Saudações! Tenho um Alcatel modelo OT 4028 E(Pixi3) e ele já veio com um aplicativo de lanterna que possui todas as permissões que vcs puderem imaginar, inclusive acessar meus e-mails enviados e recebidos. Alguma orientação prá me apresentarem, por gentileza? O setor técnico da empresa desconversou e manteve o foco da resposta em "pode ser que" o aplicativo sequer necessite utilizar essas permissões e que acessar as mensagens seria para otimizar o envio das mesmas. Isso tem cabimento? A Alcatel teria como desinstalar o app se eu o levar à assistência técnica ou quando isso vem instalado de fábrica, torna-se impossível? Desde já agradeço a atenção!

perguntou Dec 10 '16 às 22:45

artesantos_2016's gravatar image

artesantos_2016
2341

Olá, eles já estão com má vantade de resolver o problema, acho que sim eles se quiserem podem desinstalar o App, mais se você quiser fazer isso por conta própria vai ter que fazer ROOT e eu não recomendo fazer isso, mas se quiser basta pesquisar no YouTube pelo seu modelo e como fazer ROOT no mesmo.

Dica: Faça uma reclamação, no reclame aqui, lá sim é o local ideal você fala direto com a empresa, de todo modo lá fica registrado que você fez a reclamação, e acredite algumas empresas fazem de tudo para terem um bom histórico no Site.

link permanente

respondeu Dec 11 '16 às 10:13

Leandro%205000's gravatar image

Leandro 5000
26915

Olá! Grato pelo contato. Concordo acerca da má vontade, pois só eu sei o quanto esperei uma resposta do suporte técnico e qdo responderam foi evasivamente, desconversando sobre os acessos aos e-mails e senha. Prá que uma lanterna precisaria ter acesso aos e-mails e senha? Isso mais parece procedimento de espionagem! Quanto ao Reclame Aqui, iniciei todo o procedimento de reclamação através do setor jurídico da Alcatel para tratar desse assunto em particular, mas já usei o Reclame antes, pois o aparelho anterior(esse atual veio como substituto) não possuía o app de câmera. Só mais uma coisa, o root pode danificar o aparelho de que forma, pois vc mesmo disse que não recomenda que eu faça?

artesantos_2016's gravatar image artesantos_2016 (Dec 11 '16 às 13:20)

As chances do aparelho ter um problema com ROOT é só se não souber usar. O problema está no momento em que se vai fazer o procedimento pois se fizer de maneira errada ou acontecer um erro durante o processo o aparelho pode ficar inutilizável, outro motivo para eu não recomendar o procedimento de ROOT e que perde a garantia é suporte.

Leandro%205000's gravatar image Leandro 5000 (Dec 11 '16 às 15:36)

discordo no primeiro momento de má vontade ou má índole por parte do fabricante e até do suporte técnico que te atendeu.

O que aconteceu foi algo clássico como comunicação torta, a pessoa não entendeu, você pode ter explicado de uma forma complicada, nada além disso.

A "lanterna" do aparelho nada mais é que um pedaço da câmera ou seja o flash dela, e acessar as mensagens faz sentido pois numa mensagem enviada você pode encaminhar e mandar uma imagem até com Flash então o provável motivo deve ter sido esse.

Se tem um app chamado lanterna no seu aparelho separado da câmera desenvolvido pela Alcatel com essa permissão você desabilita ajustando , se a questão for segurança, pode até ligar de novo no suporte deles e pedir isso por exemplo, até remover.

E entre em contato com a ouvidoria da Alcatel ou o reclame aqui para reclamar do atendimento deles que gerou essa dúvida toda que está tendo.

Att

link permanente

respondeu Dec 11 '16 às 11:37

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356330.2k

Saudações! Estou entusiasmado com a performance dos respondedores do techtudo! Duas respostas tão rápidas e acredito que surgirão ainda outras. Pois bem, quanto à má vontade do suporte técnico da Alcatel, realmente isso aconteceu devido a inconsistência da resposta que tangenciou o foco da questão, ou seja, o motivo de tantas permissões concedidas à um simples app de lanterna. A má índole citada, pode ser identificada pelo vício do produto em questão, digo vício porque não souberam explicar de forma coerente como esse aplicativo poderia ser removido sem prejuízo para a funcionalidade dos demais apps instalados no aparelho. Em tempo, antes de comentar sua resposta, tive a decência de verificar a possibilidade da lanterna ser uma extensão do flash. Nas configurações do aparelho >aplicativos>todos, lá estava a lanterna com 28kb(o normal são 12kb) mesmo sem estar sendo utilizada. Forcei a parada e voltou para 12kb. Após, tirei uma foto com flash e depois verifiquei se houve alteração no app, mas continuava com 12kb e com opção para o aplicativo ser iniciado. Em sintese, o flash é separado da lanterna sem dúvida. Por fim, a ouvidoria da Alcatel já está ciente de tudo, assim como o setor jurídico. Forte abraço e até a próxima pergunta!

artesantos_2016's gravatar image artesantos_2016 (Dec 11 '16 às 14:11)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×879
×95
×35
×6

pergunta feita: Dec 10 '16 às 22:45

pergunta lida: 862 vezes

última alteração: Dec 11 '16 às 15:37