Olá, pessoal! Estou com um probleminha no meu computador.

Há uns 2 anos atrás, eu jogava todos os dias no meu computador. Sempre desligava na tomado, ao dormir e p ligava ao acordar. Nunca senti nenhum problema . Porém, num certo dia, no meio de uma partida, o computador simplesmente apagou de vez, como se tivesse tirado da tomada. Esperei uns segundos, liguei o PC e fui terminar a partida. Ao longo do tempo isso foi ocorrendo mais e mais, até me indicarem eu trocar de fonte, que no momento era uma Corsair CX500.

Troquei a fonte, por uma que vem em PC da Dell e o computador ficou funcionando normalmente por um tempo, até dar um problema similar. Dessa vez, além de desligar o PC, a tela congelou no meio do jogo. O problema acontecia bastante. Até me indicarem trocar a pasta térmica do processador e da placa de vídeo, além de fazer uma limpeza (a limpeza sempre fiz, de tempos em tempos). Fiz a limpeza e o problema parou momentaneamente.

Alguns meses depois, fui ligar o PC e simplesmente não ligava mais. Fiz uns testes e o problema parecia ser a placa de vídeo que tinha queimado, uma R9 270 de uma fan.

Troquei a placa por uma GeForce GT 720 e troquei a fonte também. Tirei a da Dell que eu tava usando e botei uma Hoopson, de 500w "reais".

Usei durante uns meses sem nenhum problema, mas voltou a congelar a tela no meio dos jogos. Não é tão constante como na antiga placa de vídeo, mas tá acontecendo bastante. Eu limpo o PC, troco pasta e fica umas duas semanas sem dar problema, mas volta tudo de novo. É como se tivesse superaquecendo mais que o normal. Gostaria de alguma ajuda, pra saber qual pode ser o problema.

Obs.: Já troquei o cooler do processador, por outro similar Testei as duas fontes com a placa de vídeo atual e, de tempos em tempos, o problema volta

Informações do computador Placa mãe - Gigabyte 970A-D3P Processador - AMD FX 6300 Placa de vídeo - GeForce GT 720 Memória RAM - 2x Kingston DDR3 4GB 1333 Mhz Hard Disk - Seagate Barracuda 1TB

perguntou Jun 30 às 19:37

jonatanmelo22's gravatar image

jonatanmelo22
11

Essa sua configuração, complementada com componentes padrão, necessita de uma fonte de 500w com certificação 80 plus!

As fontes Hoopson 500w são fracas e não tem certificação, nos testes elas entregaram 200w ~ 240w, essa expressão Real não tem mais credibilidade, pois muitos fabricantes usavam indiscriminadamente, por isso surgiu as certificações das fontes.

Este lance de você usar uma fonte de um PC da Dell, reforça a suspeita que seu problema sempre foi a fonte, pois as fontes de Pcs de marca, usam uma fonte com a potencia minima necessária!
Aposto que este PC da Dell tinha uma configuração fraca!

link permanente

respondeu Jul 01 às 01:28

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425223.0k

A fonte da Dell e a placa de vídeo GT 720 eram do mesmo PC, mas rodava com um processador bem inferior. E corrigindo! Meu processador antigo não era Corsair CX500, mas sim um CX750. Usei o computador por 2 anos, com essa fonte e nunca tive problemas, até o computador começar a desligar.

jonatanmelo22's gravatar image jonatanmelo22 (Jul 01 às 12:59)

Então aumenta ainda mais a suspeita de ser a fonte; o processador do DELL era mais fraco, e a fonte CX750 deu defeito por alguma sobrecarga de energia e começou o problema.

Verifica as voltagens da fonte atual com o programa HWmonitor, pega do site oficial:
https://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

spicy_question's gravatar image spicy_question (Jul 01 às 22:16)

Essas são as informações relacionadas a voltagem, dadas no HWmonitor:

Mainboard Model 970A-D3P Hardware monitor ITE IT8728 Voltage 0: 1.07 Volts [0x59] (CPU VCORE) -- Voltage 1: 1.48 Volts [0x7B] (VIN1) -- Voltage 2: 2.03 Volts [0xA9] (VIN2) -- Voltage 3: 2.03 Volts [0xA9] (VIN3) -- Voltage 4: 1.99 Volts [0xA6] (VIN4) -- Voltage 5: 1.18 Volts [0x62] (VIN5) -- Voltage 6: 2.22 Volts [0xB9] (VIN6) -- Voltage 7: 1.64 Volts [0x89] (VIN7)

Hardware monitor NVIDIA NVAPI Voltage 0: 0.84 Volts [0x345] (GPU)

jonatanmelo22's gravatar image jonatanmelo22 (Jul 02 às 11:07)

Eu não tenho muito conhecimento nessa parte de fonte e voltagem. Se as informações dadas estiverem incorretas, posso tirar um print e tentar pôr link aqui ou algo do tipo

jonatanmelo22's gravatar image jonatanmelo22 (Jul 02 às 11:17)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×601
×422
×13

pergunta feita: Jun 30 às 19:37

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Jul 02 às 11:17