finamore_gab
Membro
Memória ram precisa de overclock?
Perguntou 5 anos atrás
Bom dia/tarde/noite
Então pessoinhas, minha questão é a seguinte, tenho que comprar memória e pretendia pegar 2x8gb de 3200MHz, porém na especificação da minha placa (Aorus B450 M) tá escrito o seguinte:
“Suporte para módulos de memória DDR4 3200 (OC) / 2933/2667/2400/2133 MHz”
Eu queria saber se posso comprar essa memória de 3200MHz e utilizar sem ter que mudar nada na minha placa ou mexer com BIOS nem nada do tipo, se ela vai funcionar normalmente?
Pois não pretendo fazer overclock, ainda mais por não saber fazê-lo.
Desde já agradeço :3
Respostas

spicy
Membro
5 anos atrás
O overclock (OC) não é feito na memoria e sim na placa mãe, que suporta normalmente DDR4 até 3600mhz, veja a lista de memorias já testadas nesta placa mãe:
https://download.gigabyte.com/FileList/Memory/mb_memory_b450-aorus_m_matisse_190828.pdf
Mas é no processador que fica a controladora de memoria, então consulte a velocidade máxima de memoria permitida pelo processador, pois ultrapassar este limite pode tornar o sistema instável!
Por exemplo, o processador Ryzen 3 1300X tem o limite de 2667mhz, então usar uma DDR4 com 3200mhz não seria possível!
Qual é o processador?

marcmira
Membro
5 anos atrás
Pela grafia eu entendi o seguinte: no caso de 3200 e o máximo que suporta com ou sem overclock.
Algumas perguntas semelhantes foram na mesma toada.