A Sony registrou uma nova patente de tecnologia para bloquear o uso de jogos usados, apesar de ainda ser cedo para presumir que ela será colocada em prática, porém esse problema para ser recorrente.

A indústria de jogos vem combatendo o comércio de jogos usados porque alega que baixa suas vendas, principalmente nos Estados Unidos, onde lojas como GameSpot ganham dinheiro na venda e revenda dos mesmos. Desenvolvedores por sua vez alegam que deveriam receber uma porcentagem desse lucro.

Mas será que o dano colateral não pode ser grande demais? Especialmente em países emergentes como o Brasil? Quão importante é o comércio de jogos usados para você?

perguntou Jan 03 '13 às 21:00

Rafael%20Monteiro's gravatar image

Rafael Monteiro
1581631712.0k

Sinceramente o importante pra mim são os lançamentos , pois espero alguns dias depois do lançamento para ficar uma eternidade baixando novos jogos na minha internet de 1mb '-' Isso graças ao apoio que o governo brasileiro dá ao comércio de jogos e à tecnologia destinada ao público final , no caso nós !

link permanente

respondeu Jan 03 '13 às 22:53

matheusotenio's gravatar image

matheusotenio
224111

A Sony é a empresa que mais investe nas tecnologias de proteção de conteúdos, o HDCP ( High-bandwidth Digital Content Protection) usado no cabo HDMI foi desenvolvido pela Sony. Os produtos da Sony são de ótima qualidade, mas lotam os blogs de tecnologias com problemas nas proteções e tecnologias proprietárias.

A Sony deveria seguir o modelo de negocio usado por Steve Jobs, que reduziu drasticamente a pirataria com a venda de musicas pela internet com preços reduzidos.
Um modelo também muito bom é usado pelo Google que usa a propaganda para financiar conteúdos gratuitos como no Youtube, Google Maps..

link permanente

respondeu Jan 04 '13 às 01:01

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

Acho que se eu comprar um jogo e quiser revender, eu tenho esse direito, afinal, eu paguei por ele.

Proibir isso é como as construtoras entrarem com recurso para proibir a venda de imóvis usados.

Seria como as montadoras entrarem com recurso contra as revendedoras de automóveis.

Seria como proibir o mercado livre, ebay, olx, dentre outro de existirem.

link permanente

respondeu Jan 03 '13 às 21:36

fabiohamza's gravatar image

fabiohamza ♦
4545575.5k

Cara,seus exemplos não tem nada a ver,fazer a revenda,emprestar ou alugar jogos é considerado pirataria,assim como DVDs,Cds,ETC.

YummyYummyPinkBear's gravatar image YummyYummyPinkBear (Jan 04 '13 às 11:27)
1

cara...se eu comprei um jogo, Single Player, zerei, não quero mais jogar....o jogo é original...e alguem quiser comprar.... qual o problema ???? isso é pirataria ?

Nada disso que eu citei é falsificado

fabiohamza's gravatar image fabiohamza ♦ (Jan 04 '13 às 12:06)

Pirataria não se baseia só em cópias de um arquivo original,mas também na distribuição,locação,etc.Leia a Lei Nº 9.610 (1998),Artigo N°5.

YummyYummyPinkBear's gravatar image YummyYummyPinkBear (Jan 04 '13 às 12:42)

denuncia lá então: http://www.videogamers.com.br/

fabiohamza's gravatar image fabiohamza ♦ (Jan 04 '13 às 12:46)
1

Yummy a sua lei com o artigo citado fala de uma obra em que não foi pago o direito autoral, portanto é proibida a venda, revenda, distribuição, publicação, enfim. No nosso caso o direito autoral foi pago, então não é pirataria, não há discussão sobre isso, só há certeza.

joaotenorio's gravatar image joaotenorio (Jan 16 '13 às 09:43)

Quer dizer que não posso mais emprestar somente um jogo, tenho que emprestar o video game também...?! Absurdo...

link permanente

respondeu Jan 04 '13 às 18:37

Tulio's gravatar image

Tulio
16

No nosso caso acaba saindo mais caro, pelas taxas que pagamos de importação, por mais que o jogo venha em Português ou que seja fabricado no Brasil o direito de imagem e todos os outros méritos é pago em outra moeda o que acaba gerando a taxa sofrida.

