Karol M
Membro
Vale a pena pagar pra atualizar BIOS? Ou trocar por processador/placa mãe que sejam da mesma geração?
Perguntou 3 anos atrás
Olá! Por favor, preciso de conselhos sobre o que fazer com minha máquina. Acabei de montar uma CPU do zero. Fiz a montagem dela e não deu vídeo. Logo levei a um amigo meu que é TI e ele informou que estava tudo nos conformes. Inclusive, nenhum dano ao processador. Ele disse que possivelmente seria uma falta de atualização de BIOS. Parece que minha placa mãe tem compatibilidade com meu processador mas precisa atualizar pra geração do meu processador.
Placa-Mãe MSI B450M Pro-M2 Max p/ AMD AM4, m-ATX, DDR4
Processador AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz (4.4GHz Max Turbo), AM4, Vídeo Integrado, 6 Núcleos
As lojas estão cobrando entre 180$ a 280$ só pra att da Bio, mas dizem que o problema pode também não ser esse. Tenho medo de incluírem problemas que não cabem a minha situação apenas para "arrancar um dinheiro a mais".
A loja nesse caso me ofereceu fazer a devolução do pedido da placa mãe ou processador. Assim eu teria o extorno do dinheiro, e faria uma pesquisa pra tentar ver um outro componente que melhor se encaixaria.
E agora ? O que vocês me aconselham ?
Respostas

Deepouter
Membro
3 anos atrás
Karol,
Dificil ser problema de compatibilidade da BIOS com a o Ryzen 5 5600G, pois desde 30/11/2020 a versão 7B84vAB já era Compativel! Sua placa não deve ser tão antiga assim!
Se der, troca pela placa mãe Asus TUF Gaming B550M-Plus com chipset mais recente e uma construção mais robusta, comigo não deu problema com o Ryzen 5 5600G, veja pesquisa de preços:
https://www.google.com/shopping/product/11564120563969554196
Uma grande vantagem dessa placa é que ela atualiza a BIOS mesmo sem ter um processador instalado, basta plugar o pendrive com a ultima versão da BIOS na entrada USB ao lado do botão BIOS Flashback e apertar o botão.