GN4223
Membro
Alguém pode me ajudar com o alocamento de memória ram para vram? Ryzen 5 5600g / PcWare APM-A520g
Perguntou 3 anos atrás
Comprei um pc com um Ryzen 5 5600g, veio no padrão apenas 512mb de Vram alocado, tentei de todas as formas aumentar para 4gb, mas eu não consegui devido ao fato de toda vez que dou boot, a configuração da UMA volta para o Auto, principalmente na opção iGPU, deixo 4gb mas quando ligo não passa de 512...
Já chequei a Bios e está em sua versão mais recente (F12)
[Acredito que possa ter algo relacionado ao Resize Bar]
Meu chute agora é sobre desativar o CSM, vi que é preciso instalar o windows com ele já desativado, porém, quando eu desativei ele eu consegui usar o win10 ja instalado sem problemas; Gostaria de alguma idéia antes de tentar formatar e instalar o windows novamente com CSM desligado... Segue config:
PcWare APM-A520g
Ryzen 5 5600g / Vega 7
Memória ram 16gb (2x8) 3200mhz
Hd 500gb
Respostas
JFre805
Membro
2 anos atrás
Amigo vc já deve ter resolvido essa questão... mas eu tém penei e achei o lance é forcar a GPU onboard. (forced) daí ele te abre a opção q vc diz q não salva, no mesmo menu que vc seta o video onboard como primário (forced).
Boa sorte. (daí salva bicho) podpa

sando_ms
Moderador
3 anos atrás
Você quer aumentar a memoria usada pela GPU do Ryzen 5 5600G, que na realidade usa a memoria RAM principal, não existe VRAM sem placa de vídeo dedicada!
Para ficar definitivo tem que modificar na BIOS! Nas placas ASUS e Gigabyte são no menu Advanced / MB Configuration no parametro UMA Frame Buffer side mude para o valor maximo possivel que no seu cado deve ser 3GB.