Instalei o programa IRPF 2019 e quando utilizo a opção IMPORTAR DADOS da declaração 2018 (.DEC), está apresentando seguinte mensagem de erro:

O arquivo não obedece a especificação de leiaute definido pela RFB. Arquivo não pode ser importado.

Utilizo Windows 10 64

perguntou Feb 25 '19 às 16:09

jpalma's gravatar image

jpalma
16

editou Mar 06 '19 às 14:16

annakellenbull's gravatar image

annakellenbull ♦♦
711202.7k

Relato minha experiência pois poderá ajudar, talvez. Meu problema é que tinha baixado o DIRF 2019 (declaração feita pela FONTE PAGADORA, disponível aqui: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirf-declaracao-do-imposto-de-renda-retido-na-fonte/tabelas-pgds/programa-gerador-da-declaracao-dirf-2019).

Ao identificar o equívoco, localizei o programa correto IRPF 2019, disponível aqui: http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2019/download/windows

Após baixar e instalar, importou sem erro os dados do ano anterior.

link permanente

respondeu Mar 03 '19 às 12:15

ssppidder's gravatar image

ssppidder
346

1

foi exatamente o que ocorreu comigo

grato

jpalma's gravatar image jpalma (Mar 04 '19 às 10:30)

Valeu. Tinha instalado o DIRF. O correto é IRPF. Desistalei o primeiro e instalei o segundo e a importação dos dados de 2018 funcionou corretamente.

Bruno%20Duda%20D%20Matos's gravatar image Bruno Duda D Matos (Mar 08 '19 às 14:34)

Se você fez backup usando o proprio programa da receita, o arquivo tem a extensão .DBK!

Mas pegando dos diretórios originais do Programa da receita:

• O certo é pegar o arquivo .DEC do diretório transmitidas, comigo não deu problema:
    C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2018\transmitidas
    Porque é a versão com as ultimas alterações.

• Uma alternativa é pegar o arquivo .DEC do diretório gravadas:
    C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2018\gravadas

link permanente

respondeu Feb 27 '19 às 12:03

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192612.1k

editou Feb 27 '19 às 12:04

Obrigado, vou testar

jpalma's gravatar image jpalma (Feb 27 '19 às 14:49)

Aqui tem o passo a passo para baixar e instalar o programa da Declaração de Imposto de Renda 2019, já com os links certinhos.

Vale a pena dar uma olhada nas instruções também para evitar qualquer erro:

IRPF 2019: como baixar e instalar o programa da declaração IPRF

link permanente

respondeu Mar 06 '19 às 14:13

juujumfarias's gravatar image

juujumfarias
101423723

Não esta conseguindo ,porque vc instalou o Dirf e não o IRPF aconteceu comigo também

link permanente

respondeu Mar 05 '19 às 20:01

strutz's gravatar image

strutz
111

Muito obrigada, me ajudaram muito! Quando digitei no google IRPF2019 , veio link do DIRF2019, que NÃO é o programa para fazer a declaração conforme ssspidder relatou, por isso não é possível importar os dados. Baixando o programa correto, deu tudo certo! ; ) http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2019/download

link permanente

respondeu Mar 06 '19 às 13:51

Luuu's gravatar image

Luuu
111

1

Funciona...Mas é o de 32 bits...Não o de 64 bits...

WROD's gravatar image WROD (Mar 06 '19 às 14:08)

Existe o aplicativo "Meu Imposto de Renda" para celular, que permite baixar o arquivo do imposto de renda do ano anterior. Então você poderá fazer a declaração no proprio celular ou exportar o arquivo para o computador.
Melhor pegar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" na Play Store do proprio celular para evitar enganos.

No computador também dá para pegar o arquivo do ano anterior, mas tem que ter a certificação digital da Receita Federal.

Só não entendi por que é possível baixar o arquivo do imposto de Renda no celular e no computador só com certificação digital, até parece que um aplicativo no celular é mais seguro!

link permanente

respondeu Mar 02 '19 às 13:57

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425223.5k

editou Mar 03 '19 às 16:12

Boa noite, consegui resolver importando na aba ferramentas > cópia segurança>restaurar espero ter ajudado

link permanente

respondeu Mar 06 '19 às 20:44

Orocha's gravatar image

Orocha
16

Esse método funcionou comigo! Obrigado.

william_welter's gravatar image william_welter (Apr 10 '19 às 15:02)

Também estou com o mesmo problema.

link permanente

respondeu Feb 27 '19 às 08:03

ssppidder's gravatar image

ssppidder
346

Tentei mas ainda não funciona! Será que tem outro jeito?

link permanente

respondeu Mar 02 '19 às 12:39

JeffSilva's gravatar image

JeffSilva
1

Também testei com os dois formatos e nada. Reinstalei o programa mudando para a versão 32bits e continua com se importar. Não sei mais o que fazer.

ssppidder's gravatar image ssppidder (Mar 02 '19 às 12:54)

Estou tendo o mesmo problema que você...Já tentei importar os dados de vários outros locais sem sucesso...Não sei qual o problema...

link permanente

respondeu Mar 03 '19 às 21:30

WROD's gravatar image

WROD
21

Fala, Wrod. Veja se não tá ocorrendo o que ocorreu comigo. https://forum.techtudo.com.br/link_resposta/303401/

ssppidder's gravatar image ssppidder (Mar 04 '19 às 09:33)
1

ssppidder, Obrigado pela resposta...Na verdade depois de inúmeras tentativas infrutíferas, desinstalei o programa e reinstalei na versão para 32 bits...Curiosamente, funcionou... Não sei dizer porque...Pois o sistema operacional do meu PC é Windows 64 bits... Enfim, prá mim deu certo dessa forma...

WROD's gravatar image WROD (Mar 04 '19 às 13:00)

Esqueci de falar do detalhe da versão do Java que todo ano dá problema com muita gente!

Desconfio que você não tem o Java de 64 bits instalado, pois comigo deu certo e eu tenho as duas versões do Java de 64bits e 32bits.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Mar 04 '19 às 13:27)

spicy_question, Atualizei ontem o Java (a versão atual instalada - Java 8 Update 201 (64-bit)...E mesmo assim não funcionou o software...

WROD's gravatar image WROD (Mar 04 '19 às 18:43)

Realmente deve ser problema da versão de 64 bits, pois fui verificar e a minha versão é a de 32 bits!

Vou esperar chegar o dia 7 para enviar a declaração, para evitar qualquer problema, depois eu instalo a versão de 64bits para verificar se vai repetir o problema!

spicy_question's gravatar image spicy_question (Mar 04 '19 às 21:33)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×43
×22
×11
×6
×1

pergunta feita: Feb 25 '19 às 16:09

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Apr 29 '19 às 12:13