Pessoal, boa noite!

Comprei um pc de segunda mão já tem mais de 1 ano.

Ultimamente, estou com 1 problema no FAN do processador. O mesmo está perdendo velocidade e o computador chega a desligar.

Estou usando às seguintes configurações:

Placa mãe: AsRock h61M-HG4 Processador : Intel Core i5° 2310 Memória: 8 GB Fonte: VS 400 Corsair SSD: 240 Kingston.

Toda vez que o cooler chega à 400/500 RPM, o uso do processador chega perto dos 100% e desliga o computador.

Unica opção é, ficar puxando o cooler pra frente ou colocar o dedo na "ventoinha" e assim, ele volta a casa dos 2k RPM mas logo começa a cair.

Uso um cooler da "coolermaster" bem bosta mesmo (foi o que veio).

Tentei colocar um coolerbox da intel mas eu me emxxcetei e quebrei uma das travas.

Alguém poderia me dar 1 luz do que pode ser...?

perguntou Oct 17 às 00:25

willmarcelo's gravatar image

willmarcelo
21

editou Oct 17 às 17:28

Mais provável é o rolamento da ventoinha (FAN) gasto!

Tenta lubrificar com uma gota de óleo de maquina, levanta o adesivo que existe um furo para lubrificação.

Mas se for uma ventoinha padrão de 120 mm, geralmente é fácil de trocar sem soltar o dissipador, basta retirar os 4 parafusos!

Serve este modelo de 120mm de 4 pinos, com controle de velocidade pela placa mãe:

https://www.ebay.com/itm/12V-4Pin-largura-de-impulso-de-modulacao-120mm-X-25mm-hidraulico-de-refrigeracao-ventilador-do-/323654751944?_trksid=p2385738.m4383.l4275.c10

link permanente

respondeu Oct 17 às 03:06

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.5k

Boa noite mano.

Então, esqueci de mencionar que é o cooler do processador que está apresentando esse problema...

Tem horas que, se eu deixar ligado, em 10 minutos ele desliga mesmo sem ninguém mexer.

Sai quase agora e fiquei quase 3 horas fora, voltei e estava de boa.

Não sei realmente mais o que fazer.

Já troquei as entradas na placa mãe. Na entrada do fan na placa, fica bem devagar e quando troca pro chassis fan, ela fica de boa.

willmarcelo's gravatar image willmarcelo (Oct 17 às 17:28)

A ventoinha para o cooler do processador, tem controle de velocidade de acordo com a temperatura, quando o processador está frio fica em torno de 600 rpm e chega no máximo à 2400 rpm.

Se ligar a ventoinha no conector para o gabinete, pode aquecer o processador, pois o sensor de temperatura não fica no processador.

Essa ventoinha que indiquei é para cooler de processador (sem LED), mas muitos modelos de cooler tem a ventoinha é presa de maneira diferente, só compre se for deste modelo padrão, com 4 parafusos presos por cima.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Oct 17 às 18:37)

Entendi, mas desde que eu comprei, nunca tivesse esse problema.

Ultimamente que ele começa a parar de girar (algumas vezes eu to jogando e ele baixa pra 233 rpm e o uso fica 100% e então desliga.

Estou pensando seriamente em trocar o gabinete e comprar um watercooler para ver se resolve.

willmarcelo's gravatar image willmarcelo (Oct 17 às 18:55)

Pode ser problema no sensor de temperatura, liga direto na fonte que fica funcionando na velocidade máxima! Existe um cabo conversor para ligar o plugue 4 pinos da ventoinha no cabo molex da fonte, custa uns R$15.

alt text

Deepouter's gravatar image Deepouter (Oct 17 às 19:44)

Vou procurar esse tipo de cabo... Ou trocar de fonte, sei lá.

Ta complicado porquê parece que a fonte não ta suportando.

Mesmo usando placa de video, parece que o cooler da placa não ta dissipando o calor.

Outra coisa que eu percebi, é que, toda vez que abro qualquer guia no Opera/Mozila, meu uso de cpu vai para 100%.

Toda vez que chega a 100%, se não baixar, ele desliga o computador....

willmarcelo's gravatar image willmarcelo (Oct 19 às 14:56)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,889
×2,871
×1,681
×240
×184
×10
×4
×3

pergunta feita: Oct 17 às 00:25

pergunta lida: 0 vezes