Temos uma NET Virtua 120 mega em casa com um problema recorrente: queda sistemática do sinal de internet. A nossa rede conta com 2 notebooks (em wifi) e 3 PC's (cabeados) com Windows 10; 1 Raspberry PI 2 Model B (cabeado) com Kodi; 1 Smartv Philips (cabeada) com Android; 2 Samsung Smartv (wifi) com ALL OS; 1 console PS4 (cabeado); 1 MyBookWorld (cabeado); 1 Smartphone Nokia 930 com Windows 10, 1 Smartphone Galaxy S4 com Android e 2 iphone (4 e 6) com iOS. Ao equipamento da NET (com WiFi) conectamos um Switch TP-Link Gigabit 8 Portas onde estão conectados, alem dos PC's, 3 outros Roteadores Wireless espalhados pela casa. Próximo ao equipamento da NET temos ligados também uma base de telefone sem fio Panasonic 2.4 gHz, com outras duas unidades espalhadas pela casa. Tentamos, nos últimos 18 meses, resolver este problema com os técnicos da NET, mas infelizmente, não conseguimos soluciona-los. Uma das tentativas foi a configuração dos canais de frequência mais altos para os roteadores sem fio (9, 10 e 11) deixando a faixa de canais mais baixo para o telefone sem fio. Não surtiu efeito. Na verdade temos também este outro problema relacionado aos telefones sem fio, em que durante as ligações os interlocutores as vezes não nos ouvem. Interessante que em muitos casos, a queda da internet coincide com a utilização do Skype em um dos PC's. Utilizamos os PC's e Notebooks para trabalhar e também como players de mídia, com a utilização do Kodi, por isso termos investido em uma boa rede cabeada Gigabit com a distribuição das bibliotecas de filmes, series e shows em Full HD e 4K. Me avisem se precisarem de informações adicionais. Desde já agradeço a ajuda!

perguntou Sep 17 '16 às 10:59

juscelinofs's gravatar image

juscelinofs
121

editou Oct 17 '16 às 13:49

barbarachieregate's gravatar image

barbarachieregate ♦♦
101922661

Algumas coisas devem ser observadas, mas o que mais chamou a atenção são os roteadores que estão conectados a rede. Mas antes de tudo, verifica a qualidade do sinal. Se este estiver "ok", verifica o modo que os demais roteadores estão configurados. Acredite, um roteador com DHCP ativo faz uma bagunça na rede onde muitas vezes o roteador cascateado tenta assumir o principal, mas não sei se esse é o caso. Então, verifica se os demais estão com DHCP desativado e as portas de conexão nunca deve ser a WAN. Existem outros inúmeros testes que você pode fazer, DNS Automático, Tempo de Renew e por aí vai. No caso da interferência causada pelo skype, verifica se há algum atenuador de potência no cabo coaxial da net, talvez esteja precisando dar um pouco mais de DBIs no sinal e dependendo do roteador, as vezes se precisa habilitar o serviço, como o IRC por exemplo. Desejo boa sorte!

link permanente

respondeu Sep 17 '16 às 12:26

d_guedes's gravatar image

d_guedes
1136

Obrigado pela resposta Guedes. A NET colocou um divisor com duas saidas de 7 DBI e uma de 3.5 DBI (é isso?). Quanto aos três roteadores, vou verificar. Porem acho que estão todos em DHCP, pois imaginei que assim deveria ser para IP automáticos. Talvez eu tenha que limitar os endereços IP por roteador: 0-80 para o do piso superior, 81-160 para o piso inferior e 161-255 para a churrasqueira? Existe algum site ou tutorial para que eu possa me informar melhor sobre estes testes de DNS e Reniew? Desculpe todo o meu amadorismo, hehe.

juscelinofs's gravatar image juscelinofs (Sep 17 '16 às 13:19)

Realmente nunca vi uma configuração domestica tão grande!

