Android, Meego, Tizen, Ubuntu. O que faz eles tem tanto sucesso? Será que as pessoas querem só um OS Bonito, ao invés de um seguro e informativo?

=Especula-se que tenha sucesso no futuro *=Fez quando a Nokia ainda dava suporte, ainda sim todos falam de sua excelência.

perguntou Jan 06 '13 às 16:37

pedro_pedroadvir's gravatar image

pedro_pedroadvir
252528203

É para economizar! As empresas acrescentam uma interface e novas tecnologias.

O LINUX baseou-se no UNIX, um sistema de código aberto e mesmo no Windows, IOS e outros S.O são encontrados trechos de código idênticos ao UNIX.

Desenvolver um S.O partindo do zero é um projeto caro e de longo prazo. Mesmo o IOS da Apple tem origem em outro S.O o NexT, Steve Jobs foi demitido da Apple e abriu a Next, 10 anos depois voltou para a Apple com o NexT.

Acho que por isso temos tantos problemas de software!

A engenharia de desenvolvimento de software já progrediu bastante desde do UNIX, e um sistema operacional partindo do zero seria muito melhor, mas quem vai bancar?

link permanente

respondeu Jan 06 '13 às 18:50

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.5k

Mas o NextStep não nasceu do zero, ele utilizava o kernel do OpenBSD.

DarioCoutinho's gravatar image DarioCoutinho (Jan 14 '13 às 23:47)

Foi o que eu disse, nenhum partiu do zero, todos vieram do UNIX, só não fiz o histórico.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Jan 15 '13 às 01:26)

Acho o Ubuntu formidável...

Para ser o campeão dentre os OS só falta mesmo a compatbilidade com os jogos que rodam no Windows.

link permanente

respondeu Jan 06 '13 às 20:40

fabiohamza's gravatar image

fabiohamza ♦
4545575.5k

1

mais ou menos. falta suporte ao hardware. eu, por exemplo, tenho um notebook com placa nvidia e intel. se quiser usar a nvidia, não poderei. não há driver para chavear as duas placas. pior de tudo, isso inviabiliza o uso do hdmi no meu notebook.

há outros problemas também. o ubuntu, hoje, é um sistema bem maduro, você raramente usa o terminal, por exemplo. mas mesmo assim, algumas operações básicas ainda dependem de linhas de comando e há uma aborrecida falta de padronização em relação a pacotes de instalação de aplicativos. ainda é um saco instalar e desinstalar programas mais exóticos.

eu uso ubuntu, mas não dá pra fechar os olhos para suas grandes falhas, como muita gente faz só para dar uma de alternativo.

e, concordo, falta jogos!

filipegarrett's gravatar image filipegarrett (Jan 14 '13 às 19:18)

A compatibilidade de jogos só não existe, e nem vai existir, por causa do DirectX. Os desenvolvedores ficaram reféns dessa tecnologia da Microsoft.

DarioCoutinho's gravatar image DarioCoutinho (Jan 14 '13 às 23:45)

Nesses 4 SO, não encontrei nenhum seguro nem bonito... muito menos um sucesso....

link permanente

respondeu Jan 06 '13 às 17:11

TaylerCassiano's gravatar image

TaylerCassiano ♦
462215.5k

Mas todos esses são populares e as pessoas gostam muito deles, e gostemos ou ñ o Android fez sucesso.

pedro_pedroadvir's gravatar image pedro_pedroadvir (Jan 06 '13 às 17:19)

Não são só esses, Mac e iOS são baseado no Unix BSD, não lembro se é o FreeBSD ou o OpenBSD.

Eles fazem sucesso porque são muito bons! Código escrito, e muito bem escrito, desde os anos 70. Filosofia do Unix é assim,fazer códigos pequenos mais que funcionam da forma mais eficiente possível.

Até a Microsoft investe em Software livre atualmente, O linux pode nunca conquistar os desktops, mas ele já conquistou o mercado mobile (O Android, nada mais é do que distribuição linux modificada rodando maquina virtual Java).

link permanente

respondeu Jan 14 '13 às 23:44

DarioCoutinho's gravatar image

DarioCoutinho
459249

A vencedora de toda esta batalha é a filosofia do software livre!

A mesma foi incorporada pela GNU e pelo pessoal que desenvolve o Linux e suas variacões.

O software é facilmente auditável; esta disponível para quem quiser usar; tem muitos manuais e livros ensinando a usar; podemos baixar e usar em quantas máquinas quisermos; podemos modificar o software, customizando o mesmo às nossas necessidades! Não custa praticamente nada; embora tenham empresas especializadas que fazem suporte, este sim com algum custo (geralmente menor que o do windows).

