Não é de hoje que o Google está com um pé atrás em relação ao Windows Phone. No mês passado a empresa do buscador mais famoso do mundo declarou que não há intenções de criar aplicativos para a plataforma móvel da Microsoft, com a desculpa de que o número de usuários não eram suficientes para o esforço.

É compreensivo, mesmo com a estimativa de que 4,2 milhões de Windows Phones foram vendidos em 2 meses, a base de usuários ainda é ínfima comparada ao Android e iOS, nisso ninguém discorda.

Mais tarde o Google anunciara que não vai dar mais suporte ao protocolo Exchange ActiveSync, que é usado para sincronização de contatos, e-mail calendário no Windows Phone com os serviços do Google. Também temos que concordar que o protocolo é proprietário e licenciado, logo, o Google não tem a obrigação de ter suporte, mesmo que ele seja largamente usado. Se você usa o Gmail, você pode aprender a migrar para o Outlook.

Mais recentemente a Microsoft acusou o Google de bloquear o acesso ao YouTube no Windows Phone, segundo a Microsoft, ela tem um aplicativo rico e completo em recursos, mas não tem acesso a metadados para lança-lo. Ela diz ainda que há 2 anos vem trabalhando com o Google para que o acesso seja liberado, mas o Google se recusa a dar. Atualmente o aplicativo é um atalho do Internet Explorer para o site Web do YouTube.

Nesse terceiro caso é pior, não é a primeira vez que o Google veta o acesso ao Windows Phone ao YouTube. No final de 2011, o aplicativo MetroTube, o cliente para YouTube mais famoso da plataforma foi descontinuado graças a mudanças do Google, quebrando todos os aplicativos do YouTube da Windows Phone Store.

E ontem, um usuário do The Verge relatou que não consegue mais acessar o Google Maps do Windows Phone 8. Ao abrir o Google Maps, ele é redirecionado para a página inicial do Google. Sua primeira reação pode ser “Mas porque usaria o Google Maps tendo o Nokia Maps nativo no WP?”. Devemos entender que nem todo mundo usa o Nokia Maps, assim como nem todo mundo usa o Outlook.com, um dos benefícios do iOS e do Android é a larga escolha que você tem entre os serviços, a Microsoft está lutando para fazer isso no Windows Phone também, mas o Google, aparentemente está fazendo tudo para atrapalhar.

Eu entendo que o Google não é obrigado a ajudar seus concorrentes, mas estamos chegando ao ponto que isso pode ser interpretado de boicote. Você pode indagar ainda “Mas a Microsoft não boicotou várias empresas nos anos 90”. Sim. Ela foi acusa e processada, mas você tem que se perguntar, isso dá o direito do Google fazer o mesmo?

O que vejo aqui é uma grande afronta a concorrência e uma clara declaração de guerra a Microsoft. Não é esse tipo de guerra que queremos ver, queremos ver as empresas jogando dinheiro em P&D, inovando, puxando o usuários pelo fator inovação e não o forçando o usuário a utilizar o que ele não quer, ou destruindo a concorrência. Nesse tipo de guerra, o usuário não ganha, ninguém ganha, nem as empresas.

Antes de terminar o texto, quero dizer que por anos fui admirador do Google, eu ainda tenho uma certa admiração, eles realmente revolucionaram a Web, fizeram a concorrência correr atrás, inclusive a própria Microsoft, que por anos foi atrasada melhorou devido a concorrência que o Google trouxe. Infelizmente nesses últimos anos o Google tem caído muito no meu conceito, não só por ter parado no tempo em alguns serviços, mas por não seguir sua missão, na página “Sobre” da empresa.

