Qual a melhor peça que tem que ter no Pc para editar vídeos

perguntou Jan 18 às 00:31

uaeqijgatqrqkpirtyxf's gravatar image

uaeqijgatqrqkpirtyxf
1

A principal peça é a placa de vídeo, mas depende de um conjunto de coisas, processador compatível com a placa de vídeo em velocidade, para não segurar o desempenho do sistema, muita memoria para caber os trechos do video que estão sendo editados.

link permanente

respondeu Jan 18 às 02:09

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.8k

Na verdade, para edições de vídeo o que mais importa é o processador, que é o responsável pela renderização do vídeo, renderização do preview (aquela miniatura que aparece enquanto você edita) e a aplicação da maioria dos efeitos. Vale apontar que Adobe Premiere e Vegas Pro trabalham os processadores de maneira diferente. O Premiere utiliza melhor núcleos mais rápidos, enquanto que o Vegas Pro prefere processadores com mais núcleos.

Em segundo lugar vem a memória RAM, eu não recomendo menos do que 16Gb pra um editor de vídeo porque alguns efeitos ultrapassam fácil os 8Gb, e muitas vezes você não vai ter só o programa de edição aberto porque vai ter que ficar procurando soundtrack, efeitos ou até mesmo vendo algum tutorial na internet. Se você for editar vídeos em resoluções de 4k pra cima, eu recomendo que pegue 32Gb.

A importância da placa de vídeo vai depender do tipo de edição que você faz, isso porque alguns efeitos específicos fazem bom uso dela, eu costumo dizer que para edição é necessário apenas que você tenha uma placa de vídeo, não é necessário que ela seja a melhor possível, isso porque sem uma placa de vídeo, um render. Minha preferência nesse caso são por placas da NVIDIA por possuírem a tecnologia CUDA que possui muito mais afinidade com os efeitos usados em programas de edição.

link permanente

respondeu Jan 18 às 11:51

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810227.9k

Data Venia, as GPUs que são especializadas em processamento de imagens, que é o caso da renderização!
Veja neste teste da Pichau, loja que você sempre indica, que quando é habilitado o processador para fazer a renderização no Premiere, a velocidade cai drasticamente, o ideal é habilitar a renderização pela placa de vídeo:
https://youtu.be/OBcQfwTT2fw

Deepouter's gravatar image Deepouter (Jan 18 às 20:11)

Sim, placa de vídeo faz a diferença, mas a diferença é em ter x não ter, já quando você compara um i3 x um i7 e uma GTX 1650 x GTX 1660 TI, há uma redução muito maior quando se tem um upgrade de CPU. Explicando melhor, em um cenário com um i3 + RTX 2080 TI vs i9 + GTX 1650, o i9 ainda seria mais rápido.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jan 18 às 21:02)

Considere obter um workstation, recomendo 64 GB de RAM, Placa de vídeo Quadro K5000, processador xeon E3-1230 v5, para editar videos em qualquer resolução com esses programas

link permanente

respondeu Jan 18 às 13:50

paladin58's gravatar image

paladin58
17717

1

Não, cara, esses xeons antigos de novo não, o processador é só um 4/8, um i5 9400f que é 6/6 já dá uma surra nele, melhor ainda se for um Ryzen 5 3600 que é 6/12.

Fora que 64Gb de RAM é demais a não ser que vá editar em 8k com muitos efeitos e nesse caso é melhor editar através de proxy em 720p e só renderizar na resolução final.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jan 18 às 14:47)

Mas cara, existe também os xeon scalable, que foram lançados no ano de 2017 com a arquitetura Skylake da Intel. Eles também sao conhecidos como Xeon Bronze, Silver, Gold e Platinum, variando de 4 a 48 núcleos e de 8 a 152 threads. Fora que os PCs dos estúdios de filmes muito reconhecidos no mundo todo usa esses tipos de processador.

paladin58's gravatar image paladin58 (Jan 18 às 15:52)

Discípulo dos Poderosos Xeons Chineses? Que bate qualquer processador atual? kkkk

hugo1401's gravatar image hugo1401 (Jan 18 às 18:10)

@paladin58 sim, eu sei que estúdios usam processadores tops de linha, mas isso acontece por duas razões: primeiro que editar um filme de 2h é um trabalho bastante intenso, são feitos vários takes de cada cena e um editor pode facilmente receber mais de 24h de gravações pra editar, então eles precisam do melhor que estiver disponível e segundo porque o retorno que eles possuem com os filmes que produzem faz valer a pena o investimento.

O problema é que pra um usuário normal que vai editar pra si mesmo, como um editor independente ou até mesmo pra alguma produtora não tem toda essa necessidade e muito menos orçamento suficiente pra pegar um processador top de linha. Pegar um mais barato não compensa porque o que você vai gastar com todo o conjunto ultrapassa o valor de um sistema melhor com um processador como os que eu citei.

Observe que mesmo profissionais do youtube que postam vídeo todo dia utilizam no máximo um i9 ou um threadripper, porque simplesmente não compensa o uso de xeons.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Jan 18 às 19:47)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,437
×824
×129

pergunta feita: Jan 18 às 00:31

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Jan 18 às 21:02