Bem eu respondi a duas pergunntas recentemente sugerindo a configuração de um PC gamer com processador XeonE5 v3, da Intel, que tem 2 CPU na cofiguração de soquete e os nucleos variam de 4 a 24. Ele é bom para jogos?

perguntou Dec 08 '19 às 16:14

paladin58's gravatar image

paladin58
16717

Existem quase 50 processadores Xeon E5 v3, você teria que ser mais específico, mas não, ele não é aconselhável pra jogos porque são modelos desenvolvidos para servidores, isso significa que eles possuem muitos núcleos mas, pra compensar por isso, os clocks são muito baixos (observe o E5-2603 v3, por exemplo, que possui clock base de 1.6GHz, enquanto que os modelos mais caros raramente passam de 3GHz).

Além disso, eles são processadores Haswell, ou seja, da quarta geração de processadores da Intel, são bem antigos, você só deve encontrar modelos usados no mercado e você precisa de uma placa mãe própria pra eles (socket LGA 2011) que são bem mais caras por possuírem certas funções como quad-channel. Sem dúvida optar por modelos mais convencionais como os Ryzen ou a 9ª geração da Intel são opções melhores.

PS: Vi também que você andou recomendando placas de vídeo QUADRO, essas placas são desenvolvidas pensando em trabalhos de render, então o desempenho em jogos delas é muito pequeno, mesmo os modelos mais baratos de GTX e RX têm mais desempenho em jogos que os modelos mais caros das QUADROs.

PSS: 64Gb de RAM é exagero mesmo pra quem trabalha com render, nesses casos, 32Gb seria mais do que o suficiente para atividades bem exigentes, apenas 1% das pessoas precisaria disso (chutando valores, claro). 16Gb é bem mais acessível em questão de preço e é o suficiente para jogos (mesmo 8Gb já dá pra se sair bem, na verdade). Por último, um SSD de 2Tb custa muito, você deve analisar caso a caso o que a pessoa tem, o que ela quer alcançar e o quanto ela pode gastar, pra uma pessoa normal, uma excelente combinação seria um SSD de 240Gb para o sistema operacional e um ou dois jogos favoritos e um HD de 1Tb para demais arquivos e jogos ou caso ela queira um sistema exclusivamente com SSDs, então eu recomendaria um NVMe de 240Gb e um SATA de 500Gb ou 1Tb de SSD (NVMe ou SATA, a depender do orçamento da pessoa).

link permanente

respondeu Dec 08 '19 às 17:22

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810227.8k

editou Dec 08 '19 às 17:29

E se eu sugerise um processador Xeon E7 v5, que tem 4 CPU com 256 GB de RAM + 2 HDs (sem ser SSD) de 2 TB + placa de vídeo GTX 1080 Ti em SLI? Iria rodar 10 jogos no ultra ao mesmo tempo (apesar de isso custar beeeeeem caro mesmo)?

paladin58's gravatar image paladin58 (Dec 08 '19 às 22:12)

Bom, vamos por partes.

Primeiro sobre a configuração, o mesmo problema que eu citei pra os E5 v3 é válido pra os E7 v5, são caros e o desempenho em jogos é inferior ao dos processadores mainstream. Sobre a RAM, leia o que eu já falei sobre o quanto de RAM você precisa pra rodar um jogo. SLI é uma tecnologia que não é bem aproveitada em quase todos os jogos atualmente, apenas um ou outro jogo (como Battlefield) consegue usar bem SLI, a maioria não vai nem reconhecer a segunda placa de vídeo e o gasto com 2 GTX 1080 TI dá pra comprar uma RTX 2080 TI e sobraria.

Agora sobre rodar 10 jogos ao mesmo tempo, pra que você iria querer isso e de que maneira estamos falando? Se você quer pegar um PC e através de virtualização dividir como se fossem várias máquinas (tipo uma lan house em um único PC que se divide em vários monitores, mouses e teclados), você iria precisar de muito tempo, conhecimento técnico e investimento financeiro. Provavelmente seria mais barato comprar 10 PCs simples do que um PC como esse que você listou (só as 2 GTX's já dariam na casa dos R$8000~1000, o que atualmente daria pra comprar mais de 10 RX 580's).

Se você quer rodar literalmente 10 jogos ao mesmo tempo em um só PC, você simplesmente não vai conseguir porque não teria como controlá-los simultaneamente, sempre a janela destacada será a que você poderá controlar.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Dec 08 '19 às 23:05)

Quando surgiu esta onda de Xeon, logo suspeitei que era mais uma tentativa de vender falsificações chinesas, com este video aumentou a minha suspeita:
https://youtu.be/SM9qKSCSuCA

@paladin58, o que te levou a perguntar sobre este Xeon ?

link permanente

respondeu Dec 09 '19 às 01:10

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425223.2k

editou Dec 09 '19 às 16:24

1

Tem alguns toscotubers indicando comprar xeon para montar máquina gamer, mas é coisa encalhada que não vendeu, coisa sem padrão de qualidade, e o desempenho com processadores domésticos que foram pensados nisso é inferior, e pagam caro, eu ja vi gente gastando 1500 pra montar xeon e não aguentam a carga .

https://www.youtube.com/watch?v=qTZ17z_F0GU

veja as perguntas sobre xeon no fórum:

https://forum.techtudo.com.br/buscar/?q=xeon&Submit=&t=question

é uma plataforma que não tem pra onde ir, ja ja começa a aparecer micro xeon montado a venda no mercado livre de gente que se arrependeu.

@spicy_question, cuidado ao apontar coisas, mesmo que tivesse um incentivo, essa informação é irrelevante.

pega leve

um abraço

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Dec 09 '19 às 10:10)

Pega leve, não seja autoritário, o fórum é livre!!

spicy_question's gravatar image spicy_question (Dec 09 '19 às 14:15)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×5,260
×880
×555
×3

pergunta feita: Dec 08 '19 às 16:14

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Dec 09 '19 às 16:24