Eduardo_Costa
Membro
Olá! Estou tendo problemas com meus roteadores TP-Links quanto a modo BGN x modo N. São um Archer C80 e um TL-WR940N. Independente do canal, mesmo com banda 40MHz, sinal alto e muito próximo às antenas, consigo sinal a -23dB. Eles se comportam como modo BGN e não N.
Perguntou 3 anos atrás
No aplicativo Wify Analyser mostra modo BGN, velocidade 54MBits/seg. No speed test seja Ookla ou M-Lab a velocidade nunca chega a 50MBits/seg (tolero alguma perda nominal).
Evetualmente, no app Wifi Analyser indica 72MBits/seg e a velocidade às vezes passa de 60MBits/seg.
Já usei os dois roteadores (940 e C80) como roteadores principais, ligados no modem de um provedor e agora estão como pontos de acesso do roteador sem wifi de outro provedor. Os resultados sempre são os mesmos.
Usando o cabo cat 5E fornecido com o C80, os provedores tem speed test com velocidades acima de 150 e 400 MBits/seg conforme provedor, portanto não é conexão de internet, tampouco o cabo.
Para o 940N não espero testes de velocidades no wifi acima de 100Mbits/seg, já que a porta WAN é Cat5, 100MBits/seg, espero acima de 72MBits, está muito aquém do que é possível.
Para o C80, espero testes velocidades no wifi acima de 100MBits, já que a porta WAN é Cat5 E.
Relembrando que os roteadores estão no modo N apenas e o problema foi o mesmo como roteadores ou pontos de acesso.
Não há interferências próximas, as condições elétricas são excelentes e todos os testes foram feitos SEM obstrução do sinal, muito próximos à antena e com dispositivos que entregam realmente acima de 100MBits/seg. Firmware atualizado. Até a fonte foi trocada por uma de maior carga e com filtros RF. TP-Link ainda não tem resposta .
A encrenca é que a configuração está de um jeito e aplicativo Wifi Analyser mais testes de dois Speed Tests indicam que os roteadores operam de outra forma.
Colegas, O que pode ser?
Respostas

spicy
Membro
3 anos atrás
Explica melhor, seu texto está bastante confuso!
Eduardo_Costa
Membro
3 anos atrás
Depois de algumas sugestões infelizes e dos meus comentários o expondo a sua vergonha, o autor do post retirou suas respostas (o roteador é bom, seus dispositivos não e depois troca o roteador, mas não era bom?, não leu que há dispositivos de alta performance) e da eterna mania de achar que tudo mundo que pergunta algo é iletrado, a solução foi encontrada por um forum fora do pais.
Ao marcar a tag ALG SIP, os provedores estavam reservando uma banda excessiva para uma call conference, compatível com 8k 60fps duplex. Um dos provedores respondeu em poucas horas, o outro, a qual está sendo descontratado, não respondeu ainda.
Sobre o Wify Analiser sempre aparecer BGN, mesmo quando o roteador está em N, há diversos app com o mesmo nome, talvez o mais usado seja da FarProc. O app que uso é de outro desenvolvedor e já respondeu que é bug e estimou uma data para o próximo release.
Mesmo com as respostas apagadas, vou deixar o registro aqui. Quiça seja útil para alguém. Ao menos para esquecer as respostas habituais Control C e Control V.