Olá a todos, bom estive discutindo com meu amigo e ele me disse "Java já esta acabando o melhor agora é python." e fiquei em dúvida se isso era verdade, estive pesquisando e vi que python é mais pratico na hora de aprender mais fácil de ler, e gostaria de sua opinião sobre este assunto.

Obrigado por sua atenção e até mais.

perguntou Sep 12 '16 às 14:13

THEW3SLEY's gravatar image

THEW3SLEY
222325361

editou Sep 13 '16 às 09:59

annakellenbull's gravatar image

annakellenbull ♦♦
711202.7k

É uma eterna discussão de qual lingurgem é melhor, nada diferente de qual é o time melhor, cada qual tem sua paixão e tende para ela. A parte de que Java está morrendo achei um exagero, pode perder espaço, isso é comum, tem tanta linguagem que perde espaço e não morre. Lembra do COBOL de 1959?

"Programas em COBOL estão em uso globalmente em agências governamentais e militares além de empresas comerciais, e estão sendo executados em sistemas operacionais como o da IBM z/OS e z/VSE, as famílias POSIX (Unix / Linux, etc) e Windows da Microsoft, bem como Unisys OS 2200. Em 1997, o Gartner Group relatou que 80% dos negócios do mundo rodavam em COBOL com mais de 200 bilhões de linhas de código existentes e cerca de 5 bilhões de linhas de código novo por ano."

Fonte: Wikipedia

link permanente

respondeu Sep 12 '16 às 23:20

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.7k

A linguagem Java está mais viva que nunca, pois os aplicativos para Android rodam na maquina virtual Dalvik, que são escritos em Java.
A Maquina Virtual Dalvik é uma versão da JVM-Java virtual Machine para Android, que domina o mercado dos dispositivos moveis.

Já o Python não sofreu uma evolução para dispositivos moveis e não tem um império financeiro como o Google sustentando e aperfeiçoando a plataforma, que até se dá ao luxo de fornecer o Android Studio grátis, enquanto uma IDE com o mesmo nível de sofisticação como o Visual Studio da Microsoft custa 6 mil dólares.

O Python possui algumas IDEs, mas nenhuma chega ao nível do Android Studio, que é uma evolução da IDE Intellij Idea comprada pelo Google, durante anos Intellij Idea recebe premio de melhor IDE para Java.

Sem falar na Plataforma Java Enterprise para redes corporativas, mantida pela Oracle, que também continua evoluindo e possui a IDE Netbeans que também é grátis.
Java Enterprise é considerada a plataforma mais segura via Internet, os pacotes não trafegam no formato HTML, só são transformados no destino pela Maquina virtual Java.

link permanente

respondeu Sep 13 '16 às 04:24

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

editou Sep 13 '16 às 04:47

Quem aqui tá lendo em 2019? Bom eu trabalho com Java desde 2003 quando tive o primeiro contato e me apaixonei então concordo ainda que a discussão é como um clube de futebol. Já tive contato com C#, python e Scala. Posso dizer sem sombra de dúvidas, desde Java 8, quando depois da versão 7 começaram os boatos de que Java estava morrendo o Java começou a crescer, Java 8, Java 9 e Java 10, multiparadigma e cada vez mais forte no funcional foi uma resposta. Além do spring boot que é incrivelmente fácil, simples e sofisticado como um tapa de luva. Dizer que Java é pior é como assinar o atestado de desinformação sobre Java recente. Assinado Isaías WS Work em 2019

link permanente

respondeu Apr 27 às 01:59

isaiasa's gravatar image

isaiasa
11

@isaiasa, O Google esta colocando todas as fichas na Linguagem Kotlin, que é uma evolução e simplificação do Java, tanto que agora a linguagem principal para Android é o Kotlin.

As IDEs "Android Studio" e "Intellij Idea" já aceitam Kotlin, permitindo usar Kotlin com total compatibilidade com o Java.

Veja a pagina oficial: https://kotlinlang.org/

Deepouter's gravatar image Deepouter (Apr 27 às 02:16)

Intellij Idea suporta muitas linguagens, pra mim a melhor IDE já feita

isaiasa's gravatar image isaiasa (Apr 27 às 08:15)

