Boa tarde! Estou querendo montar um pc gamer de entrada e posteriormente fazer um upgrade. Gostaria de algumas informações. A princípio estou de olho em um gabinete (Gabinete RGB Sharkoon ATX com vidro lateral temperado - DG7000-G RGB), Placa mãe (Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 ATX ROG STRIX B360-F GAMING, DDR4) e processador (Processador Intel Pentium Gold G5500 Coffee Lake 8a Geração, Cache 4MB, 3.8Ghz, LGA 1151, Intel HD Graphics 630 BX80684G5500). Os itens listados são compatíveis? Quais seriam outras sugestões, para placa mãe e gabinete? Posteriormente desejo adquirir um processador i5 coffe Lake e uma placa de vídeo 1050/60. Outra pergunta, qual a fonte vocês indicariam, qual water cooler e memória? Muito Obrigado.

perguntou Nov 05 '18 às 17:04

Bonfim72's gravatar image

Bonfim72
1

Não sou fã dessa história de "comprar pra melhorar no futuro", o que acaba acontecendo é que quando você se recupera do investimento inicial no PC e vai comprar as peças novas, boa parte das outras que você comprou pra aproveitar agora já estão ultrapassadas, mas vamos lá, vou explicar porque mesmo assim, essa não é uma boa configuração.

Começando pelo seu processador, o Pentium G5500 é em média R$70 mais caro que o G5400 e a diferença entre eles é de apenas 100MHz de velocidade. Como isso se traduz em desempenho? Empate técnico que você nunca verá ou sentirá e nem nenhum programa será capaz de perceber.

Segundo que essa placa mãe é muito robusta para o processador que você quer colocar nela, considerando que placa mãe não dá desempenho, é muito mais jogada inverter os valores (pegar um processador mais caro logo e uma placa mãe mais barata e depois comprar uma placa mãe melhor).

Sobre memória RAM, eu vi umas HyperX de 2666MHz por um pouco menos de R$500 na Kabum, são uma excelente opção em termos de desempenho.

Quanto ao gabinete, não sou fã dos gabinetes da Sharkoon, ainda mais nessa faixa de preço, acho que outras marcas como Corsair e NZXT possuem construções melhores, mas no fim isso vai do gosto e desde que caibam todas as peças, não tem problema.

Uma alternativa que eu sugiro para a configuração com Intel são os AMD Ryzen que atualmente custam bem menos (considerando que o suprimento de 14nm da Intel caiu recentemente, o preço dos produtos subiu bastante), hoje em dia um Ryzen 5 1600 que tem desempenho próximo de um i5 8400 custa apenas R$50 mais caro que um i3 8100. Além disso, os processadores da AMD com gráficos integradas (linha Ryzen G) possuem desempenho próximo de uma RX 550, o que seria suficiente para jogar a maioria dos jogos atuais sem problemas.

A fonte que eu recomendo depende da placa de vídeo que você vai colocar, se quiser estar pronto pra qualquer coisa, uma de 600W, selo 80 plus bronze, PFC ativo e de marca boa (Corsair, EVGA, Coolermaster e Thermaltake são as que eu mais recomendo), mas pode economizar e pegar uma de 500 ou 550W se o preço estiver valendo a pena.

Watercooler só vale a pena com processadores da linha K da Intel e se for fazer overclock, no máximo eu recomendaria um air cooler básico pra Intel como o PCYes Z2 ou Z3 e os Ryzen dá pra ficar com o cooler box deles.

link permanente

respondeu Nov 06 '18 às 01:06

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810227.5k

PaoloV57, boa noite! Muito obrigado pelas suas informações, elas foram de grande valia.

link permanente

respondeu Nov 06 '18 às 20:36

Bonfim72
1

PaoloV57, boa noite! Analisando seus esclarecimentos e postagens anteriores, gostaria de saber se está placa mãe (Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM4 ATX PRIME B350-PLUS, 4 x DDR4, 1x DVI-D, 1x D-Sub,1x HDMI,1x M2 soquete 3, CrossFireX, 6x SATA 6Gb, Raid de 0,1,10), este processador (Processador AMD Ryzen 5 2400G c/ Wraith Stealth Cooler, Quad Core, Cache 6MB, 3.6GHz (Max Turbo 3.9GHz), VEGA, AM4 - YD2400C5FBBOX) e está placa de vídeo (Placa de Vídeo VGA Gigabyte AMD Radeon RX 580 4GB Gaming OC GDDR5 - GV-RX580GAMING-4GD), são compatíveis. A princípio não estarei adquirindo a placa vídeo, isso é para um upgrade futuro. Obrigado!

link permanente

respondeu Nov 06 '18 às 21:21

Bonfim72
1

Wow, peraí, você leu minhas respostas anteriores? Que bom, e ainda fez o dever de casa direitinho porque montou uma excelente ideia de sistema. Sim, esse processador é compatível com essa placa mãe. Não esquece de checar a memória que eu recomendei na Kabum e das dicas sobre fonte, pra essa RX 580 uma de 500W já dá, mas eu pegaria ao menos uma de 550W pra ter uma margem de segurança.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Nov 06 '18 às 23:57)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×5,119
×525
×32
×11

pergunta feita: Nov 05 '18 às 17:04

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Nov 06 '18 às 23:57