Estou com um problema de conexão bem especifico, uso normalmente o Hamachi para jogar com meus amigos e ele sempre me atendeu bem, só que a partir do momento que um dos meus amigos trocou de provedor de internet surgiu um problema, a conexão se tornou transmitida com um simbolo azul aparecendo, procuramos pelas normais resoluções desse erro e não conseguimos resolver, tentamos diversos outros programas e todos tinham conflito de conexão, mesmo por um jogo steam original tivemos esse problema, até que chegamos a um programa que aparentemente identificou o nosso problema só que com uma resolução também falha(há um link logo abaixo), de acordo com o que eu entendi eu e meu amigo temos um roteador NAT similar e isso faz com que nossas redes conflitem entre si. Enfim, agradeço qualquer ajuda de alguém que tenha conhecimento aprofundado sobre esse assunto. Quase esqueci, não sei se ajuda mas eu e o meu amigo usamos a NET VIRTUA link text

perguntou Feb 17 às 23:52

Leonardo%20Padrone's gravatar image

Leonardo Padrone
11

editou Feb 19 às 11:31

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.7k

O que ocorre é que a NET, por conta da implementação do IPv6 está operando com CGNAT (Carrier Grade NAT), a história é grande e não vou entrar em detalhes, segue breve descrição do que é CGNAT:

"O Carrier Grade NAT (CGN) ou Large Scale NAT (LSN) é um tradutor de endereço de internet. Com o fim de endereços IPv4, as operadoras perderam a capacidade de fornecer um IP público e dinâmico exclusivo para cada dispositivo. Já que nem todos os dispositivos estão preparados para o IPv6, o que fazer? Compartilhar um IP público e dinâmico com mais de um usuário, para poder suprir a demanda. Isso é o CGNAT."

Para maioria das pessoas isso não cria nenhum tipo de problema, mas para quem precisa por qualquer motivo fazer um acesso de fora para dentro de sua rede já não consegue.

"Compartilhar um IP público e dinâmico com mais de um usuário" aqui mora o problema, se você tem um IP compartilhado, como uma requisição vai chegar a sua rede?

Como resolver? Primeiro acesse as configurações do modem da NET e verifique o IP que está na WAN, geralmente começa com 100.xxxx, verifica o seu IP publico em algum site e compare, se estiverem diferentes você está em CGNAT(geralmente o 100.xxxx já indica que está em CGNAT).

A prática é proibida? Não, ela é regulamentada pela ANATEL e é um "mal necessário" até que o IPv6 seja uma realidade. Talvez a NET poderia ter implementado outra solução, mas isso é outra discussão.

Passos para resolver:
Após confirmar o CGNAT na sua rede, ligue para o atendimento "técnico" da NET;
IMPORTANTE
Anote e guarde o protocolo gerado por esse contato;
Diga para o atendente que você instalou um sistema de segurança em casa e o técnico informou que você não consegue acessar as imagens de fora da sua rede por conta do CGNAT;
É improvável que ele resolva, e é bem provável que nem entenda o que você disse;

Bom, se tiver sorte e ele resolver, acaba aqui, senão, siga os próximos passos:

Pegue o protocolo que anotou anteriormente e abra uma queixa no sistema da ANATEL, descreva a mesma coisa que falou acima, segue link do sistema da ANATEL;

FOCUS - Suporte do Atendimento aos Usuários

Após o registro da queixa, ligue para a ouvidoria da NET, 0800 701 0180, com o protocolo que tem guardado(a ouvidoria só atende com o protocolo), faça a mesma queixa, vai ser aberto um novo protocolo agora pela ouvidoria, eles vão te da um prazo para resolver o problema;
Aguarde o prazo e eles te tirarão do CGNAT.

link permanente

respondeu Feb 18 às 09:29

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.7k

editou Feb 18 às 09:37

Muito obrigado pela sua resposta!! Assim que possível farei os procedimentos e te dou o feedback. Eu acabei mandando o link errado acima, por algum motivo o link buga na hora de eu mandar. O que eu queria dizer era isso aqui https://i.imgur.com/QOPAmNR.png

Leonardo%20Padrone's gravatar image Leonardo Padrone (Feb 18 às 10:58)

Fiz o procedimento Callazzans, porém estou na duvida agora sobre a reclamação na ouvidoria, qual protocolo que eu tenho que utilizar? o primeiro da NET ou o da ANATEL? E se for o da NET qual a utilidade de fazer a reclamação na ANATEL antes de falar com a ouvidoria?

