Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

Existe outro meio de criar programas além da linguagem de programação?

Perguntou 12 anos atrás

Resolvido

Gostaria de saber se existe outro programa, pois estou querendo fazer faculdade de engenharia da computação ou engenheiro eletrônico, mas tenho medo de ter que ficar digitando aquele monte de páginas de código, pra fazer uma calculadora java já foi um esforço pra mim. Tem algum software que crie, ou código pronto pra copiar e colar?
Quem puder ajudar...

PUBLICIDADE

Respostas

12 anos atrás

Então acho que não é a melhor opção de curso pra ti, sinceramente. =/

sando_ms

sando_ms

Moderador

12 anos atrás

Normalmente se programa usando uma IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento), é uma ferramenta que facilita o projeto e o desenvolvimento das aplicações, para a linguagem Java as IDEs mais usadas são o NetBeans e o Eclipse, talvez você tenha usado o Java puro.

Veja um filme mostrando o desenvolvimento de uma Aplicação calculadora usando o Netbeans: http://www.youtube.com/watch?v=A9ZX5rWcDOE

Aplicativos para Android também usam o Java, aprenda a desenvolver aplicativos no site do Android para desenvolvedores: http://developer.android.com/index.html

Sanah

Membro

12 anos atrás

Existem alguns programas de elaborar software que você cria toda a interface apenas arrastando botões e selecionando as opções, como que se editando um blog, mas para os botões funcionarem você precisa saber comandos simples.

Fica mais simples do que digitar todo o código, pois ao inserir um button ou label, ou qualquer fator de interface o código é automático, você tem que se preocupar apenas no mais complicado que é fazer funcionar.

Mas existem alguns sites que ensinam e disponibilizam parte desses códigos, hoje em dia é muito fácil programar, até eu que odeio programar passei na maioria das matérias que necessitavam programação.

Programação é pra quem gosta e tem vocação, se você não gosta, tenta focar em outro segmento porque programação nunca é fácil.

Dica de uma formanda em Sistemas de Informação

spicy

spicy

Membro

9 anos atrás

Você tem que usar o básico, para saber como funciona todo o ambiente do software, são varias camadas de software funcionando para permitir que seu programa funcione; Banco de dados, sistema operacional, maquina virtual java, Framework..

Apesar de existirem diversas IDEs (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) para facilitar, o programador tem que dominar o ambiente para gerar bons programas, estas soluções magicas que geram programas não são flexíveis e sempre geram programas problemáticos.

net7mares

Membro

9 anos atrás

No Maker, construído por uma equipe baiana (logo, fala Português do Brasil fluentemente), pode-se programa sem digitar sequer um linha de códigos. Você vai arrastando trecos para dentro do campo, e a coisa vai andando até o o projeto ficar pronto. O problema é o preço: se comprar até o dia 8 deste mês de janeiro/2016, paga 4.000 Reais. Com o passar dos dias, o preço vai aumentando, até chegar ao preço de 9.900 Reais, isto se deixar para comprar no dia 29/01. A partir do dia 30/01, aí danou-se. O preço alcança o valor cheio (19.900 Reais). Confira no site do desenvolvedor: http://softwell.com.br/

Se existe o Maker, deve existir coisa parecida. A questão é procurar.

Também é possível construir programas utilitários, usando as macros, funções e fórmulas do Excel; portanto, sem precisar digitar código algum. Depois, só tem que compilar para o VBA. Mas, se quiser, pode fazer o programa andar, usando o Excel. Tenho um programa, o SUPERARQ3, que construí nesta base. É gratuito e pode ser baixado do site Guia do Excel, em http://guiadoexcel.com.br/superarq3-planilha-de-cadastro-de-pessoas-fisicas-e-acervos-excel

rmalman

Membro

12 anos atrás

O mais próximo disso é o ABAP, mas esquece copiar e colar...
Outro meio de criar programas sem saber linguagem de programação é pagar alguém que saiba.(rááááá, yeah yeah!)
Mas te digo que o esforço vale a pena, aqui no RJ desenvolvedor júnior(que pra mim é o mesmo nível de estagiário) de Java ganha entre 1.8k a 2.3k.

Mais um detalhe, programar é só uma parte do desenvolvimento de sistemas: Ainda entram XML, PL/SQL, Arquitetura & Modelagem de dados, e Orientação a Objetos nesse pagode aí...

Tu se fode mas se diverte. Recomendo!

Sanah

Membro

12 anos atrás

Tenho que concordar com o @TaylerCassiano até mesmo porque esse curso tem muita programação. Eu fiz um curso que tinha menos programação (até mesmo por não gostar muito) mas que não deixava de ser TI.

Se você começar vai acabar parando.

12 anos atrás

Eu quero mesmo projetar hardware para computadores, mas na engenharia computacional tem programação e eu não gosto nem um pouco. Só do resultado rsrs.

12 anos atrás

Não, não existe outra forma.
Você não escapará de ter pensar e digitar alguma rotina. ;)

PUBLICIDADE