CarlosLK
Membro
Tampa lateral do PC aberta ou com fan refrigerando?
Perguntou 7 anos atrás
Resolvido
estou querendo montar um PC gamer e o gabinete q escolhi e o Multilaser Warrior GA124, ele ja vem com 3 fans: um lateral, um frontal e um traseiro. O sistema de refrigeração q estou pensando e colocar dois fans refrigerando e um exaustando, mas estou em duvida se coloco os fans das seguintes maneiras:
1- dois na frente refrigerando e um atras exaustando sem a tampa lateral. ou
2- um na frente e um na tampa lateral refrigerando com um atras exaustando.
Qual desses esquemas de refrigeração e melhor o numero 1 sem a tampa lateral, ou o numero 2 com a tampa lateral?
Respostas

spicy
Membro
7 anos atrás
Melhor a solução é a 2, a ventoinha lateral joga ar frio sobre a placa mãe, e o ventoinha frontal joga ar frio sobre o discos, é importante que a ventoinha traseira retire ar do gabinete para junto com o ventoinha da fonte criar uma corrente de ar da frente para trás, reciclando todo ar do gabinete.
Mas nas placas mãe atuais existem plugues de 4 pinos para ligar as ventoinhas, possibilitando o controle das velocidades de acordo com as temperaturas.
Instalando no Windows um programa monitor fornecido pelo fabricante da placa mãe, as velocidades de cada ventoinhas é regulada de acordo com o aquecimento em partes especificas, ou seja se aquecer a placa mãe a ventoinha mais próxima é acelerada.
As ventoinhas atuais chegam a 6 mil RPM fazendo grande ruido, e o controle de velocidade pela placa mãe é importante para reduzir o ruido e desgaste das ventoinhas, pois as gerações atuais de processadores e placas mãe aquecem pouco no uso normal.