Qual é o sistema operacional mais seguro entre android, ios e windows phone ?

perguntou Dec 06 '12 às 14:48

abraa%20carvalho's gravatar image

abraa carvalho
25252626

editou Dec 06 '12 às 15:12

wallace_mote's gravatar image

wallace_mote ♦
4144528.3k

Muitos artigos na web comparam smartphones de diversas marcas. Essas batalhas geralmente não resultam em nada, pois o que realmente conta é o gosto pessoal do consumidor. Hoje, nosso foco será nos sistemas operacionais.

Basicamente, a guerra entre sistemas para computadores se repete de forma parecida nos portáteis. O iOS traz todo o luxo do Mac OS para os gadgets da Apple. Já o Windows Phone se aproxima do próximo sistema da Microsoft para PCs. E o Android aproveita parte do kernel do Linux para oferecer total liberdade aos consumidores. Mas, afinal, qual é o mais evoluído? Hardware: dispositivos suportados

Nossa comparação não trata de smartphones específicos, mas uma análise de sistema está diretamente ligada aos celulares suportados. Nesse aspecto, o iOS é o mais limitado, pois somente o iPhone o executa., Porém, ele é também o mais aperfeiçoado, porque a Apple foca o sistema em um único aparelho.

O Android é quase o oposto do sistema da Apple. Ele está presente em centenas de aparelhos, mas algumas vezes sofre muito com a adaptação de hardware. O desempenho não é o mesmo em todos os dispositivos, apesar de isso não ter grande impacto na utilização do sistema.

No meio do caminho está o Windows Phone, que vem instalado em alguns poucos aparelhos. O funcionamento do sistema não é o mais aperfeiçoado, porém, muitos testes demonstram que ele é bem programado e apresenta bons resultados na maioria dos aparelhos. Aparência: personalização e homescreen

A aparência do Android é totalmente personalizável e cada fabricante pode modificar diversas configurações no visual do sistema. As áreas de trabalho do sistema aceitam a instalação de inúmeros widgets e com o uso de alguns apps é possível alterar a interface completamente. O iOS não perde em elegância, mas sua tela de apps é bem simples e nada personalizável. A mais recente versão até possui alguns widgets, mas não que isso transforme a aparência do sistema.

O Windows Phone chega como um meio-termo. Aqui, não há personalização absoluta como no Android, porém, não vemos um sistema travado como o iOS. A tela inicial é composta por pequenos quadrados, os quais são widgets que recebem atualizações em tempo real. Recursos básicos e integração social

O Android e o iOS são sistemas já evoluídos e muito difundidos. Assim, ambos trazem como função nativa a captura de tela e um gerenciador de tarefas para encerrar apps que estão sendo executados em segundo plano. O Windows Phone não traz essas funcionalidades.

Apesar disso, o sistema da Microsoft sai na frente quando o assunto é integração social. Ele vem pronto para o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Windows Live. O Android, por sua vez, traz recursos compatíveis com o Google+. O software da Apple não tem uma rede exclusiva, portanto, o consumidor tem como única opção realizar a integração com o Twitter. Múltiplas tarefas

Os três sistemas oferecem suporte para múltiplas tarefas, mas apenas o Android e o Windows Phone oferecem essa funcionalidade de maneira completa, ou seja, eles realmente trabalham com vários apps e podem atualizar muitos softwares em um mesmo momento.

O iOS traz o que chamamos de “pseudomultitasking”, uma configuração mais simples do que a dos concorrentes, mas que tem suas razões para estar presente no sistema. Ele executa apenas um app por vez e deixa os demais processos congelados em segundo plano. Pode parecer ruim, mas essa falta de suporte para multitasking resulta na economia de bateria. Segurança

Diferente do que acontece no cenário dos computadores, o sistema mais atingido pelas pragas virtuais não é o da Microsoft, mas sim o software baseado no Linux, ou seja, o Android. O produto da Google já sofre com alguns poucos malwares e é o único que exige a instalação de um antivírus.

