Antes de ontem fui surpreendida pelo ransomware gandcrab 5.1, que encriptografou meus arquivos e pediu um resgate pra me dar a chave de descriptografar. Por sorte o PC era novo, mas meu HD externo estava conectado e até teve alguns arquivos criptografados. Consegui desconectar o HD a tempo, salvar minhas fotos e formatei o PC. Se eu conectar o HD no PC de novo, posso ser infectada pelo ransomware? Ou será que ele vai continuar criptografando os arquivos mesmo tendo sido deletado do PC?

perguntou Feb 13 '19 às 10:47

gabibomb's gravatar image

gabibomb
33531

Difícil ter certeza, mas corre sim o risco. Acho que a melhor solução para você é rodar um Linux live e escanear seu HD em busca de infecções, como a maioria dessas "pragas virtuais" é voltada para o Windows, seria uma tentativa de não acabar criptografando todo o seu HD externo.

link permanente

respondeu Feb 13 '19 às 11:02

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451211.0k

Fiz isso! Coloquei ele no ubuntu e fiz um backup, depois passei o malwabytes premium no HD, mas não encontrou nenhuma ameaça. Será que algum dia vou conseguir mover esses arquivos do linux pro pc?

gabibomb's gravatar image gabibomb (Feb 13 '19 às 11:10)

O ideal é que já instale ferramentas para detecção e remoção dessa gandcrab 5.1 no Windows antes de espetar o HD nele.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Feb 13 '19 às 11:25)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×982
×200
×157
×6

pergunta feita: Feb 13 '19 às 10:47

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Feb 13 '19 às 11:25