Bom dia pessoal, estava precisando montar um computador para edição de vídeos, tendo em vista que na maior parte do tempo serão usados 3 softwares ao mesmo tempo (Premiere, After effects e Photoshop), e as vezes softwares de modelagem 3D. Alguém poderia me dizer quais componentes seriam bons para atender ao que preciso? (outra dúvida também é entre AMD ou INTEL, qual seria melhor?)

Desde ja, Obrigado!!

perguntou Feb 04 às 15:02

dalmatalom's gravatar image

dalmatalom
326

Primeira coisa que você precisa estabelecer é o seu orçamento e qual a sua meta. Edição e renderização, diferente de jogos, são atividades que dependem mais de processador/RAM do que de placa de vídeo.

Processadores da Intel possuem mais desempenho no pacote Adobe devido à utilização da GPU integrada para aceleração de renderização, mas considerando que um i5 9400 tá custando 2x mais que um Ryzen 5 1600 (o equivalente da AMD), eu ficaria com a AMD mesmo.

Sua placa mãe vai depender do processador que você for escolher, para os processadores AMD Ryzen você deve procurar o socket AM4 (recomendo os chipsets B350/450 para os Ryzen 5 ou X370/470 para os Ryzen 7), e para os Intel, você deve procurar as versões mais recentes do LGA 1151 (cuidado pois nem toda placa mãe LGA 1151 é compatível com a 8ª e 9ª geração da Intel, eu recomendo o chipset B360 para os processadores sem final K e os Z370 para os com final K). É importante que uma placa mãe tenha encaixe para tudo o que você for colocar nela.

Quanto à RAM, o ideal seriam 16Gb (dois módulos de 8Gb cada), com a maior velocidade que você conseguisse encontrar, mas como RAM anda muito cara ultimamente, você pode tentar se virar com 8Gb e deixar pra comprar outro pente no futuro. Ontem eu tentei fazer um projeto no After Effects (nada muito elaborado), mas eu sofri porque minha RAM ficava por volta de 90% de uso o tempo todo, então era só dar play ou tentar abrir o Google pra pesquisar alguma coisa que o PC começava a travar.

O melhor custo x benefício ultimamente nas placas de vídeo são as RX 570 e 580 por, respectivamente, R$850 e R$1000.

Fora isso você vai precisar de uma fonte com capacidade para aguentar tudo o que você for colocar no seu PC, um gabinete com boa refrigeração, armazenamento compatível com o quanto você for precisar (acho que um HD de 1Tb é o suficiente, mas é legal colocar um SSD pelo menos para o Windows), se for fazer overclock, é recomendado pegar um cooler melhor que o coolerbox e um gabinete com boa refrigeração.

Se tiver dúvidas sobre como escolher cada uma dessas peças, sugiro a leitura desse post, caso ainda assim sobre alguma dúvida, pode voltar aqui e tirá-las comigo.

link permanente

respondeu Feb 04 às 21:04

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810226.9k

Foi de mutia ajuda seu texto e o outro post explicativo. Portanto pensei em montar com os seguintes componentes:

Processador : AMD Ryzen 7 1800X 3.6 G.Hz

Placa Mãe: ASUS X370 DDR4

Memoria RAM: Kingston 8GB 2400MHz (x2)

Placa de vídeo: RX570 4G DDR5 (Tive algumas duvidas por aqui. Não achei nenhuma DDR4 isso pode acarretar alguma coisa?, de vez em quando costumo jogar alguns jogos, ela supre bem alguns jogos atuais na qualidade mediana?)

Memoria SSD: Kingston 2.5´ 120GB A400 SATA III Leituras: 500MBs / Gravações: 320MBs (ela seria compatível com as outras peças? não achei muita coisa pela descrição)

Na parte da fonte, você poderia me recomendar alguma? não consegui calcular o custo e energia.

Você faria alguma alteração ou tem alguma recomendação?

