Bom dia, pessoal

Estava pensando em montar um novo setup gamer. Vi algumas promoções agora na Black Friday e acabei comprando algumas peças pra complementar as que já tinha.

No momento, as peças principais o "setup" estão assim:

• MSI GTX 1070ti aero
  • Ryzen 5 2600x
  • MSI b450 tomahawk
  • HD e SSD vou manter do meu antigo computador
  • Fonte deve ser uma cx550

Mas uma das peças me deixou muito em dúvida: a memória ram. Cheguei a olhar em diversos lugares e tentar aprender sobre a compatibilidade entre ela, o processador e a placa-mãe, mas não cheguei a nada. Vi, também, em vários lugares falando sobre a necessidade dos processadores AMD de ter uma memória com velocidade alta, tipo 3000/3200mhz, mas não sei muito bem se isso é verdade. Então acabei olhando no Kabum essa memória: https://www.kabum.com.br/produto/97825/memoria-kingston-hyperx-fury-16gb-2x8gb-3200mhz-ddr4-cl18-red-hx432c18fr2k2-16/?tag=3200MHz Mas nunca tinha ouvido falar da hyperx fury pra memórias de velocidade alta, só pra mais baixas(2400...), aí não sei se são boas. Gostaria de saber a opinião de vocês em relação a isso, pq já estou bastante perdido. Não sei se vou em uma memória rápida ou não, se posso confiar nessa hyperx ou não.

Desde já, agradeço pela atenção.

perguntou Nov 28 '18 às 10:28

MagalShow's gravatar image

MagalShow
226

editou Nov 28 '18 às 10:50

A única exigência certa para compatibilidade entre memória RAM e placa mãe é que elas sejam da mesma geração (no caso, DDR4). Existem nos sites das fabricantes uma lista de memórias testadas que certamente funcionarão, mas aquele não é um rol taxativo e uma maior compatibilidade é adicionada com atualizações de BIOS (mas como a página não é atualizada, não dá pra saber a lista completa).

Os Ryzen fazem sim bom uso de memória RAM mais rápida, porém isso foi reduzido na 2ª geração, fazendo com que gastos exorbitantes com memórias se tornassem mais injustificáveis.

O problema dessa memória é a sua latência muito alta, isso explica como chegaram a clocks tão altos, mas reduz o desempenho, esse kit da Corsair tem apenas 200MHz a menos porém a latência é bem menor. Se gostar de LEDs, tem essa versão da HyperX com CL15, que é ainda melhor.

link permanente

respondeu Nov 28 '18 às 11:32

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810227.1k

Ótimo saber que não preciso gastar tanto com memórias, ainda mais pq tão todas muito caras. Olhei aqui essa: https://www.kabum.com.br/produto/81421/memoria-corsair-vengeance-led-16gb-2x8gb-3000mhz-ddr4-cl15-red-cmu16gx4m2c3000c15r/?tag=3000mhz Ficaria excelente pela cor no meu setup. Acha uma boa? Latência parece excelente e Corsair costuma ser muito bom.

MagalShow's gravatar image MagalShow (Nov 28 '18 às 13:22)

Sim, realmente estão muito caras, na metade do ano passado eu comprei um pente de 8Gb de RAM DDR4 2400MHz por R$300, hoje em dia esse mesmo pente custa R$470.

E pode comprar essa daí sem problema que ela também é ótima.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Nov 28 '18 às 15:07)

A controladora de memoria embutida no processador Ryzen 5 2600x trabalha em 2933 MHz, então para usar e aproveitar memorias com frequências maiores, só se a placa mãe aceitar overclock de memoria.

Então sugiro a DDR4-2933 Kingston HyperX Predator:
https://www.kabum.com.br/produto/96311/

link permanente

respondeu Nov 28 '18 às 15:20

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425122.1k

Se eu não me engano, todas as placas AM4 suportam overclock na memória RAM através de XMP (mesmo as A320 que não possuem a função de overclock no processador) .

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Nov 28 '18 às 18:16)

PaoloV57,

A AMD está surpreendendo, já está usando litografia de 12 nm, enquanto a nova (9ª) geração Intel ainda usa litografia de 14nm. a litografia influencia diretamente do consumo e aquecimento!

Realmente o Ryzen tem temperaturas mais baixas e pode-se usar cooler menores?

spicy_question's gravatar image spicy_question (Nov 28 '18 às 19:12)

Não apenas a redução na litografia, mas o uso de solda em vez de pasta térmica resulta em temperaturas muito menores. Nesse vídeo o cara colocou um Ryzen 7 1700 com um cooler totalmente passivo (sem fan) e conseguiu manter a temperatura máxima na casa dos 70ºC sob estresse. A Intel só veio usar solda nos modelos mais tops de linha da 9ª geração e mesmo assim não conseguiu manter boas temperaturas.

Além disso, a AMD ano que vem vai lançar a 3ª geração Ryzen em 7nm, enquanto que a Intel andou soltando boatos que a sua 10ª geração vai sair novamente em 14nm, infelizmente só dá pra refinar uma litografia até certo ponto e se a Intel não passar logo pra pelo menos 12 ou 10nm, vai ficar difícil pra ela competir com a AMD.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Nov 28 '18 às 19:47)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×814
×577
×507
×196
×69

pergunta feita: Nov 28 '18 às 10:28

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Nov 28 '18 às 19:47