perguntou Jan 06 '13 às 23:17

pedro_pedroadvir's gravatar image

pedro_pedroadvir
252528203

editou Oct 28 '15 às 11:52

TainahTavares's gravatar image

TainahTavares ♦♦
1312719

Tudo indica que ela teme os Windows Phones, pois é um sistema muito bom. Quem ainda não usou um celular com o sistema Windows Phone deveria fazê-lo. Comprei um Nokia Lumina 710 com o referido Sistema e Office e fiquei muito satisfeito. Tenho vários documentos Word no celular, para consulta, e funciona perfeitamente. Além de que utilizo também o Sistema de “nuvem” Skydrive da Microsoft. Não estou fazendo propaganda para ninguém, mas quando for trocar de celular vou comprar um novo com Sistema Windows Phone. Sobre o número de aplicativos, que é um dos pontos que sempre vejo críticas, isso é muito relativo. O que adianta o sistema Android ter milhares de aplicativos se a maioria deles não tem funcionalidade. O que importa não é a quantidade, mas qualidade.

leaoresende's gravatar image leaoresende (Jan 31 '13 às 09:18)

Pensava mesma coisa, mas o WP chegou ao fundo do poço. Se no ano que vem for o mesmo desastre, não quero mais. O L640 vai ser o meu último. A MS é muito incompetente nesse mercado. O iOS ou um Android 6 em um bom aparelho vai me servir muito bem.

tonyfrasouza's gravatar image tonyfrasouza (Nov 10 '15 às 14:50)

Claro que teme! Primeiramente, antes mesmo de qualquer pessoa dar uma opinião deveria ter a oportunidade de usar o Windows Phone. É fantástico, é melhor! Eles sabem do potencial do Windows Phone, sabem que é um sistema operacional fantástico. O Android é excelente, é ótimo, mais o Windows Phone também! Eu diria melhor pois o sistema tem uma performance invejável. Agora, Microsoft vs Google. Cara, duas gigantes. Eu aposto na primeira.

link permanente

respondeu Jan 07 '13 às 23:00

fabiosr's gravatar image

fabiosr
131

creio que teme por enquanto. o windows phone ta prometendo mt e tal, mas entrou na disputa agora. vai levar um tempo ate alcançar o Android. mas mesmo com pouco tempo no mercado mts usuarios ja preferem o WP, eu por exemplo prefiro o WP do que o Android, o unico problema são os apps e tal, mas isso com o tempo se resolve ^^

link permanente

respondeu Jan 07 '13 às 16:54

Fernando%20FluCk's gravatar image

Fernando FluCk
2223272.2k

Com certeza a Google teme o Windows Phone, principalmente em função de que a Google tem pouquíssimo lucro com o Android, muitas empresas estão apostando no Windows Phone, ele está patinando, eu sei, mas o fato é que ninguém nunca viu o Windows Phone... a Google está utilizando uma técnica de defesa sensacional e até creio que seja necessária para a MS desenvolver seus aplicativos para o Android também e ser um pouco mais aberta.

link permanente

respondeu Jan 08 '13 às 00:15

Artur%20Barth's gravatar image

Artur Barth
126

Acho que o Google de fato teme o crescimento exponencial que o Windows Phone teve nos ultimos meses.

link permanente

respondeu Jan 11 '13 às 01:06

GuilhermeSF's gravatar image

GuilhermeSF
26

Minha opinião é que a google teme tudo o que não pode comprar ou incorporar. Eles estão seriamente tentando dominar tudo nessa área e quando as grandes marcas se tornam impossíveis de dominar, eles ficam medrosos!