Os programas são mais confiáveis, mais seguros, e na maioria dos casos mais rápidos;

ou seja, GNU/Linux é assim um BBB = Bom Bonito e Barato!

Uso a mais de 20 e recomendo!

link permanente

respondeu Mar 08 '13 às 14:49

andre66's gravatar image

andre66
148

mais de 20 dias? kkkkkkkkkkkk

wallace_mote's gravatar image wallace_mote ♦ (Mar 08 '13 às 15:43)

ANOS!!

andre66's gravatar image andre66 (Mar 08 '13 às 15:46)

Porque são bons, mais baratos que as outras opções (Ah vá, é memo??!!!) e tem aquele papo chato de "Liberdade!!!", "Linux é livre!!!"

link permanente

respondeu Mar 08 '13 às 15:30

eduoliveiras's gravatar image

eduoliveiras
171.7k

Papo chato de liberdade é ótimo!!

Fica claro que não sabe o que é liberdade e sua importância;

Deve ser do tipo que também acha a democracia e as elei?ões uma coisa "chata", onde "todos são corruptos"... blablabla de adolescente é foda!

andre66's gravatar image andre66 (Mar 08 '13 às 15:34)

Papo chato sim colega, pois as pessoas que usam os sistemas dizem isso porque outras pessoas começaram à dizer, e esses papagaios quando perguntados não tem nem argumentos de porque ficar citando isso, ou o que quer dizer.

eduoliveiras's gravatar image eduoliveiras (Mar 08 '13 às 15:38)

Chato aqui é seu papo de adolescente; mais ainda sua argumentação, que também é típica de adolescentes: "pois as pessoas que usam os sistemas dizem isso porque outras pessoas começaram à dizer, e esses papagaios quando perguntados não tem nem argumentos de porque ficar citando isso, ou o que quer dizer."...

ou seja, você faz conclusões apressadas!

As características que citei são muito importantes; notadamente para quem trabalha com informática, o que é meu caso; uso software livre, desenvolvo software, dou aulas de programação.

Queimamos um DVD com Fedora e instalamos em dezenas de máquinas; customizamos as mesmas; instalamos pacotes de desenvolvimento que são utilizados em aula; alunos baixam e usam e/ou modificam os códigos existentes; e assim por diante; Note que com software pago quase nada disso é possível.

andre66's gravatar image andre66 (Mar 08 '13 às 16:01)

Conclusões apressadas... E você acha que metade ao menos metade das pessoas que utiliza esse slogan ("Linux é ser livre, uhu!") para justificar o uso de um sistema, usa essas possibilidades, desenvolver softwares, editar códigos, et? Creio que não. Repito o que digo: Esse papo é um saco, pois foi retirada à idéia de pessoas que tem motivos para dizer e sentirem-se felizes por isso, e adotadas por pessoas "da moda" que não sabem o que isso significa.

Sugiro deixar de dar tanta atenção à "papos de adolescentes", que também são chamados idéias opostas as suas, ou falta de valor as suas "filosofias". Lembre também que isso é um fórum de informática, não o chat do Facebook, então nada de tentar ofender alguém por conta da idade, se considera sua idéia melhor, apenas argumente.

eduoliveiras's gravatar image eduoliveiras (Mar 08 '13 às 16:16)

eduoliveiras

Então vai lá e paga seus quinhentos reais pelo windows e mais 500 pelo pacote office.... Eu já desenvolvi código, mas por questões profissionais não mais desenvolvo, mas ainda uso Linux já há mais de 10 anos. Realmente, jogos ainda são uma barreira, mas para isso tenho um videogame...me sinto mais seguro em uma máquina Linux do que em qq windows corporativo... Com relação ao Ubuntu e outras variações, cada um usa uma distro que melhor se encaixa ao seu perfil..uso FreeBSD em casa e minha esposa usa Ubuntu por achar mais fácil.... Gosto muito do modo de desenvolvimento do Linux e acho muito boa essa idéia de liberdade que atinge até quem não desenvolve código....afinal se alguém colocar um código malicioso em algum pacote, mais cedo ou mais tarde alguém descobre...

Abraço

Elderdog73's gravatar image Elderdog73 (Mar 08 '13 às 16:27)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,596
×210
×104
×10
×4

pergunta feita: Jan 06 '13 às 16:37

pergunta lida: 5,381 vezes

última alteração: Mar 08 '13 às 16:27