Olá pessoal.
Estou com um problema aparentemente comum em fóruns mas que no meu caso, nenhum procedimento resolve. o texto pode parecer longo, mas é pra detalhar tudo o que já fiz sem sucesso.

>> Problema: Memória Instalada 4 Gb (Memória Utilizável: 1.96 Gb) ou Memória Instalada 8 Gb (Memória Utilizável: 3.96 Gb) Tenho agora 4 Slots de 2 Gb cada

>> Minha Máquina hoje: W10 64bits
Processador: Fx6300 placa-mãe: Gigabyte 970a-ds3p Memória RAM: 8 Gb (4 memórias de 2 Gb cada) (mas leia os procedimentos realizados por favor) Vídeo: Radeon R7 260x

>> Procedimentos realizados por ordem: Antes eu utilizava uma placa-mãe Gigabyte 78lmt-s2p com 4 gb de Ram. E do nada começou a aparecer esse problema "(utilizável 1.96Gb)" °Fiz procedimentos no Msconfig, marquei "memória máxima" reiniciei, desmarquei a mesma opção, sem resultado para ambos. °Troquei de posição as Memórias, entre slots 1 e 2, sem resultado °Atualização da Bios e depois reset da Bios, sem resultado para ambos
°Instalação do W7 64bits, sem resultado °Retirei a Placa de vídeo para ver alguma incompatibilidade de driver etc.. sem resultado. °TROCA DA placa-mãe para a Gigabyte 970a-ds3p, mesma coisa. °Troca das Memórias RAM, para 2 memórias Novas de 2GB cada, exatamente a mesma coisa. Reconhece 4 Gb (utilizável 1.96 Gb) °Troca de Fonte, Testei com outra Fonte, sem resultado °Troca de HD, testei com outro HD de um outro PC com W8.1, 64 bits, exatamente a mesma coisa. Reconhece 4 Gb (utilizável 1.96 Gb) °Coloquei as 4 Memórias RAM de 2 Gb cada. Reconhece 8Gb (utilizável: 3.6 Gb)

“Ajude-me Obi-Wan Kenobi, você é minha única esperança"

perguntou Apr 29 '18 às 11:31

Mourag3's gravatar image

Mourag3
111

Isso é ficção, se trocou a placa mãe, memoria, HD e até o windows, era pra resolver!

link permanente

respondeu Apr 29 '18 às 12:20

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.0k

editou Apr 29 '18 às 19:21

Você acha mesmo, que eu ia ter o trabalho de me cadastras e digitar tudo isso, se não fosse verdade? ou que eu não tivesse realmente desesperado pra resolver isso ?

Mourag3's gravatar image Mourag3 (Apr 29 '18 às 12:40)

Isso é mais comum do que se imagina!

Mas usa o utilitário CPU-Z, para verificar os tempos de resposta das memorias em cada SLOT, velocidades diferentes pode desabilitar o módulo que está fazendo par no Dual-channel, baixe do site original:
https://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html

alt text

Deepouter's gravatar image Deepouter (Apr 29 '18 às 19:51)

Mas no meu aparece tudo igual para cara Slot de Memória, no "Timings Table" são exatamente iguais todos os valores em todos slots :/ Mas percebi uma coisa, o w10 está reservando 4gb de memória para o Hardware, tipo .. nunca era tanto assim . . sempre foi alguns megas agora está tudo isso.. sabe se é isso o problema e se for. . como resolver? na Minha Bios não tem nenhuma opção para mudar esse valor

Mourag3's gravatar image Mourag3 (Apr 29 '18 às 21:05)

Essa placa mãe não tem video onboard e não deveria reservar memoria para o Hardware, acredito que o Windows 10 não identificou o chipset corretamente.

Tenta baixar e instalar o driver do chipset, pega direto do site placa mãe, mas verifica que existem as duas revisões desta placa mãe, 1.0 e 2.X.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Apr 29 '18 às 23:57)

Faz um teste simples, boota um linux no pendrive e veja se ele reconhece toda a ram.

link permanente

respondeu Apr 29 '18 às 16:26

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356330.0k

vou testar pra ver o que acontece, não tinha pensado nisso

Mourag3's gravatar image Mourag3 (Apr 29 '18 às 16:31)

Dando uma olhada em problemas parecidos aqui na internet, duas coisas chamaram a minha atenção:

• alguns casos mencionam o mesmo tipo de placa mãe e, o mais importante,
  • A maioria esmagadora das reclamações é centrada apenas no FX63XX.
  • Pode ser só um palpite, mas talvez tenha alguma coisa a ver.
link permanente

respondeu Apr 29 '18 às 16:26

RSH4's gravatar image

RSH4
4216

editou Apr 29 '18 às 16:27

Mas o estranho é q sempre funcionou numa boa com o Fx e minhas placas gigabyte.. o problema é q não tenho outro processador pra testar :/

Mourag3's gravatar image Mourag3 (Apr 29 '18 às 16:32)

Como eu disse, esse foi só um detalhe que eu notei enquanto analisava problemas parecidos com o seu. Posso estar redondamente enganado, e espero que esteja.

RSH4's gravatar image RSH4 (Apr 29 '18 às 16:36)

Cara estou enfrentando um problema parecido se não for o mesmo, tenho um FX-8300 e desde que montei meu PC que só tem 2 meses ele começou a reservar 2Gb para o Hardware e só tenho 4Gb. Fiz os mesmos procedimentos que você mas as vezes por vontade própria a memória simplesmente volta e quando parece tudo normal o PC começa a travar e dar tela azul, só consigo usar normalmente se ele reservar a memória, encontrei um erro na minidump relacionado ao processador.

BugCheck 124, {0, 86a1022c, 0, 0}
Probably caused by : AuthenticAMD

Error : ICACHELG_IRD _ERR (Proc 4 Bank 1)
Status : 0xb600000000100153
Address : 0x000000000000000b
Misc. : 0x0000000000000000

Nos fóruns gringos eles falam para atualizar a BIOS ou efetuar o clock manual do processador na BIOS, minha placa mãe uma ASRock N68-GS4 FX R2.0 não tem nenhuma atualização de BIOS nem sei que configurações usar para o processador lá. Também não tenho certeza se tem outro hardware ou software que faz isso com o processador.

link permanente

respondeu Apr 30 '18 às 09:07

BRMT's gravatar image

BRMT
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,805
×2,772
×197

pergunta feita: Apr 29 '18 às 11:31

pergunta lida: 1,972 vezes

última alteração: Apr 30 '18 às 09:07