Prezados Colegas,

Trabalho em uma empresa onde sou responsável por um parque de 40 usuários de TI. Algumas empresas estão oferecendo contrato de suporte. Gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre a aquisição de terceirização de suporte de TI.

Att.,

Rafael

perguntou Jan 11 às 14:03

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aplopes
11

editou Jan 11 às 14:35

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marcmira ♦
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Se for um suporte Online, sem presença física, não atende! Veja as desvantagens da terceirização:

  • Muitos problemas não podem ser resolvidos Online.
  • Cada empresa tem uma configuração particular de hardware e software nos computadores e servidores, que exige um perfil técnico particular, não dá para usar um técnico genérico para atender todas necessidades.
  • Exposição dos arquivos e tecnologias da empresa para pessoas fora da empresa, certamente reduzirá a segurança dos dados, pois empresas terceirizadas tem grande rotatividade de pessoal.
  • Mesmo se o suporte for só de hardware, o técnico terá que ter conhecimento dos softwares instalados, no caso de manutenção nos dispositivos de armazenamento.
  • ...
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respondeu Jan 11 às 14:29

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spicy_question
36425222.1k

editou Jan 11 às 14:30

Se souber exatamente o que precisa para sua empresa, pode sim ser uma boa, porém se não estruturar exatamente como proceder vai acabar ficando preso num contrato mau feito sendo vítimas das próprias clausulas.

O fazer tudo em informatica é perigoso.

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respondeu Jan 11 às 14:32

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marcmira ♦
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marcmira, o que você quer dizer com "O fazer tudo em informatica é perigoso."?

aplopes's gravatar image aplopes (Jan 11 às 14:34)

pegar um exemplo de um funcionário que atendi recentemente.

ele estava reclamando que demorava muito pra receber emails, e o problema na verdade eram 28000 emails que ele não queria apagar sintetizando, como ele era diretor, queria que abrisse email a email para julgar qual deveria ser apagado, maquina nova, servidor de emails estava ok, velocidade boa de enviar e receber email, com e sem anexo por exemplo.

No ritmo dele demoraria meses, pois ele não conseguia dar atenção a isso, e no contrato da empresa com esse cliente estava cobertura total para hardware e software.

O que você acha disso? pessoas precisavam na empresa de suporte e o recurso estava la deletando email e não poderia sair e num dia atípico, tinha apenas uma pessoa remotamente dando suporte e os funcionários forçando a barra por atenção.

um contrato bem feito e uma educação melhor por parte do usuário não deixaria as coisas nesse ponto, não é?

Se fosse um chamado avulso, cobrado por hora ou diária quanto deveria ser cobrado, pegou o tamanho da polemica por algo simples?

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jan 11 às 14:55)

Na verdade fazer tudo é quase impossível!

Cuidar dos servidores e de banco de dados corporativo é uma formação difícil, exige uma mão de obra bem mais cara, então o comum nas empresas é só usar suporte aos computadores dos usuários finais.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Jan 11 às 15:31)

Acredito que o contrato seria útil em caso de recuperação de algum desastre... para restabelecer os servidores. Pois no dia a dia não tem tanto problema complicado para tratar. Assim não sei se vale a pena fechar o contrato ou deixar para fazer uma contratação avulsa quando precisar, mesmo saindo mais caro o valor da hora.

Att.,

aplopes's gravatar image aplopes (Jan 11 às 16:02)

monitoramento e backup dos servidores por exemplo é excelente para se prevenir de desastres, você tem que pensar em que tipo de informação eles vão ter diretamente da sua empresa no que tange a acesso.

O mais difícil é medir o que é mais importante nesse momento na sua empresa, para justamente não ficarem refém de vocês mesmos.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jan 11 às 16:18)
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