Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

ÍAlm749

Membro

Meu Pc só liga se entrar na BIOS e apertar F10 para salvar e reiniciar

Perguntou 3 anos atrás

Olá eu estou com um problema no meu PC a um tepo e ja tentei arrumá-lo varias vezes sem sucesso.

Ao ligar o PC normalmente ele liga ate a tela da placa mãe (algumas poucas vezes até a tela de selecionar o usuário), e simplesmente trava totalmente, geralmente quando esta mostrando as bolinhas de carregamento da tela da placa mãe, e a unica solução é desligar o PC diretamente segurando o botão.

Nas minhas tentativas de arrumar o problema descobri que ao entrar na BIOS e apertar F10 para salvar e sair, o PC "reinicia" e liga normalmente e funciona sem nenhum problema. porém, quando desligo e tento liga-lo dnovo acontece o mesmo problema.

No caso sempre que ligo o PC sou obrigado a entrar na BIOS e apertar F10 e enter. Se alguém puder me ajudar com esse problema agradeço muito.

Configurações do PC:

Processador: AMD Ryzen 3 3200G with Radeon Vega Graphics 3.60 GHz

Memória RAM: 16,0 GB

Windows 10 Pro

Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64

PUBLICIDADE

Respostas

spicy

spicy

Membro

3 anos atrás

Tudo indica que está perdendo a configuração da BIOS, que é mantida por uma pequena bateria tipo moeda na placa mãe:

undefined

Mas antes de trocar a bateria, verifique se a bateria está realmente sem carga; deixe o PC conectado direto na tomada da parede, ou não desligue os aparelhos (Estabilizadores, filtros de linha, nobreak ), se não repetir o problema é porque a bateria deve ser trocada.

Pode também ser um erro de montagem e algo está encostando na placa mãe, causando fuga de corrente, um erro muito comum é colocar um dos suportes para prender a placa mãe, numa posição que a placa não possua um furo para parafuso, encostando nos componentes e causando a fuga de corrente.

undefined

PUBLICIDADE