Comprei uma placa de video nova e tava usando e fui testar em alguns jogos e simplesmente meu pc entrava tipo em uma tela com algum cor diferenciada no caso totalmente branca ou totalmente azul,vermelho etc...Queria saber oq pode ser e como resolver ? Meu pc: i5 3330-s Placa mãe:H61M-VG3 Placa de video:GTX GALAX 1050 TI 4GB

perguntou Jan 27 '17 às 07:25

coutinhoeduardo's gravatar image

coutinhoeduardo
1111

1 - Atualizar bios para a última versão disponível da placa-mãe. Lembre que até processador precisa de microcode para funcionar em uma placa-mãe, se não tiver bios atualizado tem mobo que nem liga com o processador não suportado. Por isso o pessoal atualiza a bios quando vai instalar um processador de arquitetura recente. O GPU também precisa de certo suporte, então antes de instalar é bom procurar a última versão da bios e atualizar.

2 - Testar a fonte com um multímetro, ou testar com outra fonte de boa qualidade e 100% confiável. Uma fonte pode funcionar 100% com uma placa que não puxa muito, porém se colocar uma placa potente e que exige mais de uma fonte com vários anos de uso, essa pode arriar com a carga contínua.

3 - Rodar o DDU em modo de segurança para remover os "restos" de driver antigo. Um bom hábito antes de instalar qualquer driver. Isso é ainda mais importante se estiver trocando de Nvidia para AMD ou o contrário. Somente em último caso formatar.

4 - Testar versões diferentes do driver seguindo o procedimento 3. Um driver pode resolver certos "bugs" e trazer outros novos.

5 - Monitorar temperatura dos componentes, incluindo processador e VRM. Por exemplo, se uma GTX750 Ti usava 30% do processador, uma RX 480 pode usar 60-80%, isso aumenta o stress do VRM. Uma placa mais potente exige mais do processador. Se a demanda do CPU aumenta, o uso contínuo é maior e isso pode refletir no VRM da placa-mãe. Tudo isso gera mais ar quente dentro do gabinete e a temperatura dos componentes pode aumentar. Se o VRM estiver no limite, existe placa-mãe que simplesmente desliga o micro para proteger os fets.

6 - Trocar o cabo, testar outras saídas HDMI/DP da placa de vídeo e monitor. Se possível testar com outro monitor ou televisão. Verificar o ajuste se for televisão e problema de compatibilidade. Lembre que hoje em dia televisão é Smart e tem até atualização de firmware para resolver bugs.

7 - Testar a placa em outro micro (caminho mais fácil). É necessário que o outro micro não seja jurássico e tenha uma fonte de boa qualidade. De nada adianta testar um GPU 14nm/16nm FinFET recente em uma plataforma socket 775 ou 1156 que não tem mais suporte/atualização do fabricante. É uma loteria se vai ou não funcionar 100% e para mandar para RMA precisa ter 100% de certeza.

8 - Pesquisar se existe incompatibilidade entre mobo e placa de vídeo. Muito difícil porque os fabricantes usam os mesmos padrões, porém pode acontecer.

9 - Testar somente com o driver AMD (ou Nvidia) instalado. Pode existir conflito com software de monitoramento como o Afterburner.

link permanente

respondeu Jan 27 '17 às 09:52

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,874
×328
×34

pergunta feita: Jan 27 '17 às 07:25

pergunta lida: 720 vezes

última alteração: Jan 27 '17 às 09:52