Seguinte, minha intenção é apenas gravar minha VOZ para vídeos do Youtube (gameplay de jogos e informações novas sobre jogos). Apenas isso. Quero algo rápido que eu abra, clique em gravar e me entregue o arquivo com qualidade.

Pensei no audacity, o que acham? E o OBS?

equipamentos: Microfone BM800 e interface de áudio Focusrite Scarlett Solo 2º geração

perguntou Jun 13 às 22:40

Bottura's gravatar image

Bottura
3891

O OBS é melhor para captura de jogos, se você fosse além do áudio, capturar também o jogo, ele seria a melhor opção, mas como sua única intenção é capturar áudio, então nesse caso, o audacity se sai melhor, até porque, além de gravar o áudio, você é capaz de fazer edições rápidas por ali (tirar aquele ruído chato de fundo que sempre fica se você não tiver uma sala totalmente silenciosa, por exemplo).

Lembrando que para salvar em MP3 com o audacity, você precisa de um plugin a parte chamado lame.

link permanente

respondeu Jun 13 às 22:58

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810226.3k

No caso, esse ruído não seriam naqueles partes em que eu fico sem falar nada? Porque aí eu acabaria cortando no adobe premiere cs6. Ou o audacity remove ruído mesmo nas partes em que estou falando? sou leigo no assunto

Bottura's gravatar image Bottura (Jun 13 às 23:08)

Eu sugiro que procure tutoriais no YouTube pra aprender um pouco mais do programa e suas funções (no máximo 30 minutos e você aprende todo o básico dele). Mas, respondendo à sua pergunta, sim, ele remove o ruído que fica enquanto você fala.

No meu caso, eu tenho um ventilador dos grandes do meu lado e usava o OBS para gravar gameplays, eu separava duas trilhas de áudio, uma pra o áudio do jogo+discord e outra pra o áudio do microfone, então eu jogava a trilha do microfone no audacity, fazia a redução do ruído (que era bastante por conta do ventilador) e ainda aproveitava pra melhorar um pouco a voz (tirar aquele efeito que microfone barato de headset costuma deixar).

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jun 13 às 23:12)

entendi cara, muito obrigado. Sempre fico com receio de fazer perguntas em forums, porém, você me ajudou demais, obrigado!

Bottura's gravatar image Bottura (Jun 13 às 23:17)

Nada. Sempre que tiver alguma dúvida, pode recorrer a esse fórum que o pessoal daqui sempre tenta ajudar como pode, olhe também o material que já existe aqui caso tenha algum problema, muitas dúvidas podem já ter sido respondidas anteriormente, então uma simples busca já te salva bastante tempo.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jun 13 às 23:53)

Paolo, deixa eu te perguntar uma coisa: qual config vc acha melhor para usar no audacity? Minha interface de áudio é uma scarlett solo da focusrite 2º geração.

1- Por padrão a taxa de amostragem do audacity é 44.1 e o formato está 32-bit float, devo mudar algo?

2 - devo gravar 1 canal ou 2 canais? (mono/estéreo)

Bottura's gravatar image Bottura (Jun 16 às 21:58)

Eu costumava usar 48kHz, mas a diferença é pequena de 44.1 pra 48 e reduziria os bits pra 16, 32 bits é bom, mas ocupa muito mais espaço, se você notar que a qualidade caiu bastante, então deixe em 24 bits.

Quanto a mono ou estéreo, eu deixaria em mono, mas isso não vai mudar muito já que você só está usando um microfone, mas por via das dúvidas pode prevenir bugs de só gravar em uma faixa.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jun 16 às 22:55)
exibindo 5 de 6 Todas
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×693
×143
×115
×108
×32
×10
×5

pergunta feita: Jun 13 às 22:40

pergunta lida: 578 vezes

última alteração: Jun 16 às 22:55