Olá! Possuo um Notebook Dell Inspiron 14R 5420.

Suas configurações são as seguintes:

1. Processador: Intel(R) Core(TM) i7-3612QM CPU @2.10GHz
  2. Memória RAM: 8,00GBs (Utilizável 7,86GBs)
  3. Placa de Vídeo Onboard: Intel HD Graphics 4000
  4. Placa de Vídeo Offboard: NVIDIA GeForce GT 630M

É um Notebook usado, porém em ótimo estado (externo).

Venho usando esse Notebook desde Dezembro do ano passado (2016) quando resolvi utilizar o sistema operacional Windows 10. Acontece que vinha enfrentando alguns problemas:

1. Notei que algumas vezes em momentos aleatórios (ou dos quais ainda não consegui determinar) o sistema congelava por um segundo e voltava no seguinte. Ou seja, o mouse dava uma travada e depois voltava.
  2. Meus jogos estavam passando pelo mesmo problema. Seus FPS se mantinham no alto, com desempenhos ótimos, mas em alguns momentos aleatórios os FPS despencavam e voltavam no segundo seguinte.

Em ambos os casos os congelamentos/as quedas de FPS eram coisas de 1 segundinho, mas pros gamers, 1 segundinho conta muito durante o jogo.

Comecei a prestar atenção no Gerenciador de Tarefas, mas notei que em nenhum momento haviam picos nem da CPU, nem da Memória e nem do Disco naqueles segundos de queda de rendimento.

Já formatei o PC retrocedendo e experimentando o sistema operacional Windows 8.1 (o que notei que nunca mais congelou o mouse), porém, esses segundos de congelamento persistem nos jogos.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar afetando? Até no mínimo de resolução dos jogos eu enfrento este problema, inclusive no jogo Hearthstone (jogo de tabuleiro/carta que não requer um PC sinistro pra jogar).

Não sei mais o que fazer! HELP! :(

perguntou Jun 15 '17 às 12:39

Thiago%20Gouvin's gravatar image

Thiago Gouvin
2211

Ja tentou voltar pro sistema antigo?

link permanente

respondeu Jun 15 '17 às 22:43

hugo1401's gravatar image

hugo1401
7874834.3k

O sistema antigo que diz é o Windows 10? Eu tinha mais problemas com o Windows 10 do que estou tendo com o Windows 8.1. Ou você diz de voltar ainda mais, como no Windows 7?

Thiago%20Gouvin's gravatar image Thiago Gouvin (Jun 16 '17 às 09:07)

Resolvi gravar aqui o que acontece: https://www.youtube.com/watch?v=b8b5VoiaP3U

Thiago%20Gouvin's gravatar image Thiago Gouvin (Jun 18 '17 às 18:26)

Por mais que tenha uma placa dedicada, tu tem uma bela máquina pro dia a dia, para trabalho, mas com dna gamer esse notebook não é.

Não duvidaria que ele está aquecendo, minha dica é levar essa máquina para analise, uma manutenção preventiva, se zerar o disco em baixo nivel e instalar o sistema operacional do zero eu duvido que resolva no seu caso particularmente falando.

link permanente

respondeu Jun 16 '17 às 10:26

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356330.0k

editou Jun 16 '17 às 10:26

Imagino que ele não seja dos mais recomendados para games, entretanto o Hearthstone no caso, é um jogo que tem versão até para mobiles. Acredito que não precise de ter um PC gamer pra jogar de boas ou estou equivocado? Inclusive antes de obter esse Notebook, rodava Hearthstone numa boa numa máquina de 600 reais da Ricardo Eletro hehehe

Agora quanto ao aquecimento, noto que depois de algumas horas jogando realmente ele aquece (ainda não usei nenhum programa ou medidor de temperatura para verificar o quanto aquece e se isso é prejudicial), mas dou ênfase de que é após algumas horas de jogo que ele aquece e esse problema de queda de rendimento já acontece no começo, com ele fresquinho ainda. Será que ainda assim o aquecimento seria algum motivo?

Notei que algumas vezes durante a queda de rendimento, no Gerenciador de Tarefas eu analisei que na área de "Taxa de Transferência de Disco" existem alguns picos, mas não sei determinar se está diretamente ligado aos congelamentos porque não sei analisar de verdade esses dados do Disco.

Thiago%20Gouvin's gravatar image Thiago Gouvin (Jun 16 '17 às 11:03)
1

Você comprou esse notebook de segunda mão, e nao deve fazer ideia do que foi feito antes com essa maquina.

Bacana que rodava UM jogo em um micro de loja e não sentia dificuldade e que ele roda até em mobile, é meio que comparar banana com laranja desktop e notebook por exemplo.

No começo o jogo vai carregar a fase , então é natural que ele acesse disco buscando essa informação e de pico.

Pelo seu relato pouco conclusivo ao seu problema eu não altero o que ja foi aconselhado.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jun 16 '17 às 11:22)

Bem, é minha primeira vez utilizando um Notebook e realmente não tenho a menor ideia do que já foi feito com ele hahaha

Na minha noção leiga, não imaginava que havia um abismo de desigualdades entre um desktop e um notebook em questão de rendimento com programas medianos, mas confio no seu relato! =)

Entendi em relação a ele exigir do Disco na hora de carregar o jogo, mas essa exigência acontece durante o jogo todo e é um jogo de tabuleiro onde não muda muito no cenário. =(

A minha resposta é inconclusiva justamente por eu não fazer ideia do que está acontecendo e estou desesperado e desiludido Hihihihi

Neste momento eu estou sem condiçõe$ de levar a um técnico para análise e/ou manutenção (não é a toa que comprei o bichinho de segunda mão hehe) por isso estou implorando por sabedoria <3

Eu acho muito válidas as questões que você me trouxe! Vou tentar analisar aqui a temperatura de alguma forma e te trago atualizações das minhas informações. Pode ser? =)

Obrigado mesmo pela atenção e paciência!

Thiago%20Gouvin's gravatar image Thiago Gouvin (Jun 16 '17 às 12:23)

Fiz um vídeo mostrando o que acontece durante os jogos: https://www.youtube.com/watch?v=b8b5VoiaP3U

Thiago%20Gouvin's gravatar image Thiago Gouvin (Jun 18 '17 às 18:26)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,734
×1,252
×674
×319
×313
×211
×120
×99

pergunta feita: Jun 15 '17 às 12:39

pergunta lida: 1,076 vezes