link permanente

respondeu Jan 11 '13 às 06:58

floriano2009's gravatar image

floriano2009
141

Tenho um NwWP e é sensacional! Sem travamentos, com uma interface inovadora. É realmente um celular único. Excelente desempenho. Agora é obvio que como todo iniciante é passivo de contratempos. Vai me dizer que o Android quando foi lançado há + ou - 5 anos atrás ele era o que é hoje??? Pelo contrário comeu foi muita poeira do Symbian! Mas vamos analisar: Falam demais do Bluetooth do WP que não funciona com outros dispositivos...engraçado que o IOS também não faz isso e ninguém reclama! Aliás o MEU WP ele faz sim transferências via bluetooth, como também por DLNA, NFC, sem falar do skydrive que é importantíssimo hoje em dia! Tem aplicativos como em qualquer outra loja de qualquer outro OS!!! O fato é que as pessoas falam sem saber e não estão decididas a mudar...preferem seguir os outros, sem decisão própria....tipo "maria vai com as outras"! Podem esperar que as casas decimais de share de mercado do WP vai crescer e muito...afinal de contas as fabricantes já não veem o Android como o único OS para seus aparelhos. Na boa....não troco meu NwWP por nenhum outro.

link permanente

respondeu Jan 15 '13 às 22:08

RafaelSilva's gravatar image

RafaelSilva
126

Claro que teme, mas não só a Google como a Apple estão preocupadas com a crescente do sitema operacional Windows Phone, eu posso falar porque já usei os 3 e garanto o WP é muito melhor, mais rápido e mais intuitivo, o que significa que você aprende a usar rápido e fácil e usa quase que na intuição. Ainda tem o lado do aparelho ser rápido porque o sistema lhe permite ser, o meu Nokia 800 só tem um processador e em várias vezes naquela brincadeira do dia a dia de procurar algo na internet com o seu amigo ao lado, meu aparelho é mais rápido do que smartphones com 2 processadores e com o sistema WP 7.5. Imagina com o novo WP 7.8 ou com o novo Nokia 920 com 2 processadores e WP8? Ai amigo, não terá vez pra Samsung S3 ou Iphone 5, porque como foi falado no enunciado, agora eles estão empenhados nesse sistema e estão melhorando, a Microsoft acordou e a sorte é toda nossa que podemos escolher aonde investiremos nosso dinheiro. No início como toda mudança é traumática, mas quando pega o jeito e aprende, o Windows Phone é realmente muito melhor, mas antes de me criticar ou respostas mal criadas, teste um WP por uma semana que verá a diferença. Aproveite, mude, saia da zona de conforto, isso pode ser maravilhoso!

link permanente

respondeu Jan 24 '13 às 14:58

WandersonSilveira13's gravatar image

WandersonSilveira13
131

falou tudo (y)

wallace_mote's gravatar image wallace_mote ♦ (Jan 24 '13 às 15:18)

Teme. É uma briga muito boa e saudável (Com a concorrência aumentando, as duas plataformas tendem a melhorar), o Windows Phone promete muito - inclusive por ser proveniente de uma gigante da tecnologia, a Microsoft. Mas ainda peca por ser mais novo do que o robô e pela desconfiança gerada pelo fracasso do seu antecessor, o Windows Mobile.

Contudo, nota-se que se mostra muito estável e possui uma performance invejável, além de uma interface muito amigável e chamativa. Eu também diria mais original.

Quando começarem a surgir mais aplicativos pro WP, a briga ficará ainda mais acirrada. E é exatamente por esse motivo que a Google tem receios. Afinal, o Android também já esteve onde hoje o Windows Phone está. Já foi a novidade, e hoje é grande. Sabe que, se deixar, eles chegam.

Ainda fico com o Android. Mas os aparelhos munidos com a plataforma da Microsoft já entram nas listas de possíveis novos aparelhos pra serem eleitos meu próximo smartphone - processo que deve se repetir com muitos outros usuários em breve.

link permanente

respondeu Jan 15 '13 às 23:32

Lucas%20Santos's gravatar image

Lucas Santos
21

Teme.

link permanente

respondeu Jan 06 '13 às 23:23

TaylerCassiano's gravatar image

TaylerCassiano ♦
462215.5k

Teme

link permanente

respondeu Jan 07 '13 às 10:11

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.7k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×801
×561
×497

pergunta feita: Jan 06 '13 às 23:17

pergunta lida: 13,259 vezes

última alteração: Dec 02 '15 às 10:28