Meu HD ha tempos apresentava o erro reboot and select proper boot device. Eu reiniciava uma ou duas vezes e tudo ficava normal. Ha 3 dias meu hd morreu de vez, posso ficar o dia inteiro reiniciando que ele nao funciona. Quando ele ainda funcionava (e principalmente agora), quando eu entrava no setup, via que o HD nao aparecia nos dispositivos sata (antes era quando eu precisava reiniciar, agora eh o tempo todo). Detalhe eh que quando eu ligo o notebook, o led do hd acende e apaga rapidamente. Seria isso um sinal de vida dele? Como saber se o problema eh no hd ou na bios? Se eu comprar um hd novo, existe a possibilidade de recuperar os dados desse hd falecido, conectando ele como hd externo?

perguntou Jul 01 '18 às 21:59

Keity%20Rafidhi's gravatar image

Keity Rafidhi
21232556

Difícil ser problema na Bios, mas pode ser um defeito no disco recuperável, passa o utilitário do fabricante do disco!
Se for um disco Seagate passa a Seatools programa que testa, atualiza e até recupera o disco, tem até uma versão para gravar no CD/Pendrive (boot), sem depender do Windows com problema de inicialização:

https://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/

link permanente

respondeu Jul 01 '18 às 23:26

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.1k

Cara leve a uma assistência, pode ser que precise atualizar o bios em nível de kernel de hardware e isso é arriscado fazer sem os devidos procedimentos ( Não acredito que seja isso se o notebook é de última geração e as peças são originais ), última versão de bios não quer dizer nada a não ser em casos raros de atualização de hardware/software mais recentes que são incompatíveis com a placa. Para saber a versão do bios e comparar no site do fabricante do notebook: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/09/como-descobrir-versao-da-bios-do-computador.html

O que vc pode fazer por conta própria é um resete na bios (modo de tirar as 2 baterias e desconectar o cabo de força, acho mais prático e mais eficiente): https://www.dell.com/support/article/br/pt/brbsdt1/sln284985/como-reiniciar-o-bios-ou-cmos-e-ou-limpar-a-nvram-em-seu-sistema-dell?lang=pt

Além disso confira se o HD está bem conectado e se os componentes e cabos do notebook estão devidamente limpos. (retirar e recolocar o HD pode ajudar).

Drivers e utilitários do sistema tb podem estar corrompidos, desatualizados ou não são originais, necessário baixar no site do fabricante do modelo do notebook e reinstalar.

Verifique na tela da bios se ele está setado como master ou precisa jumpear como master (recomendado para boot): https://support.wdc.com/knowledgebase/answer.aspx?ID=4406&lang=bp

Não precisa dizer que os testes de hardware tem que ser feitos com cautela e com o dispositivo totalmente desligado ( sem bateria ) e desconectado da tomada, mas fique atento.

link permanente

respondeu Jul 02 '18 às 01:58

Myckey's gravatar image

Myckey
1611929

editou Jul 02 '18 às 02:48

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×926
×277
×42

pergunta feita: Jul 01 '18 às 21:59

pergunta lida: 454 vezes

última alteração: Jul 02 '18 às 02:48