Boa noite! Venho tendo problema com fps em qualquer jogo com o meu computador e nas 2 primeiras semanas estava normal conseguia jogar e streamar porém agora estou com problema de fps abaixo do normal INDEPENDENTE da configuração grafica que eu colocar... as vezes também ocorrem telas azul mais não é frequente. vou deixar aqui alguns testes que ja fiz e não resolvi:

1- Testei outra fonte

2- testei outras memorias

3- limpei o pc e passei pasta termica

4- fiz todos os processos que eu encontrei na net colocando energia no maximo desfragmentando HD e varias outras

5- olhei meu hd e está tudo 100%

6- vi as temperaturas e fiz testes de stress e está tudo ok

7- Formatei pra todas versões do windows e não resolveram também

8- reinstalei drivers de video e etc também não resolveu

CONFIG DO MEU PC:

Processador intel core i3 4170 3.70 gHz

placa-mãe ASUS h81m-a/br

Placa de Video GTX 1050 2gb

Memória RAM Kingston 2 pente de 4GB 1333mhz

HD Seagate 1TB

Fonte Wise ws-600 watts (sei que é uma * e vou trocar )

OBS: eu uso um adaptador de vga na placa de video pois ela só tem porta HDMI e VDI, poderia ser o problema?

Bom, por favor me ajudem pois não sei mais o que fazer.. aguarda a ajuda de vocês! obrigado.

perguntou Jan 12 às 22:25

Jaum%20Andrade's gravatar image

Jaum Andrade
21

editou Jan 13 às 04:23

Quais jogos e em que configurações você testou e qual o resultado que você tava encontrando nesses jogos (fps médio)?

A quanto tempo esse problema vem acontecendo?

Quanto tempo de vida tem esse PC? Ele foi comprado novo ou usado?

Você conferiu se todos os cabos estão devidamente conectados?

link permanente

respondeu Jan 12 às 23:36

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810227.1k

Os principais são LOL e CSGO, streama a 60fps com o fps acima de 120 no cs nunca dropando e sempre mantendo em 200 180 fps, LOL então 130 a 280 fps no full.. e agora fica 120 e dropa pra 60 50 quanto tem muitos efeitos especiais e independente na configuração grafica acontece o mesmo

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 13 às 00:19)

tem 1 ano, é comprado novo.. e todos os cabo estão conectados! não consigo achar o problema pois levei em uma loja aqui e falaram que era a memoria.. eu tirei ela e não resultou em nada :/

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 13 às 00:20)

Da uma maneirada no linguajar por gentileza.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jan 13 às 11:33)

o.O ?

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 13 às 14:06)

Um i3 não é um processador recomendado para streams, mesmo no caso de jogos leves, usar qualquer coisa que não seja ao menos um quad-core não vai ter bons resultados e forçar sua máquina pra algo além do que ela é capaz pode causar problemas.

Eu recomendo que coloque algum programa para medir o uso de CPU/GPU/RAM in-game, como o MSI Afterburner (aqui tem um tutorial, caso tenha alguma dúvida de como usá-lo), veja se algum componente está o tempo todo em 100% ou se está sendo pouco utilizado e volte aqui com seus resultados.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jan 14 às 00:46)

Eu já fiz esses testes e o mais engraçado é que não chega a 100% eu streamava até pubg tranquilo... ai do nada começeu isso

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 14 às 00:55)

independente da qualidade grafica o fps é o mesmo :/

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 14 às 00:56)

Quando a qualidade gráfica não influencia no desempenho, significa gargalo de processador. Qual programa você usa para fazer stream? Pode ser que você estivesse fazendo stream usando a GPU (codec HEVC/h.265) e por algum motivo o programa (ou você mesmo, sem querer) trocou para a CPU (codec h.264), mas eu repito, esse processador não é recomendado para streams, o resultado gráfico seria péssimo e você notaria muitas quedas de FPS.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jan 14 às 01:27)

Então independente se eu to streamando ou não a diferença do fps das 3 primeiras semanas é gritante.. e meu processador como eu disse não parece estar dando gargalo pois as temperaturas e o uso dele estão normal e é isso que me intriga pois não consigo achar o problema de jeito nenhum :/ to começando a achar que não tem solução

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 14 às 01:51)

irmão acho que você tem razão.. acabei de fazer uns testes e observando no hwmonitor vo que minhas 4 cpus chegaram a 100% seria esse problema então?

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 14 às 02:07)

É provável que seja, o i3 4170 é um modelo antigo e dual-core não são recomendados para atividades pesadas. Se puder testar com outro processador ou testar esse mesmo processador em outra máquina, pra confirmar, seria o ideal.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jan 14 às 02:16)

Amigo, quando eu chego em uma parte critica do csgo a placa sobe pra 99% do nada e o processador fica variando 30 50 70 com tudo no low.. minha placa e uma 1050 nunca que era pra cehgar 99 no cs do nada com tudo no low.. tem ideia de que possa ser? temperatura tava em 65 do processador e da placa 40

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 14 às 03:58)

e também o uso dela no lol fica so em 15 25% mesmo com tudo no ultra processador tbm fica instavel.. sera que é defeito nela? pois ela é nova :/

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 14 às 05:10)

Bom, vamos lá que a explicação pode ser um pouco longa. Começar explicando mais ou menos a função de cada um, a placa de vídeo é responsável por desenhar os frames que serão exibidos pelo seu computador, quanto maior a qualidade gráfica, mais complexos são esses desenhos e por isso exige que a placa trabalhe mais tempo para produzir aquele frame (frametime), fps é portanto a taxa de "desenhos" que a placa de vídeo consegue fazer por segundo e uma taxa alta dá a impressão de movimento que nós temos nos vídeos, já o processador é responsável por pegar esses desenhos e entregá-los ao monitor onde serão exibidos.

