Atualmente tenho 8GB RAM DDR3 1600MHZ em SINGLE CHANNEL.

Porém por algum motivo só está utilizável 7,89GB dos 8GB (Sim,eu tenho uma Placa de video) além de não entender o porque isso acontece,quero fazer dual channel de RAM porém com +2GB RAM totalizando 10GB ou +4GB RAM totalizando 12GB dependendo de quanto eu tiver disposto a pagar...

Vi videos e outros tópicos em fóruns dizendo que basta ter a mesma frequência mas ainda estou meio inseguro do dual channel não funcionar ou não utilizar os 10GB ou 12GB RAM e continuar reconhecendo apenas 7,89GB.Devo me preocupar ou não?

OBS:(Minha placa mãe suporta até 16GB RAM).

perguntou Mar 07 às 20:38

uhaeyrakvlbgafnidfbl's gravatar image

uhaeyrakvlbgafnidfbl
1141

Bom, vamos lá que houve um salto enorme ali no meio do seu raciocínio. Memória RAM não é a mesma coisa que VRAM, VRAM é a memória da placa de vídeo que alcança velocidades muito mais rápidas que a RAM comum (dentre outros motivos, por usarem padrões mais rápidos como o GDDR5 e agora o GDDR6), enquanto que RAM é destinada ao processador, único momento que RAM e VRAM se confundem é caso você esteja usando gráficos integrados (porque eles ficam no processador) ou caso você esteja rodando algo que precisa de mais VRAM do que você tem disponível e o PC começa a puxar da RAM (mas o caminho oposto não acontece, VRAM não se torna RAM) e ainda assim não chega a ser uma mistura das duas, apenas uma alocação de RAM. Espero que essa parte tenha ficado clara até agora.

Para rodar em dual-channel, o ideal é que você compre um pente exatamente igual ao atual pra maximizar as chances de não acontecer nenhum erro, no entanto, você deve ser capaz de usar ele comprando outro pente com mesma capacidade (Gb), velocidade (MHz) e latência (CL). Dependendo do chipset da sua placa mãe, pode ser possível igualar os valores de velocidade e latência por overclock na BIOS, mas isso também é outra história. Existem casos de dual-channel que funcionam com memórias com capacidades diferentes, mas eles são a exceção, não a regra, portanto eu não arriscaria.

Qualquer dúvida que tenha ficado nessas duas explicações você pode deixar aqui embaixo.

link permanente

respondeu Mar 08 às 00:32

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810227.1k

Boa noite amigo,oque eu quis dizer com a placa de video é que tenho uma offboard,normalmente as onbord comem a RAM e normalmente esse negócio de aparecer por exemplo,8gb ram utilizavel 7,9gb acontece,oque não é meu caso,mesmo tendo uma offboard isso ainda ocorre.

uhaeyrakvlbgafnidfbl's gravatar image uhaeyrakvlbgafnidfbl (Mar 08 às 00:43)

Isso é normal, tem a ver com como a memória é construída, nunca chega a ser 8Gb mesmo no total, não faz diferença se você possui placa de vídeo ou não.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Mar 08 às 00:53)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,350
×2,763
×2,051
×1,247
×953
×924
×717
×491
×345
×310