Caro Deepouter. O kotlin para Android faz todo o sentido. Mas cabe lembrar que Java não é usado apenas para Android. Sou programador Android e conheço ambos, ainda há muita documentação tanto para kotlin como Java, ambos funcionam igual, o framework é o mesmo, assim como a Apple adotou o Swift onde antes se usava objective C e você pode escolher qual usar. A existência de Kotlin não embasa a tese de que Java esta morrendo, pelo contrário. O Java é da Oracle e não do Google, faz todo o sentido o google desenvolver algo a seu modo, para o seu sistema operacional, sem que seja preciso abandonar a plataforma (Java Virtual Machine). Como citei, Java ainda é usado para o desenvolvimento Web e nos dias atuais surgem tantos frameworks e sistemas nascendo com obrigatoriedade de suporte para suportar a sintaxe Java, posso citar aqui o H2O do Google, o Apache Spark, play framework, com diferentes objetivos mas graças ao suporte de Java se tornaram usados e conhecidos. Se o mercado de Java não estivesse ainda ativo e fosse considerado defasado, seria investido no suporte ainda? Não seria mais prático descontinuar ou simplesmente parar de aceitar a sintaxe? Nas versões anteriores a 8 como falei, eu reconheço, Java precisava muito melhorar em termos de sintaxe, porém ficou pra trás pois haviam melhorias de performance (como o new IO, escrito na versão 7, que deu performance superior na leitura de bytes e streams), como tinham algumas pendências ficar menos verbosa e principalmente multiparadigma foi uma qualidade deixada de lado na época, mas hoje, nas versões mais recentes isso já é possível. O que ocorre é que as pessoas geralmente não se informam e pegam como base um status de uns 5 ou 6 anos atrás sem analisar a situação atual.

Não tenho nada contra outras plataformas e linguagens, como disse, eu uso outras no dia a dia, apenas é preciso ser justo com o velho Java que anda se atualizando apesar dessas falácias de que está morrendo.

isaiasa's gravatar image isaiasa (Apr 27 às 08:24)

O Sucesso do Android, com mais desenvolvedores que o IOS, se deve a utilização do Java!

Mas é uma via de mão dupla, a Oracle também se beneficiou com o crescimento da utilização do Java, sem falar na indenização de U$ 9 bilhões que o Google terá que pagar na justiça, por utilizar os frameworks do Java no desenvolvimento do Android.

Mas a empresa criadora do Java é a SUN Microsystem, que foi comprada pela Oracle, assim como a Intellij Idea foi comprada pelo Google, que usou a mesma equipe para desenvolver o Android Studio e o Kotlin.

O Ambiente de desenvolvimento cresceu muito em complexidade, na verdade as linguagens são relativamente simples, o difícil é conhecer e saber utilizar as bibliotecas, ao analisar o código fonte de qualquer programa em qualquer linguagem atual, veremos que a maioria do código trata de chamadas ininteligíveis de bibliotecas.

Então uma linguagem como o Kotlin que simplifica o código e ainda incorpora e simplifica a utilização de bibliotecas, será bem vinda!

Desconfio que todo este investimento do Google no Kotlin tem por trás o desejo de tornar o Android independente da "Plataforma Java", já falam até em lançar um verdadeiro sistema operacional Android sem utilizar como base o Linux. Os aplicativos Kotlin rodariam com código nativo neste Android, sem usar maquinas virtuais como o JVM.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Apr 27 às 14:26)

O Império Contra-Ataca, a Microsoft atinge o valor de mercado de US$ 1 trilhão!

Deepouter's gravatar image Deepouter (Apr 27 às 14:34)
1

Olá Deepouter. Acredito que esse possa ser um caminho. Mesmo após a venda da Sun o Java continuou e continua livre, mas é claro, a Oracle pode fazer o que bem entender com ela. Acho um pouco utópico rodar o Android sem JVM, haja vista que no caso do Android estamos falando de diversos tipos de devices em todo o mundo com os mais variados hardwares sendo usados, uma camada de isolamento como a JVM se faz necessária, construir algo parecido é bem arriscado, será que o Google vai ter coragem? Cabe lembrar que a JVM evolui há décadas, quantos dólares já foram gastos para chegar no estágio atual? É claro que o domínio do Android é só Google mas ele usa a plataforma para isso. Então é bem curiosa essa tese. Na minha opinião como desenvolvedor Java, Kotlin e Android, o paradigma funcional combina bem mais com o desenvolvimento mobile e a maneira prática que o Kotlin se adequa ao framework as APIs simplificadas para Android já são motivos suficientes para usá-lo no Android ao invés de Java, porém duvido muito que tão cedo se desgarre da plataforma. Fiz um tutorial no meu canal do YouTube mostrando brevemente algumas facilidades e diferenças do Kotlin para Android. Te convido a se inscrever no meu canal inclusive segue link https://youtu.be/5sfFyNf1IUk

isaiasa's gravatar image isaiasa (Apr 27 às 14:37)

Sobre a Microsoft, sim, eles chegaram e estão indo bem.

isaiasa's gravatar image isaiasa (Apr 27 às 14:38)

O Google lança uma versão do Android por ano e a compatibilidade já não é assim tão boa!
Para usar o Android Auto tive que mudar de celular, então lançar um Android sem Linux ou JVM, será mais uma estrategia para aumentar as vendas.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Apr 27 às 20:19)
exibindo 5 de 8 Todas
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×412
×157
×120
×78
×17
×9
×9
×4
×2

pergunta feita: Sep 12 '16 às 14:13