Pretendo comprar um PC com uma GTX 1060 6GB.

Se eu usar um monitor FreeSync com essa placa de vídeo NVIDIA vai ter algum problema?

Vale mais a pena eu pegar um RX 580 8GB pra conseguir usar o FreeSync?

OBS: Os principais jogos que eu quero jogar são CS:GO, PUBG e Fortnite

perguntou Oct 02 '18 às 14:30

antoniooliveiraa's gravatar image

antoniooliveiraa
151

editou Oct 02 '18 às 15:31

A única diferença é que você não poderá usar o freesync. Eu acho muito melhor considerar a RX 580 de 4Gb, veja bem, a VRAM da placa de vídeo serve apenas para armazenar e carregar texturas, portanto, não serve como medidor de desempenho (pelo menos não exclusivamente). Os comparativos entre a RX 580 de 4 e 8Gb mostram que a única diferença ocorre quando você sobe para resoluções maiores que full HD, como o 1440p (mas para essa resolução, já é território da GTX 1070 ou a VEGA 56).

Vantagens da RX 580 4Gb para a GTX 1060 6Gb:

• Preço em média 17% menor;
  • Mesmo desempenho (alguns jogos favorecem uma ou outra placa, mas em geral, a diferença é tão pequena que é impossível de ser percebida);
  • Compatibilidade com monitores freesync que são muito mais baratos e mais fáceis de se achar que os g-sync.
link permanente

respondeu Oct 02 '18 às 15:37

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810227.6k

Mas o FreeSync muda muito coisa mesmo?

Em alguns comparativos (inclusive no PUBG e no Fortnite) a GTX 1060 6GB fica com 10/15 FPS a mais do que a RX 580 8GB, mas a RX estava com bom FPS também. Em alguns jogos a RX 580 8GB se sai melhor do que a GTX 1060 6GB e vice-versa.

E a GTX 1060 6GB tem um clock de 100 MHz a mais que a RX 580 8GB, e no boost chega a ter 300 MHz a mais.

Vale mais a pena pegar a GTX 1060 6GB com um monitor normal e 10/15 FPS a mais ou uma RX 580 8GB com monitor FreeSync?

Eu estava pensando em comprar um desses PCs (só trocaria a memória, botaria uma 2400MHz):

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-rtb-ryzen-5-2600-radeon-rx-580-8gb-sapphire-pulse-ram-8gb-ddr4-hd-1tb-600w-aero-500

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-rtb-i5-8400-geforce-gtx-1060-6gb-galax-oc-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-aero-500

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-i5-8400-radeon-rx-580-8gb-sapphire-pulse-8gb-ddr4-hd-1tb-600w-cg-06r8

antoniooliveiraa's gravatar image antoniooliveiraa (Oct 02 '18 às 21:27)

Se eu for te explicar tudo sobre o freesync, eu levaria uma eternidade, por isso eu sugiro que você veja esse vídeo e tire suas próprias conclusões.

Sobre a questão de fps, não existe jogo atualmente que uma das placas não alcance 60fps e mesmo se você for pegar um monitor de 144Hz, ainda assim é um valor que dá pra ser alcançado com ambas as placas. FPS acima do máximo suportado pelo monitor é desperdiçado, pois não tem como eles serem mostrados e causam tearing (são "cortes" na imagem, onde metade dela é o frame passado e a outra metade é o frame atual) e o tearing é corrigido com... adivinha? Exatamente, freesync e g-sync.

Não se apegue tanto aos números, 10 a 15 fps pode parecer muita coisa, mas quando estamos falando de valores tão altos quanto os que essas placas entregam, não são nada.

Também não é possível comparar diretamente ambas as placas baseado nas velocidades delas pois elas usam arquiteturas diferentes (da mesma maneira que não dá pra dizer que um i7 de 3ª geração com 4GHz é melhor que um de 7ª com 3.8GHz só porque tem velocidade maior, existem ainda mais fatores a se levarem em conta, como os CUDA core da NVIDIA e os Stream Processors da AMD, que trabalham de maneira diferente). Além disso, diferença em frequência pode ser alcançada através de overclock, se isso lhe preocupar tanto.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Oct 02 '18 às 21:58)

Agora eu realmente insisto na opção pela RX de 4Gb ao invés da de 8Gb. Diferente da GTX 1060 que você vê uma diferença maior entre a de 3Gb e a de 6Gb (porque aqui há uma redução no número de CUDA cores e portanto, na largura de banda também, há ainda o fato que 3Gb não é suficiente para rodar alguns jogos no ultra, mas 4Gb é suficiente para todos).

Sobre o aumento da memória, de 2133 para 2400 a diferença é bem pequena em desempenho e não compensa o custo de R$90.

Na própria Pichau, a diferença entre a média de preço dos modelos com RX 580 de 8Gb para de 4Gb é de R$400, junto com os R$90 da memória você já tem R$500, isso é o suficiente pra colocar outro pente de 8Gb de RAM que vai fazer muito mais diferença do que 4Gb na VRAM ou 267MHz na RAM (que também dá pra conseguir com overclock, se fizer questão).

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Oct 02 '18 às 22:03)

Quando se está montando o primeiro PC gamer, você deve cortar o gasto em áreas que não te acrescentam em desempenho para melhorar áreas que realmente vão fazer alguma coisa.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Oct 02 '18 às 22:04)

Ok, obrigado :)

Eu tô com tanta dúvida assim porque é a primeira vez que eu vou ter um PC gamer aí é tudo muito novo pra mim kkkk

antoniooliveiraa's gravatar image antoniooliveiraa (Oct 02 '18 às 22:09)
exibindo 5 de 6 Todas
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×445
×302
×222
×187
×55
×14
×13
×6
×5
×3