Tenho um notebook de 2009/2010. Sempre fui extremamente cuidadoso com o notebook, faço manutenções, limpezas, trocas de pasta térmica, etc. O computador roda liso. Essa é a verdade. Inclusive em jogos ainda consigo obter um bom desempenho (nas configurações mínimas, claro. É um notebook, antigo, e não gamer) 9 anos depois (hoje, 2019), vi uma promoção de RAM. Me surgiu uma dúvida, que é a que perguntei.

Meu notebook suporta até 8gb (de acordo com o manual e fabricante). Tenho 2 slots com 2 pentes de 2gb (4gb RAM ao todo).

O que aconteceria se eu colocasse dois pentes de 8gb? (totalizaria 16gb RAM) reconheceria apenas um pente? Computador não ligaria? Reconheceria os dois pentes (16gb) mas trabalharia no máximo da mãe (8gb)? Pode causar algum dano no notebook em qualquer peça que seja? Queimar algum componente? Forçar algum?

Alguém sabe responder isso?

Fazer um upgrade colocando RAM além do que seria previsto para a máquina causa quais possíveis benefícios e malefícios?

perguntou Jul 19 às 19:58

Like%20a%20Boss's gravatar image

Like a Boss
1

editou Jul 22 às 17:18

louisequimas's gravatar image

louisequimas ♦♦
2461

O mais provável é que ele não reconheça a quantidade extra, mas dependendo da placa mãe, pode ser que ela nem ligue. Não vai causar nenhum dano ao notebook, mas seria desperdício de dinheiro comprar mais do que seu notebook suporta. Observe também que alguns notebooks possuem um pente de RAM soldado, então tenha certeza de que não é o seu caso.

link permanente

respondeu Jul 22 às 20:56

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810227.5k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,817
×2,854
×993
×683
×464
×359
×318
×277
×113
×53