Passando agora para o conceito de "gargalo". O gargalo ocorre quando um dos seus componentes (CPU ou GPU) está sendo levado a 100% porém o outro não, e embora a maioria dos vídeos da internet façam parecer que isso é algo ruim e que por isso tem algo errado com seu computador, é perfeitamente normal isso acontecer (já que se não existe limitador de desempenho, o desempenho seria infinito), desde que não aconteça a uma taxa exorbitantemente alta (por exemplo, CPU em 20% e GPU em 100% ou CPU em 100% e GPU em 30%).

Quando a placa de vídeo está sendo o limitador do seu desempenho e esse desempenho está abaixo do esperado, é fácil resolver esse problema abaixando a qualidade gráfica ou a resolução (portanto, reduzindo a complexidade dos desenhos que estão sendo feitos por ela, aliviando a carga). Já quando o gargalo é do processador, é algo mais complicado porque significa que ele não está aguentando carregar mais quadros e a complexidade deles não importa, já que ela não influencia no peso deles (um quadro bem pintado pesa o mesmo de um quadro mal pintado), a única solução verdadeira para um gargalo de processador é trocá-lo por outro mais potente.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jan 14 às 20:52)

Então eu já fiz isso, o porém é que nao adianta mudar qualidade grafica e ela não era pra chegar a 99% de uso pois ela é leva tranquilo esses jogos. deixei umas prints ali em baixo se puder da uma olhada pfv

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 14 às 21:00)

Não havia ficado claro para mim se o gargalo que você havia mencionado era de CPU ou de GPU, mas como você havia dito que eu deveria estar certo no problema, eu assumi que era de CPU (erro meu, deveria ter pedido que trouxesse mais informações a respeito).

Quanto às prints que você postou, elas demonstram um cenário bastante comum em que os fps caem bastante quando uma granada de fumaça é jogada no CS: GO porque ela é um componente de bastante peso na placa de vídeo (inclusive, no benchmark integrado do jogo é certamente a parte mais pesada), além disso, a GPU em 100% é normal também já que você não está limitando a quantidade de FPS a ser exibida.

Vale apontar mesmo assim que a margem que o seu processador tem livre não é o suficiente para fazer lives, como eu disse, stream é um procedimento muito pesado e tentar aliviar a carga diminuindo a qualidade gráfica dela acaba prejudicando o seu público que não vai se sentir atraído pelo seu conteúdo (mas aqui já é uma questão totalmente diferente que eu não vou me aprofundar).

Para ter certeza de que o seu processador esteja entregando todo o seu desempenho, eu sugiro que realize um teste no cinebench. Para se ter um resultado mais próximo da realidade, é sugerido que faça o teste com o Windows em modo de segurança ou após reiniciar, com quaisquer programas possíveis fechados, anote o resultado e compare com os números que encontrar na internet (uma margem de 3 a 5% é aceita).

Agora uma última pergunta, em que loja comprou esse PC? Existem históricos de algumas lojas que se aproveitam de marketplaces como as Lojas Americanas para vender produtos cujos compradores reclamam de perda de desempenho após certo tempo da venda.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jan 14 às 21:00)

entao ela 99% so ocorre quando eu passo na smoke é bizarro! quando eu nao passo ela fica com 15 20 % de uso e eu vi em varios videos testes com a mesma config minha e nao era pra acontecer isso por nos videos o resultado e muito gritando de diferente do meu. comprei em uma loja chama eletti tenho ele a 1 ano.. a placa e nova nem 2 meses de uso

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 14 às 21:18)
exibindo 5 de 17 Todas

Os resultados estão bons para esta configuração, mas tem algo errado com estes medidores de FPS, 200 FPS é fisicamente impossível, qualquer monitor não aguentaria!
Um adaptado para VGA vai causar a perda de quadros, pela propria limitação do padrão e pelo circuito conversor que vai aumentar o tempo de resposta, afinal é um sinal digital sendo convertido para analógico.

link permanente

respondeu Jan 13 às 15:52

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425222.1k

tendi, mais tipo nas primeiras 3 semanas tava normal e dps do nada começou a cair o fps tanto que não consigo streamar direito :/.. será que poderia ser minha placa mãe?

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 13 às 19:23)

a e testei com um outro monitor que não precisa de adaptador e o problema persistiu :/

Jaum%20Andrade's gravatar image Jaum Andrade (Jan 13 às 19:25)

alt text

link permanente

respondeu Jan 14 às 16:32

Jaum Andrade
21

alt text

link permanente

respondeu Jan 14 às 16:32

Jaum Andrade
21

Independente do grafico do game quando chego em partes "pesadas" acontece isso.. e o csgo e um jogo leve e facil pra ela

link permanente

respondeu Jan 14 às 16:33

Jaum Andrade
21

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,991
×4,349
×2,787
×2,761
×2,290
×551
×209
×55

pergunta feita: Jan 12 às 22:25

pergunta lida: 0 vezes