O iOS não tem problemas de segurança desse tipo — quer dizer, isso se não for uma versão com jailbreak. A Apple mantém o sistema sempre atualizado e evita problemas para o consumidor que investiu no sistema exclusivo do iPhone. Por sua vez, Windows Phone é bem recente, logo, não tem problemas com vírus e outras falhas de segurança. Jogos

O acervo de games é o ponto forte do sistema da Apple. O iOS não apenas possui uma quantidade maior de títulos como também conta com jogos mais bem desenvolvidos, de gráficos superiores. Street Fighter IV? Um privilégio dos poucos proprietários do iPhone!

O Android já tem seu espaço no coração dos desenvolvedores, tanto que muitos games já têm aparecido para os smartphones top de linha com o sistema da Google. Por ora, o Windows Phone perde nessa briga, pois ele é muito novo e tem uma biblioteca um bocado limitada. Web

Cada sistema possui um navegador baseado no browser disponível no computador. Android e iOS usam o Google Search como mecanismo de busca. O Windows Phone vem configurado para exibir resultados do Bing. Nesses dois aspectos não há como definir um melhor, pois os três são muito rápidos para navegação.

Flash? Infelizmente o Android não tem mais esta carta na manga. A Google retirou o suporte no Android 4.0, o que deixa o sistema mais estável e no mesmo patamar que os concorrentes. Temos outro empate na sincronização de dados, pois cada sistema usa um serviço nativo para facilitar a configuração de dados pessoais.

O Google Play está a um passo atrás da concorrência, mas tem demonstrado ser funcional e muito simples de usar. Em última fica a loja do Windows Phone, que por enquanto tem um catálogo limitado. E o vencedor é...

Por mais que todos queiram bater o pé e insistir na confiabilidade do iOS ou nas inovações do Windows Phone, o sistema da Google ganhou muitas novidades, aprendeu com seus erros e está mais robusto. Assim, afirmamos que o sistema campeão é o Android.

Vale frisar que nossa escolha não é apenas por questão de afinidade, mas muito mais pela maturidade e liberdade oferecidas pelo sistema. Claro, esse quadro é apenas temporário e as chegadas do iOS 6 e do Android 5 podem mudar completamente nossa análise. Você concorda conosco? Qual é o seu favorito?

link permanente

respondeu Dec 06 '12 às 15:38

nevareth's gravatar image

nevareth
737480508

atraves deste texto que eu acabei de ler na minha opinião o preferivel e o ios

abraa%20carvalho's gravatar image abraa carvalho (Dec 06 '12 às 15:53)

Jesus...

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Dec 07 '12 às 09:10)

O iOS da Apple é sem dúvida o mais seguro, mais estável e mais sólido. A interação devices/sistema operacional da Apple é impecável. Não é a toa que a Apple acaba de aparecer em primeiro lugar como empresa mais poderosa do mundo pela Forbes (disponível em http://www.forbes.com/pictures/gj45ehilh/no-1-apple/)

GuiRod's gravatar image GuiRod (Dec 07 '12 às 11:06)

"mais seguro, mais estável e mais sólido" não vou prolongar muito..... mas o que dizer dos mapas do iOS?

flavionull's gravatar image flavionull (Feb 13 '13 às 13:14)

/ aposto que ele deu CRTL + C, CRTL + V... =X kkkkkkkkkk

link permanente

respondeu Dec 07 '12 às 11:18

Fernando%20FluCk's gravatar image

Fernando FluCk
2223272.2k

Né!

