0
1

Caros(as),

Gostaria de um auxílio no entendimento de um problema de conexão de internet, pois tenho conhecimento limitado e já busquei o que pude na internet, porém sem sucesso!

Contexto e problema:

(1) Tenho contratado um serviço de internet da NET de 60MB de velocidade (sempre estável). (2) Em uma das conexões, via cabo, oriundas do modem da NET, faço conexão à 3 diferentes pontos, considerando que no meio do percurso possuo um switch (5 portas D-Link) que permite a multiplicação de pontos de internet. (3) Em cada um desses 3 pontos (via cabo CAT5e, puro cobre), conectei um notebook e realizei diversos testes, e todos indicaram uma ótima velocidade de internet (próximo à 60MB). (4) Porém, quando conecto esses mesmos pontos em aparelhos de TV (de marcas e modelos diferentes, sendo inclusive 1 via AppleTV), a conexão fica EXTREMAMENTE lenta. Porém, nesses casos, não sei indicar qual seria efetivamente a velocidade recebida. (5) Além da conexão via configuração automática, já tentei definir fixo o DNS (8.8.8.8. e 8.8.4.4.) nos dispositivos de TVs e no AppleTV, porém não melhorou em nada. (6) Quando conecto estes mesmos aparelhos (TV e AppleTV) via WiFi, a internet fica bem melhor, porém definitivamente abaixo da velocidade que imagino que deveria ficar via cabo (conforme concluo pelos testes do notebook).

Dado esse cenário, segundo eu consigo interpretar, deve existir algum problema ou necessidade de configuração a ser aplicada nos dispositivos de TV e AppleTV, pois parece-me que não há problemas no modem da NET, nem no switch, nem nos cabos de rede.

Pergunta(s): Existe como eu conseguir conectar os aparelhos de TV (e AppleTV) via cabo, a partir do modem da NET, passando pelo switch, mantendo a velocidade de internet contratada? Para isso, como devo proceder?

Agradeço bastante a atenção! Abraços,

perguntou Aug 26 '18 às 16:54

fernando_fernandes's gravatar image

fernando_fernandes
146

editou Sep 04 '18 às 22:37

1

A quem possa também ter se deparado com alguma situação semelhante, comento a solução que encontrei:

O problema em minha conexão de internet via cabo (nas TVs e no AppleTV) estava relacionado ao switch (D-Link 10/100) utilizado.

Apesar de eu ter realizado testes satisfatórios de recepção de internet via cabo com um notebook, quando eu conectava os cabos às TVs (e AppleTV), havia uma redução sensível da velocidade da internet em razão dos sistemas operacionais das Smart TVs serem bastante mais complexos no processo de troca de "informações" com o modem. Assim, quando havia a passagem dessas "informações" pelo switch, este não era capaz de realizar os processamentos na velocidade necessária, o que promovia um tipo de "gargalo".

Desse modo, substituí o switch por outro (TP-Link 10/100/1000), e assim a conexão parece desde então estar excelente.

Em resumo, meu desconhecimento estava nas funções executadas pelo swicth. Agora compreendo que este dispositivo possui funções bastante superiores à de um simples "multiplicador" (semelhante a um hub de portas USB). Este aparelho, dentre diversos outros processos, gerencia o fluxo de "informações" de ida e volta entre o modem e os dispositivos "consumidores" finais.

fernando_fernandes's gravatar image fernando_fernandes (Sep 04 '18 às 18:02)

A quem possa também ter se deparado com alguma situação semelhante, comento a solução que encontrei:

O problema em minha conexão de internet via cabo (nas TVs e no AppleTV) estava relacionado ao switch (D-Link 10/100) utilizado.

Apesar de eu ter realizado testes satisfatórios de recepção de internet via cabo com um notebook, quando eu conectava os cabos às TVs (e AppleTV), havia uma redução sensível da velocidade da internet em razão dos sistemas operacionais das Smart TVs serem bastante mais complexos no processo de troca de "informações" com o modem. Assim, quando havia a passagem dessas "informações" pelo switch, este não era capaz de realizar os processamentos na velocidade necessária, o que promovia um tipo de "gargalo".

Desse modo, substituí o switch por outro (TP-Link 10/100/1000), e assim a conexão parece desde então estar excelente.

Em resumo, meu desconhecimento estava nas funções executadas pelo swicth. Agora compreendo que este dispositivo possui funções bastante superiores à de um simples "multiplicador" (semelhante a um hub de portas USB). Este aparelho, dentre diversos outros processos, gerencia o fluxo de "informações" de ida e volta entre o modem e os dispositivos "consumidores" finais.

link permanente

respondeu Sep 04 '18 às 18:02

fernando_fernandes's gravatar image

fernando_fernandes
146

Só pra ressaltar que o Cat5e trabalha bem com velocidades de 1Giga, o que é mais do que suficiente para a maioria das redes. Não entendi pq no título colocou uma categoria, e no decorrer do texto se referiu a outra. O Cat6 e Cat6-A é somente para alta velocidade de dados, usado por grande empresas, mesmo assim alguns cabos Cat6 podem oferecer mais resistência à passagem de dados, com equipamentos de pouca largura de banda e a longa distância. De qualquer forma, agradeço pelo feedback.

link permanente

respondeu Sep 04 '18 às 22:18

Myckey's gravatar image

Myckey
1611929

editou Sep 04 '18 às 22:20

1

Indiquei CAT6 por equívoco... O correto é CAT5e. Obrigado por indicar o erro! Corrigi o texto neste momento!

fernando_fernandes's gravatar image fernando_fernandes (Sep 04 '18 às 22:40)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,057
×1,118
×973
×849
×331

pergunta feita: Aug 26 '18 às 16:54

pergunta lida: 735 vezes

última alteração: Sep 04 '18 às 22:40