Olá. Uso Excel já há 15 anos para elaborar indicadores por diversas empresas onde trabalhei. Agora que tenho minha própria empresa, desenvolvi uma planilha de Excel 2016 para gerenciar (entradas em estoque, vendas, fornecedores, os clientes são cadastrados com biometria, gráfios diários, etc...). Este é o quarto ano que a utilizo. A planilha funciona rapidamente. O problema é quando preciso acessar a planinha que comunica com essa e gera os gráficos. Demora cerca de 1,5 minutos para abrir e atualizar todos os gráficos, e aproximadamente 8 min para salvar depois. Pensei em comprar um notebook mais novo para ficar mais rápido. O meu é um Sony vaio VPCSB35FB CORE I5-2430M, Cache 3M, 8GB DDR3, HD500GB, Placa de vídeo 1GB dedicada. Pensei em comprar um DELL, I7 8ª geração, com 8 GB de memória ou mais, e SSD 250MB +/- (algo que custe até uns 5.000,00 ou 5.500,00. Mas conversei com um cara que disse que isso não mudaria muita coisa, pois esta configuração estaria acima do que o Excel seria capaz de utilizar, que bastaria um I3 de uma geração mais recente, 8GB de memória, e armazenamento SSD. Então essa é minha pergunta, qual seria o melhor computador para rodar Excel pesado mesmo. Junto com isto uso umas 15 abas do Chrome abertas, aplicativo para música aqui na loja, e-mail, o aplicativo de biometria, e eventualmente mais algumas planilhas ou documentos do word e PDF. Uso eventualmente Corel draw e software para edição de música e vídeos. Mas na hora de abrir a planilha com os gráficos, fecho tudo isso e deixo só o Excel, e mesmo assim fica lento. Agradeço se puderem me ajudar na escolha.

perguntou Feb 02 às 13:35

fabianoonoff's gravatar image

fabianoonoff
16

Certo que melhor processador e placa de video vão fazer muita diferença!

Sugiro o Notebook DELL G3 3579-A20P que tem o i7-8750H, melhor processador móvel da 8ª geração e placa de vídeo GTX 1050-Ti também a melhor placa de vídeo usada em notebooks de linha de montagem.

A série Dell G3 pesar de usar a palavra Gamer é um notebook fino, leve e sóbrio, está com o menor preço de R$ 4.558,09 nesta pesquisa do Google: https://goo.gl/VGy2CD

Esta série Dell G3 prevê a colocação de um SSD m.2, que é o padrão mais rápido de SSD.

alt text

link permanente

respondeu Feb 02 às 17:54

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425222.8k

editou Feb 02 às 18:02

Realmente spicy... excelente a configuração que você sugeriu. Muito obrigado mesmo. Mas continuo com a mesma dúvida sobre se o Excel teria capacidade para usar toda essa "potencia" que o note entrega. Em resumo, queria saber se tem tipo um "teto" para o uso do computador pelo Excel, ou se realmente, quando mais potente ele for, sempre o Excel ficaria mais é mais rápido.

link permanente

respondeu Feb 03 às 00:34

fabianoonoff's gravatar image

fabianoonoff
16

1

Como falei, vai melhorar o desempenho do Excel e qualquer outro programa, principalmente o Excel que é um produto da Microsoft e aproveita muito bem os recursos do Windows.

As únicas limitações que poderiam existir seriam:

  • Armazenamento da planilha na nuvem (Onedrive) ou num servidor Local, que daria um atraso principalmente com internet ou rede local lenta. Coloque a Planilha no proprio notebook.
  • A Versão 360 do Office também faz uso intenso de internet, então use a versão local.
  • Versão antiga do Excel não vai aproveitar bem os recursos do Windows 10, principalmente a multitarefa, distribuindo pelas 12 Threads do i7-8750H.
spicy_question's gravatar image spicy_question (Feb 03 às 13:40)

Qual a versão do Office?

Você compartilha a planilha entre diversos computadores na nuvem ou rede local?

spicy_question's gravatar image spicy_question (Feb 04 às 18:14)

Se quiser uma maquina nova, será uma excelente aquisição, agora se adquirir apenas para tentar solucionar esse "problema" do Excel, vai jogar dinheiro fora. O Excel é uma ferramenta maravilhosa e bem poderosa, mas possui suas limitações, você usa uma planilha que lê outra planilha para gerar gráficos, mesmo que use a melhor das maquinas, vai sempre cair nas limitações do software. Se esse cenário de uma planilha lendo outra funciona bem para você, ótimo, vai ter que se acostumar com o problema, senão vai ter que procurar uma solução mais adequada.

link permanente

respondeu Feb 04 às 10:59

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.7k

Legal amigão, foi exatamente isso que me disseram, e por isso eu queria saber qual o máximo de hardware que o Excel poderia utilizar. Para evitar comprar uma super máquina e o Excel de repente só usar por exemplo 1/3 da capacidade dela, devido as limitações do software.

fabianoonoff's gravatar image fabianoonoff (Feb 04 às 17:54)

Acredito que não haja limitação para o máximo, dependendo da planilha, ele poderia usar toda a sua capacidade de processamento e de memória. Por exemplo, você poderia ter uma planilha com 50k registros, lendo os dados de uma outra planilha e fazendo alguma função do Excel, e ter outra com três vezes mais dados, utilizando um BD e um pouco de VBA dando o mesmo resultado da primeiro, sendo a segunda planilha muito mais rápida do que a primeira. Isso ocorre não por conta do hardware da maquina, mas pela otimização do BD e do VBA, também pela divisão de tarefas entre a aplicação e BD.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Feb 04 às 18:37)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,376
×241
×173
×12

pergunta feita: Feb 02 às 13:35

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Feb 04 às 18:37