GuiRod's gravatar image GuiRod (Dec 07 '12 às 11:23)

Tambem pensei nisso!

luizpaulo's gravatar image luizpaulo (Mar 10 '13 às 21:41)

IOS entre esses. Mas uma pesquisa nomeou o Blackberry OS como o mais seguros entre os SO de dispositios móveis. No entanto, IOS ainda na frente entre ambos. Cada um (android, IOS, blackberry OS, WP...) tem seus prós e contras, vale analizar qual se encaixa mais com seu perfil.

link permanente

respondeu Dec 07 '12 às 13:48

leoshoiti's gravatar image

leoshoiti
131316416

Sempre fui usuário do Android, excelente em tudo...até comprar um smartphone da Samsung,meu aparelho desligava sozinho, travava inúmeras vezes, parti para outro smart com Android, já na versão 4.0 , perfeito até eu atualiza-lo... decepção... sempre fora de área, com o 3g então, uma m****... tenho hoje um Iphone 3gs, difícil no começo, mas, adorável, em duas semanas estava crack em resolver meus problemas de e-mail, rede sociais, através dele, sempre fui contra os Mac, mas, devo dizer , hoje sei que são realmente muito bons, vai ser difícil mudar... pretendo até o fim do ano um Iphone 5 .

link permanente

respondeu Feb 11 '13 às 18:42

lcbscomercial's gravatar image

lcbscomercial
16

Conforme já foi dito, o Blackberry OS supera com folga o quesito segurança de qualquer dispositivo mobile no mercado. Entretanto, noto que o mesmo é oportunamente esquecido em boa parte das matérias do techtudo, o que é uma lástima em face da função informativa dessa "seção" do portal globo.com. Acho que seria mais ético dos colaboradores desse site se prezassem pelo conteúdo completo e justo, ao invés de suas preferencias pessoais, e (ou) inclusive as do público em geral.

Afinal, não é porque a maioria dos usuários fazem uso do iOS e Android que estes são o supra-sumo da tecnologia mobile em TODOS os aspectos.

link permanente

respondeu Feb 11 '13 às 22:55

eupedroh's gravatar image

eupedroh
2176

editou Feb 11 '13 às 22:59

Aí é que está, não existe sistema seguro o que exite é usuários cuidadosos!

link permanente

respondeu Feb 13 '13 às 17:45

lucasmth's gravatar image

lucasmth
337201

Windows Phone com certeza é o mais seguro, pois todos os aplicativos passam por um pente fino da Microsoft antes de estarem na loja.

Já o Android tem muito virus na Oficial loja de aplicativos (Google Play), e muita gente que quer instalar jogo pirateado no Android (baixo pelo 4Shared e etc..) contem virus também.

O iOS também já foi vitima de virus pois é usado por muita gente então os hackers atacam...

link permanente

respondeu Feb 14 '13 às 00:57

leonardo_so_2012's gravatar image

leonardo_so_2012
13291

Se for comprar no www.efacil.com.br, use o cupom: colab-51777 e ganhe desconto!!!

link permanente

respondeu Feb 14 '13 às 08:18

cintiaweb_2013's gravatar image

cintiaweb_2013
276

eu tenho um IOS, e um Android e já tive um wp.

o IOS não tem comparação, ele atualiza automaticamente, tudo pode ser atualizado pelo itunes, tem uma infinidade de aplicativos o hardware da Apple é humilhante se comparado com a maioria do mercado, talvez apenas o Samsung S3 bate o iphone5, sendo que a diferença de rendimento não é muito grande.

o Android não tem atualização, se você comprar um gingerbread esqueça eles não vão atualizar para você, apenas os celulares top de linha recebem algum tipo de atualização.

o windows phone nao tem app, é muito ruim a loja de aplicativos, você precisa cadastrar um cartão de credito internacional para baixar qualquer porcaria.

Pelo suporte da Apple, com atualizações permanentes, facilidade de transferir arquivos, mas ao mesmo tempo de forma protegida evitando que qualquer usuario invada seu device acho o Ios muito mais seguro.

link permanente

respondeu Feb 15 '13 às 01:02

ajanotte's gravatar image

ajanotte
111

Na minha opinião é o IOS já que ele é mto fechado e quase não possui algum programa pirata.

link permanente

respondeu Feb 26 '13 às 10:33

Lucas%20Andrade's gravatar image

Lucas Andrade
1515151

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,526
×3,408
×2,034

pergunta feita: Dec 06 '12 às 14:48

pergunta lida: 20,932 vezes

última alteração: Jan 05 '15 às 14:13