gustavo_nxn_2011
Membro
Respostas
panda
Membro
13 anos atrás
Filipe, o barramento PCI-E dela é 16x, assim como todas as outras placas com esse chipset. Como falei em outro tópico certa vez, quem dita esse tipo de limitação é sempre o chipset.
Link oficial: http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2467#ov
Essa placa-mãe é muito boa dentro da sua faixa de preço, já recomendei muito no passado. Com capacitores de maior qualidade, um chipset confiável e de baixo custo.
Pode comprar a placa de vídeo que vai funcionar normalmente!
filipegarrett
Membro
13 anos atrás
Gustavo, Vi que você considerou a resposta do panda correta.
Só fique ciente de que quando você for testar com um software como o GPU-Z verá que sua placa x16 está rodando a x4.
Boa sorte.
filipegarrett
Membro
13 anos atrás
Eu tentei encontrar explicações na web para linkar aqui que expliquem como funciona o PCIe 16x @4x.
Mas não fui bem sucedido.
O que importa é que o slot ser PCI Express x16 se refere ao aspecto físico. Mas ele opera apenas como x4. Isso acontece por limitação do chipset. Na própria página da Gigabyte sobre esse modelo isso está esclarecido. Para mais informações, leia sobre as especificações do chip 945GC.
Agora, por que diabos a Gigabyte foi capar o modelo de desempenho na época que foi lançado, eu não sei.
Falando sobre o comprometimento de desempenho. Depende da placa de vídeo e da aplicação, mas desconfio que nesse seu modelo a queda de FPS em jogos seria bem grande.
filipegarrett
Membro
13 anos atrás
Sim, é PCIe x16. Mas é @ x4. Na mesma página que você linkou mostra isso, clique na aba especificações.
filipegarrett
Membro
13 anos atrás
Sim, companheiro. Rodar ela vai.
Mas tem um detalhe. Esse modelo é PCIe 16 @ 4x. Isso significa que ela suporta placas 16x como a sua Radeon, mas rodando a 4x.
Ou seja, vai diminuir bastante a banda. Aí vai do seu critério e necessidade.
Eu, pessoalmente, investiria um pouco mais e procuraria uma placa-mãe melhor. Desse chipset 945GC da Intel você encontra opções melhores procurando pouco.