acoi781
Membro
Instalação do windows 11 em computador novo
Perguntou 3 anos atrás
Olá, recentemente comprei um notebook que vem de fábrica com o windows 10 Home, porém tinha uma opção com o mesmo hardware com a diferença de ser o windows 11 e uns R$200 mais caro. Então, sabendo disso comprei a versão 10 com o intuito de quando chegar fazer a atualização para o windows 11, porém li um pouco sobre como fazer isso e estava pensando em fazer da forma mais trabalhosa e que me sinto um pouco inseguro que é a Instalação limpa que excluiria todos os dados do computador. No entanto, me surgiu a dúvida já que é um computador novo de fábrica não vai ter nem um dado, logo se eu optar pela instalação normal que supostamente salvaria os dados que não existem, seria menos trabalhoso e até mais fácil de fazer do que a instalação limpa.
Então o que deveria fazer, tentar a instalação limpa ou ir da forma que salva os dados?
Respostas

Deepouter
Membro
3 anos atrás
Em alguns modelos de Notebook é bom fazer a instalação limpar para se livrar dos utilitarios inuteis que vem instalados, mas é bom após a instalção limpa do Windows 11, instalar os drivers manualmente pegando na pagina do seu modelo do notebook.
Você já deve saber que a licença do Windows 10 serve para o WIndows 11 e está gravada na BIOS. Na instalação do Windows ele pega esta licença automaticamente, mas tem que ser a versão equivalente, no seu caso a versão home!
Então cria um pendrive de instalação usando a ferramenta de criação da Microsoft que baixa e cria o pendrive com a versão mais recente: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows11
Porem os notebooks atuais usam o Bitlocker para criptografar os SSDs e HDs, então desabilite primeiro o Bitlocker, tem que saber a chave usada na criptografia.
Alguns fabricantes de Notebook disponibilizam uma versão especial de instalação do Windows 11 para cada modelo.
Então pode ter outra opção de instalação limpa do WIndows 11, que configura tudo até o Bitlocker, verifica se o seu notebook possui esta versão de instalação!