possível executar a verificação de disco porque o windows não pode acessar o disco".

xpvchx's gravatar image xpvchx (Aug 03 '16 às 19:18)

Desculpa, gente, tinha me esquecido completamente desse post!!

Tentei tudo que me recomendaram aqui e mais uma porrada de coisa que achei pelo google e nada deu certo. Resolvi desistir do HD. haha

Obrigado a todos que tentaram ajudar!! <3

link permanente

respondeu Sep 01 '17 às 08:30

xpvchx's gravatar image

xpvchx
22321

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×935
×427
×218

pergunta feita: Aug 03 '16 às 18:25

pergunta lida: 9,825 vezes

última alteração: Sep 01 '17 às 08:30