Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE
MTes042

MTes042

Membro

Em quais estados do Brasil é utilizado o nono dígito no número de WhatsApp?

Perguntou 3 anos atrás

Estou trabalhando no desenvolvimento de automações via Whatsapp e SMS, mas alguns números do WhatsApp funcionam com o 9 na frente e outros sem, e muitas vezes o usuário nem sabe disso. Gostaria de saber se existe algum padrão nos números do Whatsapp do Brasil (ex.: código de área X tem o 9, código de área Y não tem) para que as automações sejam mais assertivas. 

Por exemplo, meu número de celular é do Rio Grande do Sul. Pra ligação é obrigatório o nono dígito, mas meu número de WhatsApp não possui o 9 (até mesmo pra contas novas). Por isso nesse caso eu preciso fazer um tratamento pra enviar SMS com o 9, e enviar mensagem no WhatsApp sem o 9.

Por outro lado já vi números com código de área 21 (Rio de Janeiro) que o número do WhatsApp tem o 9 na frente.

Uma lista com a relação dos estados que é utilizado o nono dígito no WhatsApp seria o caminho pra solução do meu problema.

Grato desde já.

PUBLICIDADE

Respostas

3 anos atrás

Também já aconteceu comigo de não conseguir ligar com o 9 na frente. Melhor você criar uma função que verifica e valida o numero.

Deepouter

Deepouter

Membro

3 anos atrás

Você parece que voltou no tempo, quando estavam implantando o nono digito nos celulares!

Pois a implantação foi feita por grupos de estados, mas desde o final de 2016 todos estados usam 9 digitos!

O 9 na frente foi incluidio automaticamente só por um tempo, mas logo depois foram criados numeros começando por 8, para atender a finalidade da mudança, que era justamente aumentar a quantidade de celulares que havia chegado ao limite!

Desconfio que é um bug no Whatsapp ao aceitar cadastro de celulares com só 8 numeros, pois quando for validado o numero do celular, o SMS ou a ligação não completaria! 

PUBLICIDADE