Esse é o único motivo de ainda utilizarmos a compra de jogos usados.

EX: EUA - Salário mínimo é de 1256 dólares (ao mês) e o preço de um jogo lançamento em média é 60 dólares, portanto um jogo lançamento equivale à 4,77% do salário.

Brasil - Salário mínimo é de 622 reais (ao mês) e o preço de um jogo lançamento em média é 160 reais, portanto um jogo lançamento equivale à 25,72% do salário.

Essa é a importância do comércio de jogos usados no país pra mim!

E não há nenhuma lei que julgue essa revenda como pirataria ou qualquer outro crime, temos sites como Bom Negócio (antigo balcão), OLX e Mercado Livre fazendo negociações e comerciais às barbadas por aí.

O designer da Ford também encerraria a revenda de seus modelos quando já usados, e aí o que faríamos com estes carros? A revenda é completamente legal a partir do momento que o produto foi adquirido de forma correta.

link permanente

respondeu Jan 16 '13 às 10:03

joaotenorio's gravatar image

joaotenorio
4042525.1k

Isso é um absurdo e um estupro ao direito do consumidor final, se queimar o videogame perco os jogos, se comprar um jogo que não goste, fico com ele encalhado na prateleira pegando poeira, Acorda Sony a Microsoft vai engolir vcs.

link permanente

respondeu Jan 21 '13 às 16:12

steelengenharia's gravatar image

steelengenharia
6

Pra mim não é nada importante; não compro coisas usadas, NUNCA.

link permanente

respondeu Jan 04 '13 às 07:37

TaylerCassiano's gravatar image

TaylerCassiano ♦
462215.5k

boy é boy...

Johnny%20Rider's gravatar image Johnny Rider (Jan 21 '13 às 16:33)

Povo inocente... tudo bem pode ser pirataria.. mas os preços absurdos que o governo do Brasil ja cobra para a entrada destes produtos... lembrem que o problema maior e no EUA, sendo que aqui estes jogos podem chegar 3 vezes mais caro, ou seja vc compro e seu, detalhe... não vai rodar em nenhum outro console somente no seu!! Isso realmente e um absurdo, pois a divulgação e proibida mais imagina seu PS4 indo pro saco e vc com uns 50 jogos perdidos pois compra outro ps os jogos não vai funcinar... imagino aqui que tem pessoas que ja compro um segundo PS3 pois as vezes o conserto sai mais caro que um novo!

link permanente

respondeu Jan 15 '13 às 01:17

lipao1804's gravatar image

lipao1804
1111

a unica maneira deu ter um ps3 original pra jogar on...foi poder trocar meus jogos e comprar de santas lojas como estarland e shopto!! Se não tava no ps2 ou no 360 correndo perigo!

link permanente

respondeu Jan 21 '13 às 16:35

Johnny%20Rider's gravatar image

Johnny Rider
3510125

Boa noite, não sou contra o comércio de jogos usados, porém acredito que com se esta medida da Sony realmente vier à acontecer o que irá acabar é um mercado que esta crescendo bastante no Brasil, a locação de GAMES através das VIDEO LOCADORAS, onde o jogador pode antes de comprar definitivamente o jogo para seu uso particular pode loca-lo antes e verificar se o jogo realmente irá lhe agradar. Acho que antes da Sony se preocupar com jogos usados, deveria sim é pressionar nossos ilustres deputados e senadores a aprovarem o Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional desde de 2011 sobre a tributação em cima dos jogos, que hoje é de 135%!!! Por mais absurdo que possa ser os GAMES são considerados aqui no Brasil como jogos de azar!!!!!

link permanente

respondeu Feb 26 '13 às 20:30

silva_gersonwmix's gravatar image

silva_gersonwmix
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,350
×1,231
×8
×3

pergunta feita: Jan 03 '13 às 21:00

pergunta lida: 4,910 vezes

última alteração: Jun 16 '13 às 00:00