no manual da placa mãe diz q ela é x16 e a placa de video também é. Posso comprar a placa de video tranquilo? Ela vai rodar de boa?

perguntou Feb 07 '12 às 00:47

gustavo_nxn_2011's gravatar image

gustavo_nxn_2011
55651

editou Feb 08 '12 às 17:25

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.7k

Filipe, o barramento PCI-E dela é 16x, assim como todas as outras placas com esse chipset. Como falei em outro tópico certa vez, quem dita esse tipo de limitação é sempre o chipset.

Link oficial: http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2467#ov

Essa placa-mãe é muito boa dentro da sua faixa de preço, já recomendei muito no passado. Com capacitores de maior qualidade, um chipset confiável e de baixo custo.

Pode comprar a placa de vídeo que vai funcionar normalmente!

link permanente

respondeu Feb 07 '12 às 13:42

panda's gravatar image

panda
2492.8k

Sim, companheiro. Rodar ela vai.

Mas tem um detalhe. Esse modelo é PCIe 16 @ 4x. Isso significa que ela suporta placas 16x como a sua Radeon, mas rodando a 4x.

Ou seja, vai diminuir bastante a banda. Aí vai do seu critério e necessidade.

Eu, pessoalmente, investiria um pouco mais e procuraria uma placa-mãe melhor. Desse chipset 945GC da Intel você encontra opções melhores procurando pouco.

link permanente

respondeu Feb 07 '12 às 12:20

filipegarrett's gravatar image

filipegarrett
4324

Sim, é PCIe x16. Mas é @ x4. Na mesma página que você linkou mostra isso, clique na aba especificações.

link permanente

respondeu Feb 07 '12 às 13:48

filipegarrett
4324

Não encontrei essa informação. Pelo contrário, encontrei a informação de ser 16x.

Geralmente 4x só existe quando a placa é SLI ou CF capable.

panda's gravatar image panda (Feb 07 '12 às 15:03)

Não é o caso desse modelo.

filipegarrett's gravatar image filipegarrett (Feb 07 '12 às 15:12)

Eu tentei encontrar explicações na web para linkar aqui que expliquem como funciona o PCIe 16x @4x.

Mas não fui bem sucedido.

O que importa é que o slot ser PCI Express x16 se refere ao aspecto físico. Mas ele opera apenas como x4. Isso acontece por limitação do chipset. Na própria página da Gigabyte sobre esse modelo isso está esclarecido. Para mais informações, leia sobre as especificações do chip 945GC.

Agora, por que diabos a Gigabyte foi capar o modelo de desempenho na época que foi lançado, eu não sei.

Falando sobre o comprometimento de desempenho. Depende da placa de vídeo e da aplicação, mas desconfio que nesse seu modelo a queda de FPS em jogos seria bem grande.

link permanente

respondeu Feb 07 '12 às 15:31

filipegarrett
4324

Se for verdade o desempenho em placas de vídeo que custem acima de 200 reais é prejudicado, com certeza.

Mas ainda não acho que essa informação proceda. Principalmente pelo que expliquei, até hoje só conheci PCI-E 2.0 4x em placas com SLI ou CF. O primeiro slot sendo 16x e o segundo, 4x.

4x em slot único realmente nunca vi em chipset Intel.

panda's gravatar image panda (Feb 07 '12 às 16:23)

E é verdade. É troço raro, os fabricantes não fazem mais isso.

Você pode não achar que a informação proceda, mas eu te garanto que procede porque montei uma porção de computadores na época em que os chipsets tinham esse tipo de limitação.

Esse tópico aqui esclarece o lance.

http://arstechnica.com/civis/viewtopic.php?f=8&t=145612

filipegarrett's gravatar image filipegarrett (Feb 07 '12 às 16:39)

Filipe, eu também montei muitas configurações com essa placa-mãe (embora sempre prefira o G31).

panda's gravatar image panda (Feb 08 '12 às 08:49)

Gustavo, Vi que você considerou a resposta do panda correta.

Só fique ciente de que quando você for testar com um software como o GPU-Z verá que sua placa x16 está rodando a x4.

Boa sorte.

link permanente

respondeu Feb 07 '12 às 21:51

filipegarrett
4324

No mesmo link que você dispôs, a discussão é sempre sobre um segundo slot PCI-E em placas que possuem capacidade para 2 ou mais entradas desse barramento.

Você, certamente, está confundindo as coisas. Repare que o tempo todo falam em Crossfire e SLI.

A partir do momento que o site do fabricante disponibiliza a informação que é PCI-E 16x, é porque não é 4x ou 8x, é 16x.

Até que, claro, se prove o contrário com fontes fidedignas com a de site do fabricante.

E se por algum acaso o GPU-Z mostre 4x, provavelmente estamos lidando com um bug. Normal no GPU-Z, diga-se de passagem.

panda's gravatar image panda (Feb 08 '12 às 08:56)

no site brasileiro da gigabyte, no link que você passou, aba especificações.

filipegarrett's gravatar image filipegarrett (Feb 08 '12 às 09:28)

Me ajuda a encontrar, porque realmente já fui umas 3 vezes lá e não vi essa informação.

Apesar que numa nova busca por informações, encontrei muita gente discutindo sobre isso quanto a essa placa.

Mas informação que comprove, ainda não.

Seria novidade pra mim placa com apenas 1 slot PCI-E operando a 4x.

panda's gravatar image panda (Feb 08 '12 às 10:01)

PRONTO!

Sabia que não tava ficando louco.

Leia aqui, o review completo do modelo.

http://www.clubedohardware.com.br/printpage/Placa-Mae-Gigabyte-GA-945GZM-S2/1463

Infelizmente a página não permite copiar e colar, do contrário copiaria e colaria o trecho que diz expressamente: "a placa oferece um slot PCI Express x16 que na verdade funciona em x4".

Como eu disse, montei muito PC para me enganar com algo primário como isso.

filipegarrett's gravatar image filipegarrett (Feb 08 '12 às 10:03)

É, verifiquei aqui e no próprio site da Giga tem essa informação mesmo. Você tem razão.

Quanto a montar muitos PCs, não seja por isso, já montei vários e acabei de me enganar. Isso é normal, primário ou não ;)

Dada essa informação, concordo com o Filipe que essa placa-mãe dará algum gargalo mesmo para a placa de vídeo. Difícil mensurar quanto, mas se tratando de uma placa de vídeo como a 5570, pode ser considerável devido a sua utilização de banda.

No mais, estava confundindo com essa placa aqui: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2669

Sempre aconselhava essa quando o cliente não tinha um orçamento alto.

panda's gravatar image panda (Feb 08 '12 às 10:14)

Pois é, acontece.

Ia sugerir pro gustavo procurar uma placa de vídeo x16 e testar antes de comprar.

Afinal, não tem coisa mais desagradável do que investir em hardware que não é perfeitamente compatível...

filipegarrett's gravatar image filipegarrett (Feb 08 '12 às 11:57)
exibindo 5 de 6 Todas
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×981
×894
×419
×92
×78
×21
×2

pergunta feita: Feb 07 '12 às 00:47

pergunta lida: 5,596 vezes

última alteração: Feb 08 '12 às 17:25