1
1

Sei que a maioria das pessoas utiliza o WhatsApp como principal aplicativo de mensagens seu maior critério de segurança e privacidade são a criptografia e a autenticação. Desde a época em que o MSN e ICQ bombavam eu me preocupo com essas coisas de segurança e nisso já melhoramos muito. Pensando nisso qual mensageiro para celulares vcs consideram mais seguros? E por quais motivos? O que ainda falta pra ficarmos para tornar as conversas mais seguras?

Vou listar uns apps que eu sei que estão mais famosos nesse quesito: Telegram, Signal, Wirck, Threema ou o bom e velho SMS? hahahah

obriagda

perguntou May 04 '17 às 10:08

ritasilveira's gravatar image

ritasilveira
252630389

Olá, Eu discordo um pouco de você. Ao considerar o WhatsApp um aplicativo de mensagens MUITO seguro vc provavelmente não está atualizada sobre o assunto. Dá uma olhada neste link: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/06/whatsapp-esta-entre-apps-menos-seguros-do-mundo-diz-estudo-veja-lista.html Apesar de que em 2016 eles melhoraram com a criptografia forte e fim-a-fim, mas seu código-fonte ainda é fechado.

Outro ranking antigo mas completinho sobre segurança nos mensageiros é este https://www.eff.org/node/82654 (está em inglês).

Prefiro o Threema. "PQ???Q https://threema.ch/press-files/2_documentation/external_audit_security_statement.pdf

link permanente

respondeu May 04 '17 às 10:21

m_aria's gravatar image

m_aria
334250495

editou May 04 '17 às 10:22

Gosto do Telegram pois não obriga a usar um numero de telefone, Foi comprado pelo Facebook, divulgam que a arquitetura é aberta, mas o servidor centraliza todo o sistema, que tem arquitetura fechada.
Acredito que se aumentar muito o numero de usuários, a infraestrutura teria que ser monstruosa para não tornar o serviço lento. O WhatsApp não centraliza o controle e guarda a mensagem no proprio celular.

https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/02/saiba-quem-sao-os-verdadeiros-donos-do-telegram-rival-do-whatsapp.html

link permanente

respondeu Oct 24 '18 às 23:42

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425222.8k

Sem dúvida o Telegram!!! Se você quer um aplicativo só para mensagens e tal, recomendo o whatsapp, agora, se você quer um aplicativo de mensagem e com inúmeras possibilidades, ferramentas realmente uteis, aahhh meu caro, vá para o Telegram. O fato do aplicativo servidor ser fechado, isto é obvio meu caro. Você tem uma fórmula que contém o segredo e esquema de como é feito e executado tal processo, você vai abrir para o mundo? Depois não adiantará ter a maior segurança no mundo sendo que todos conhecem a fórmula... Agora cliente, sim este é código fonte aberto e sem riscos. E ainda disponibilizado para criação de outros clientes na base. Vamos nos informar antes de querer comentar coisas mais 'técnicas' sem uma informação mais concreta.!! E digo mais, a maior parte da galera, usa whats por "modinha"... Tipo, onde um burro vai eu vou atrás. Troquei o whats a cinco anos pelo Telegram sem medo de ser feliz. Prefiro minha privacidade e de quebra muita ferramenta útil, a uma lista cheia de contatos, limitado a algumas funcões e com o facebook com seus grandes olhos e controle sobre mim.!!

Very Telegram!!! Wow...

link permanente

respondeu Dec 27 '18 às 12:29

FShockwave's gravatar image

FShockwave
21

O Whats é bem inferior ao Telegram. O Telegram é repleto de recursos, e tem muito mais dispositivos de segurança. A questão é que a segurança, em quaisquer dispositivos, depende do usuário saber utilizar o seu dispositivo, por exemplo, nada adianta ter um mensageiro de segurança se seu dispositivo está vulnerável, como malware. Pra terem uma idéia, o Whats pertence ao Facebook, que é rackeado diariamente, o governo do BR já mandou barrar o Whats algumas vezes. Já o Telegram, tem algumas proteções extras, como inserção de senha toda vez que acessar a ferramenta, chats secretos, e o código aberto, que segundo os criadores, sua criptografia ainda não descoberta. Sem contar com os diversos recursos que o Telegram tem para interatividade, como grupos maiores, encaminhamentos maiores, opções de rastro ao encaminhar mensagens, enquetes, bots, suporta mais dados para downloads, etc....

