Boa

Quero tentar entrar pra área de TI. Não entendo absolutamente nada programação, desenvolvimento de softwares, segurança, rede, e seja lá quais outras atuações existam nessa área. O que me atrai é a superdemanda que aparentemente o mercado tem por profissionais de TI, a média salarial que aparentemente é ótima e o estilo de vida que um profissional de TI tem, pelo que escuto.

Tenho 28 anos, sou formado em Logística e me dei mal na minha área. Hoje to desempregado, esperando ser chamado em um concurso de guarda civil que passei. Se eu decidir tentar TI, vou entrar semestre que vem em uma FATEC de minha cidade, no curso de ADS.

Perguntas:

• É uma ideia ruim? Sou quase um fazendeiro quando o assunto é computação e TI. Preciso ter alguma base ou qualquer pessoa pode começar do zero e se desenvolver? Sendo o mais realista possível, pf.

• É dedutível o caminho acadêmico e profissional que terei de seguir? Pois eu leio sobre tantas possíveis atuações que um profissional dessa área pode ter. Eu nem acredito que a própria faculdade vá informar tudo isso, muito menos me preparar pra cada uma delas. É natural e instintivo perceber o que poderei fazer ou vou ter que fuçar a internet igual um agente do FBI pra descobrir o que devo estudar e no que devo me aplicar?

• Sou muito velho pra entrar nessa do zero? Já tenho 28 anos.

• Alguma dica? Algum conselho, depoimento de experiência própria na área ou algum site/fonte que eu deva, desde já, tomar conhecimento?

Eu to completamente perdido profissionalmente e TI me pareceu a melhor opção possível. Mas Logística também parecia e eu me fodi... por isso venho pedir a ajuda de vocês. Preciso muito de respostas e de uns bons conselhos pois é a última chance que vou ter de começar algo.

Muito muito obrigado, de coração!

perguntou Apr 20 às 17:45

gomes_x7id's gravatar image

gomes_x7id
16

Eu também sou iniciante com TI, embora eu seja mais nova do que você sempre tive vontade de aprender sobre a área, comecei a pouco tempo a estudar sobre, e posso dizer que é uma das áreas que mais cresce, pois se você olhar a longo prazo a tecnologia vai evoluir de uma forma extraordinária e quem não acompanhar o ritmo fica pra trás. Todos os profissionais que encontro falam sobre nunca ser tarde pra aprender a programar. No inicio é complicado pra todo mundo, programar não é fácil, porém se tiver vontade de aprender, você pode se dar super bem. Te dou uma dica de não pensar sobre dinheiro e um bom estilo de vida, pois você pode criar expectativas a toa, seu futuro como um programador de sucesso vai depender de você mesmo. Dinheiro é apenas uma consequência do seu trabalho. Outra coisa muito importante, não entre de cara em uma faculdade, na área de TI existe vários caminhos e a principal coisa que você necessita entender é que elas não te ensinam a programar. Eu gosto de acompanhar paginas do Instagram sobre programação, canais de youtube como "peixa babel" e "codigo fonte TV" são ótimos e bem claros sobre o assunto. Atualmente estou aprendendo programação pela "Udemy", pois os cursos são em conta e sempre tem promoções, mas se você tiver uma condição melhor pode tentar a "Alura". Você pode começar com um curso de lógica de programação, pois esse é o ponto de partida para todos os programadores, daí pode começar a procurar cursos de linguagem. Programação pode parecer difícil e estressante no inicio mas com o tempo se torna divertido. Lembre-se não vá com expectativas, nada vem fácil, faça porque gosta.

link permanente

respondeu Sep 14 às 20:40

vanessalimman's gravatar image

vanessalimman
11

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×546
×469
×54

pergunta feita: Apr 20 às 17:45

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Sep 14 às 20:40