Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE
HSou811

HSou811

Membro

Bom dia, ontem estava mexendo no meu computador e do nada ele travou e precisei reiniciar ele. Quando liguei alguns arquivos meus estavam corrompidos e meu computador estava mais lento, quando fui abrir meus arquivos .doc, havia ".futm" no final. Como arrumo isso?

Perguntou 3 anos atrás

OBS.: Descobri que era um ransomware.

PUBLICIDADE

Respostas

spicy

spicy

Membro

3 anos atrás

Se você tem copias do seus arquivos, instala novamente o WIndows formatando o disco, pois seus arquivos foram criptografados e não tem como recupera-los, sem pagar o resgate!

Mas depois de instalar o WIndows instala um bom antivirus e pare de abrir links que te mandaram, sem verificar a origem!

Aproveita e instala o Windows 11 ou mesmo o Windows 10, que a licença gravada na BIOS será pega automaticamente, desde que você instale a versão equivalente. 

Neste link da microsoft é possivel gerar o pendrive de instalação, usando a ferramente que baixa e grava o pendrive:

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download

PUBLICIDADE