link permanente

respondeu Jun 11 às 10:21

rodnei_vieira_2012's gravatar image

rodnei_vieira_2012
1

Telegram tá com moral ZERO quando o assunto é segurança depois desse vazamento. Não importa se foi pego do backup em nuvem, dos servidores, do smartphone ou do pc. A imagem que fica é essa, afinal nunca saberemos por onde vazou.

link permanente

respondeu Jun 11 às 12:07

rovasc's gravatar image

rovasc
1

robasc.

Não meu caro... Não mesmo... A moral não tá baixa... Claro, para quem não se dá ao trabalho de analizar tecnicamente, lê e toma como verdade única. SIM Swap é o nome da técnica usada neste caso. Uma “clonagem” do SIM CARD. Meu caro, se Moro, Dalagnou e afins tivessem habilitado a verificação em duas etapas, NADA mas NADA disso teria acontecido. No momento que usurpei seu número (sem dúvida alguma com ajuda de funcionário da operadora) loguei no Telegram pelo SMS recebido no seu número em minha posse, já era... Agora, com v. 2 etapas, pá... morreu aqui meu ataque. Não tenho a senha, somente você... O que não aconteceu com eles. Sou muito “louco” com esta questão de privacidade e levo muuuuito a sério. Continuarei usando o Telegram. Veja, o exemplo que dei, é com base em conhecimento técnico e o que de fato aconteceu com eles.... Então, se dê ao trabalho de buscar fontes confiáveis e técnicas para analizar um vazamento de dados... Aliás, para analizar qualquer informação... Se você seguir uma única linha fielmente sem questionar, você poderá ser por muito tempo “enganado” sobre seu ponto de vista... A dúvida é o melhor benefício que podemos dar para nossas verdades... De maneira nenhuma quero que este depoimento pareça agressivo. Somente informativo e ponto de vista diferente e... com base!! Abraço!

link permanente

respondeu Jun 11 às 22:28

FShockwave
21

editou Jun 11 às 22:29

Mais FShockwave, nem o Moro, nem o procurador e nem a PF falaram detalhes do hack. Tudo que se sabe do caso é mera especulação da imprensa que é bem criativa no Brasil. O Telegram foi no Twitter pra se defender, mais isso era o esperado deles, com ou sem razão. Não defendo nenhum outro mensageiro em específico, mais espero detalhes de perícia ou que as vítimas deem mais detalhes. Existem várias possibilidades, até mesmo ter deixado aberto em um PC, mais até ter mais detalhes a pressão tá no Telegram tbm.

link permanente

respondeu Jun 11 às 23:08

rovasc's gravatar image

rovasc
1

Então... Ele recebeu um telefonema do próprio número, atendeu e não teve resposta do outro lado. Horas depois contatou a PF. Outros da força tarefa também relataram o mesmo ocorrido.. Ou seja, isso aconteceu já há algum tempo e não sabiam, por isso o criminoso conseguiu reunir conversas; eles não usavam mais o app, logo não se preocupavam. E veja que um jornalista avisou moto com uma captura de tela que ele tinha ligado no telegram... A postagem tá no Twitter do jornalista... Logo subentende que através do sim Swap ele logou nas contas já esquecidas dos envolvidos... Então, com relatos de outros da força tarefa relatando o mesmo ocorrido com seus respectivos números, já se sabe que foi este o tipo de ataque usado.

https://twitter.com/calaros/status/1138435114285842433?s=21 https://twitter.com/calaros/status/1138435115795832832?s=21 https://twitter.com/calaros/status/1138435118949965825?s=21

link permanente

respondeu Jun 11 às 23:33

FShockwave
21

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,873
×516
×140
×86
×51

pergunta feita: May 04 '17 às 10:08

pergunta lida: 3,108 vezes

última alteração: Jun 11 às 23:33