Obrigado desde já pela grande ajuda!!

dalmatalom's gravatar image dalmatalom (Feb 05 às 13:42)

O Ryzen 7 1800X não vem com cooler, então você teria que adquirir um ou pegar uma versão que venha. Minha sugestão seria o Ryzen 7 2700 que tá R$200 mais caro e vai ter o mesmo desempenho que o 1800X ou pegar um cooler, que vai custar quase a mesma coisa, embora vá resfriar mais que o cooler do 2700, então realmente vai do seu gosto. Meu sonho de consumo é o Cooler Master MA610P, mas ele é bem carinho pra o que ele entrega, então seria mais uma escolha visual mesmo, uma alternativa melhor é o H411R também da própria Cooler Master, que embora não resfrie tanto quanto o MA610P, a diferença deve girar na casa dos 3°C, mas custa metade do preço, também existem muitas outras opções e praticamente qualquer coisa acima dos R$100 vai te servir.

Quanto à placa de vídeo, é isso mesmo, não existem placas de vídeo DDR4 (com exceção de uma variante da GT 1030, mas ela é tão ruim que eu nem considero ela pra nada), mas não tem problema, a memória dela é independente da placa mãe, então não vai ter problema com compatibilidade. Além disso, a RX 570 é capaz de rodar todos os jogos da atualidade acima de 60fps na configuração alta em full HD, imagino que isso seja suficiente pra você.

O SSD é sim compatível com o resto da sua configuração. Ele vai se conectar do mesmo jeito que o HD, um cabo SATA ligado na placa mãe pra passar os dados e outro ligado na fonte pra energia.

Sobre a fonte, eu recomendo uma fonte de 550W com selo 80 plus (de preferência, bronze, mas pode ser white também) e de alguma marca de qualidade (eu sempre recomendo essas: Corsair, EVGA, Cooler Master e Thermaltake).

PS: Se for optar por pegar o Ryzen 7 2700, mande um e-mail pra a loja que vai comprar a placa mãe perguntando se ela já vem com BIOS atualizada, ou terá que fazer isso quando ela chegar para que ela reconheça o processador.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Feb 05 às 18:35)

Uma dica (que não coube na última resposta), tenho memórias RAM iguais a essa e uma coisa que você pode fazer pra melhorar o desempenho delas é overclock. Os processadores Ryzen (especialmente os de 1ª geração) possuem uma dependência muito grande de velocidade das RAMs e embora 2400MHz seja um valor baixo para DDR4, na minha eu consegui chegar a 2933MHz, o que é muito bom e eu tenho certeza que toda memória RAM também consegue chegar, acho até que dava pra conseguir subir mais, mas a partir de 2933 chega a um ponto em que o retorno em desempenho não é tão grande e como o overclock está estável, eu preferi deixar assim.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Feb 05 às 18:39)

Você acha que vale mais a pena uma 2400Mhz com o overclock ou uma 2666Mhz sem? levando em conta que nunca fiz um kkkkk o risco pode ser grande, tudo que sei foi por um tutorial em processador que vi no seu perfil.

dalmatalom's gravatar image dalmatalom (Feb 06 às 12:00)

As pessoas fazem um mistério maior em cima de overclock do que realmente é, também nunca havia feito antes, mas pesquisando bastante encontrei maneiras seguras de fazer. O maior problema é que exige um certo tempo calibrando timings, clocks e voltagens, mas pense que mesmo overclockers profissionais um dia tiveram o mesmo medo que você. O único risco que existe é se você aumentar muito a voltagem e isso ocasionar algum problema na memória RAM, mas se mantendo nos limites seguros, não há mal algum.

Se a memória de 2666 tiver o mesmo preço da 2400, pegaria ela, mas não pagaria mais caro por uma diferença tão pequena.

No meu tutorial eu só mencionei overclock em processador porque é geralmente o mais usado e o que dá mais desempenho, mas como os Ryzen são muito dependentes em memória RAM, estive pensando em adicionar essa seção lá também.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Feb 06 às 21:53)

A diferença esta em torno de 40 - 50 reais mesmo, agora os sonhos de consumo de 4000Mhz está o dobro do preço D:

Dou meu total apoio pra você lançar esse guia, pode apostar que eu testo, vou dar uma pesquisada e vou enfrentar esse medo hehe

dalmatalom's gravatar image dalmatalom (Feb 07 às 13:56)

Eu acho melhor se preocupar depois com overclock, tenha um micro estável para fazer o que foi proposto

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Feb 07 às 15:07)
exibindo 5 de 7 Todas
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,015
×1,228
×706
×534
×457
×451
×10
×6

pergunta feita: Feb 04 às 15:02

pergunta lida: 0 vezes