Mas pelo que entendi o Modem/roteador da Net que cai, então pode mesmo ser problema de infra estrutura da NET na sua região, aqui no condomínio aumentou muito o numero de clientes da NET e começou a ficar instável tanto a internet quanto o sinal de TV, Só resolveu depois que a NET colocou equipamentos específicos para o condomínio, coisas como amplificadores de sinal e filtros.

Mas aconselho algumas mudanças na sua configuração:

• Desativa o WIFI do Modem/Roteador da NET, pois o Sinal é fraco e mais um equipamento gerando interferência no WIFI.
  • Se seus aparelhos que usam o WIFI possuem o protocolo N ou AC, então desative nos roteadores a frequência de 2,4 Ghz, só habilite a frequência de 5Ghz, pois a frequência de 2,4 Ghz é usada por muitos aparelhos sem fio; telefones, teclados, mouse, babá eletrônica..
  • O ideal seria desativar o DHCP em todos roteadores e habilitar somente no Switch, que tornaria o trafego dos pacotes mais eficiente até evitando conflitos, mas vai depender do modelo do Switch.
link permanente

respondeu Sep 17 '16 às 15:27

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425222.8k

Obrigado spicy_question. Irei tentar as sua sugestões de configuração.

juscelinofs's gravatar image juscelinofs (Sep 20 '16 às 09:07)

A sua infra é muito grande para os padrões de "usuário comum", e ajustes finos são necessários para o bom funcionamento dela. Olhando assim por fora, me parece que está sobrecarregando o modem, alguma maquina usa P2P?

link permanente

respondeu Sep 19 '16 às 11:36

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.7k

Obrigado pela resposta Calazzans. Duas máquinas usam P2P. Teria algum problema associado a isso?

juscelinofs's gravatar image juscelinofs (Sep 20 '16 às 09:10)

Sim, existe. O protocolo P2P, utiliza múltiplas conexões simultâneas, os modems das operadoras e os roteadores mais fracos não se dão muito bem com isso, por conta de processadores fracos e pouca memória. As firmwares desses dispositivos são muito limitadas e impedem uma boa configuração. Seria bom que acessasse o LOG do seu modem para verificar algumas informações, o sintoma mais comum é o reinicio do modem ou seu travamento.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Sep 20 '16 às 13:28)

E preciso ver se o volume de dados puxado e compativel com o numero de pc na su resindecia.

Link irregular removido, em caso de insistência poderá ser punido.

Pode colocar no seu perfil links pessoais, em perguntas e respostas é contra as regras do fórum.

link permanente

respondeu Sep 17 '16 às 11:44

fabiosilva's gravatar image

fabiosilva
21

editou Sep 17 '16 às 13:28

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356430.3k

1

Curioso, mas não acho que o volume puxado tenha a ver com inconsistências da internet. No máximo iria reduzir a banda ou encerrar de vez... Outra coisa, esse link não tem nada relacionado. Ele está pedindo dinheiro em um vaquinha da net (¬¬)

d_guedes's gravatar image d_guedes (Sep 17 '16 às 12:16)
1

@d_guedes, detectei o link irregular e já deixei uma advertência ao autor da postagem.

Att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 17 '16 às 13:30)

Passei por problema semelhante, solucionados removendo o DHCP e direcionando tudo com IP estático. Quanto a P2P realmente pode ser dor de cabeça mas só em questão de velocidade na local.
Imagino que o problema aí como é periódico realmente tem a ver com tempo de renovação dos endereços.

link permanente

respondeu Oct 17 '16 às 14:05

kenniogomes's gravatar image

kenniogomes
26

Fora que se houver um atraso nos pacotes por conta da quantidade de dispositivos o console pode interpretar como falta de conexão e acusar como se fosse desconectado. Pelo menos o meu XboxOne me gera esse tipo de desconforto nos dias que o serviço de Internet me dá conexão fraca por instabilidade da própria rede. Consoles são bastante chatos quando a net.

link permanente

respondeu Oct 17 '16 às 14:13

kenniogomes's gravatar image

kenniogomes
26

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,104
×359
×41
×1

pergunta feita: Sep 17 '16 às 10:59

pergunta lida: 5,204 vezes

última alteração: Oct 17 '16 às 14:13