Saudações,

Comprei um gabinete gamer e ele vem com 2 ventoinhas, porém elas tem um cabo igual ao cooler do cpu, um conector pequeno com 3 furinhos que encaixa na placa mãe, mas na minha placa mãe não tem ( é uma asus h110m-c/br placa mae) e meu gabinete é um Gabinete Cougar Micro ATX USB 3.0 Preto sem Fonte MX200, como conecto essas ventuinhas, atualmente o meu sistema está sendo refrigerado apenas pelo fun do cpu, uso um celeron mas quero fazer upgrade.

abraços.

perguntou Jun 18 '17 às 19:18

marlonchesmah's gravatar image

marlonchesmah
2236

Existem adaptadores que você pode comprar no ML ou então comprar uma controladora de FAN (essa vem com o bônus de você poder controlar a velocidade do FAN).

PS: Certeza de que não tem na sua placa mãe? A maioria tem o encaixe do cpu cooler e pelo menos um extra do lado dele ou em algum outro lugar da placa.

link permanente

respondeu Jun 18 '17 às 19:29

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810227.5k

nessa imagem https://www.asus.com/br/Motherboards/H110M-C-BR/websites/global/products/wy0ZP2OkSeODNuRE/images/navpic/top05.jpg voce pode ver que tem uma conexão de 3 e 4 pin (pwm/dc) case fan support, posso conectar ali? mas ainda assim uma ventuinha ficará sem lugar para plugar, ao menos não achei na placa.

marlonchesmah's gravatar image marlonchesmah (Jun 18 '17 às 19:52)

É exatamente aí que vai o conector...

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jun 18 '17 às 21:23)

Considere também que nas ventoinhas com 3 pinos, não existe controle de velocidade e elas giram em baixa velocidade menos de 1000 RPM. Já as ventoinhas de 4 pinos devem ser controladas pela placa mãe, pois podem fazer muito ruido girando em umas 5000 RPM.

Os padrões dos plugues das ventoinhas de 4 ou 3 pinos são compatíveis e podem ser conectados, na imagem está dizendo que os plugues são compatíveis com conectores de 3 e 4 pinos, acho difícil uma placa mãe Socket 1151 como esta, possuir os velhos plugues de 3 pinos.

Porem o controle de velocidade na placa mãe só funcionará se o plugue macho e fêmea possuírem 4 pinos.

link permanente

respondeu Jun 19 '17 às 05:38

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425222.6k

editou Jun 19 '17 às 21:59

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×181
×6
×1
×1
×1

pergunta feita: Jun 18 '17 às 19:18

pergunta lida: 709 vezes

última alteração: Jun 19 '17 às 21:59