Leonardo%20Padrone's gravatar image Leonardo Padrone (Feb 18 às 22:04)

O protocolo que utiliza na NET é sempre o da NET, é para a ANATEL acompanhar o caso, toda reclamação aberta no sistema da ANATEL a operadora tem que resolver. No caso, você está abrindo reclamação em dois canais diferentes que vão acompanhar o seu caso, um da própria operadora e outro da agencia reguladora.

Só para confirmar? Sua rede está em CGNAT?

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Feb 19 às 08:52)

Entendi. Sim está, confirmei da forma que você explicou

Leonardo%20Padrone's gravatar image Leonardo Padrone (Feb 19 às 10:53)

Para me tirarem do CGNAT é necessário que o técnico venha aqui? O que ocorreu foi que eu ainda não tive sucesso ao reclamar na ouvidoria, fiquei uns 30 min tentando e pediram pra ligar mais tarde. Mas depois recebi uma ligação da NET dizendo que enviarão um técnico para a quinta-feira averiguar. Só que ele averiguaria um problema de segurança(?) que n é o caso correto? Eu encaminho ele falando que o problema é com o CGNAT em especifico ignorando essa história de segurança ou explico a situação para a resolução? Creio que provavelmente esse técnico não vá saber resolver também, então...?

Leonardo%20Padrone's gravatar image Leonardo Padrone (Feb 20 às 01:03)

Infelizmente é chato assim mesmo, ligue de novo e diga que não quer a visita do técnico, apenas que seja retirado do CGNAT, esse procedimento é feito por lá mesmo.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Feb 20 às 09:17)

Liguei agora para a ouvidoria pedindo que só removessem o CGNAT e que não enviassem o técnico, e me foi dito que esse técnico que está sendo enviado é da ANATEL e que não podem remover o CGNAT com um protocolo aberto na ANATEL

Leonardo%20Padrone's gravatar image Leonardo Padrone (Feb 20 às 11:09)

Parece que eles te meteram num "embromeichon", não sei o porque, o fato é que jamais um técnico da ANATEL iria na sua casa para ver isso, só pelo simples fato de eles não "terem nada" com isso, pois você tem um contrato particular com a NET, e a ANATEL é apenas o órgão regulador. Você tem dois caminhos a seguir, um é desistir e deixar para lá, o outro é seguir com suas reclamações até te tirarem dessa maldição. Fica a seu critério. Se resolver segui você pode fazer o seguinte, no FOCUS você não pode abrir várias reclamações para o mesmo problema(se o fizer, elas serão canceladas), mas no sistema da NET pode abrir quantas reclamações quiser. Cada ligação que fizer no atendimento da NET vai gerar um protocolo, ANOTE TODOS. Para cada protocolo, faça uma reclamação na ouvidoria, AGORA É O PULO DO GATO, você não pode abrir várias reclamações para o mesmo problema a ANATEL, mas pode abrir várias reclamações indicando que a ouvidoria não resolveu o seu problema. Vai chegar em um momento que terá tantas reclamações na ANATEL que a NET simplesmente vai resolver o seu problema. Conseguiu acompanhar? É chato, chega a ser absurdo, mas se não bater de frete, não terá o seu problema resolvido.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Feb 20 às 17:17)

Só para você entender a questão. Isso ocorre não porque a NET é uma FDP ou porque ela não está nem ai, o problema é a escassez de IPv4, isso faz com que ela dificulte essa liberação, pois para nós clientes que não pagamos por IP fixo, nesse cenário é um "prejuízo" para ela, pois mesmo com nosso IP dinâmico, para quem é cliente NET a muito tempo sabe que ele é praticamente fixo, a diferença é ela pode mudar nosso IP na hora que quiser e dos outros não.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Feb 20 às 17:26)

Muito obrigado mesmo pela assistência e atenção de verdade!!! Vou deixar isso pra lá e trocar de operadora, muita dor de cabeça pra uma coisa só, abraço callazzans.

Leonardo%20Padrone's gravatar image Leonardo Padrone (Feb 20 às 21:17)

Opa, achei que não ia mais ter salvação, mas o técnico que veio ontem aqui era mais especializado, e me tirou do CGNAT, ele perguntou sobre as cameras até, mas eu inventei umas desculpinhas. Muito obrigado callanzzans, problema resolvido!!!

Leonardo%20Padrone's gravatar image Leonardo Padrone (Feb 22 às 11:38)
exibindo 5 de 11 Todas
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,067
×854
×50
×45
×45
×11
×10
×1

pergunta feita: Feb 17 às 23:52

pergunta lida: 0 vezes