Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

sartoryus

Membro

Mensagem de erro na GPU RX480: o que pode ser?

Perguntou 6 anos atrás

Olá gente, estou procurando por uma iluminação sobre este problema que estou tentando resolver, até aqui sem sucesso. Realizei uma compra de uma GPU RX480 (Sapphire Nitro+ 8G GDDR5 UEFI), por míseros R$300, apesar dos problemas e reviews na internet, principalmente quanto ao seu TDP real e temperatura. Ela estava a 6 meses parada e por desencargo de consciência, resolvi abrir, limpar, trocar as fitas e pastas térmicas, antes de qualquer contato com a alimentação. Não identifiquei qualquer traço de oxidação dos componentes ou trincas na placa. Agora a placa se encontra em código 43 (O Windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas). Então logo parti para, ATIFLASH/GPU-Z/AMD DRIVERS, como é uma "dual BIOS", fiz um backup delas, fui ao TECHPOWERUP e procurei pelas bios, flashei para antigas, novas, clocks abaixo e acima do default, RX470 e nada. O GPU-Z reconheceu as bios antes e depois dos flashs, então entendi por caso resolvido. Tentei a remoção geral dos driver de vídeo pelo DDU e reinstalação manual, auto-detect e Crimson ReLive, nada. Cheguei a pensar que poderia ser meu slot PCI-E, tentei x16 e x16 (x4 alimentação), inclusive instalei uma GT620 que estava guardada aqui e é bem mais antiga que que essa RX480 de 2016, e funcionou perfeitamente. Quanto ao meu setup:
i7 8700
B360M D3H GIGABYTE
(2x 8Gb) 16Gb Hyperx DDR4 2400Hz
Corsair CX550M 80+ Bronze
HDD 1Tb Seagate
SSD 240Gb Samsung 

Windows 10 pro
Segundo o OuterVision® Power Supply Calculator, minha PSU atual com a placa é de 420W, acredito que minha fonte oferece margem suficiente.
Este tópico é minha última alternativa antes de levar a um profissional que espero ser de bom caráter, porque entendo muito pouco de eletrônica das GPUs e não seria complicado me vender algo de que não preciso.

Agradeço desde já pela atenção e pelo esforço.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE