Olá,

Recentemente todos os aparelhos eletrônicos dispostos em um dos cômodos da minha casa apresentaram defeitos em um mesmo período de tempo, o que vem me encomodando muito pois são todos NOVOS (no máximo 1 ou 2 anos de uso). A televisão lcd samsung de um dia para o outros apresentou uma linha roxa horizontal (o que presumo ser pixels mortos). A impressora HP quando conectada a um computador não é mais detectada (mesmo após troca do cabo usb). O modem adsl teve de ser trocado pois não era mais funcional. O videogame xbox 360 teve problemas para ler os CD's. E o problema que mais me encomoda, é o laptop samsung que mesmo após ser levado 2 vezes para o suporte técnico da Samsung, não foi indetificado o problema (sem motivo algum o computador apresenta uma série de erros e desliga).

Começei a suspeitar que talvez seja algum problema elétrico da casa ou algum tipo de interferência quando neste final de ano estive fora da cidade e meu computador funcionou perfeitamente durante 10 dias sem apresentar nenhum daqueles erros que antes eram constantes. Gostaria de saber se procede algum caso deste tipo ou se realmente é apenas uma coincidência chata (o que me encomoda muito pois cada aparelho apresenta um defeito diferente)?

Obrigado desde já.

perguntou Jan 11 '13 às 17:16

cfcgus's gravatar image

cfcgus
11326

editou Jan 11 '13 às 17:19

O que está me parecendo ser é um problema realmente na sua rede elétrica, o famoso "ruido de transmissão". Suponha o seguite: Você como já citou tem vários aparelhos eletrônicos que apresentam defeitos diferentes mas todos tem um ponto em comum. Estão todos apresentando defeito em somente um cômodo da casa.( pelo menos é isso que sou levado a crer com o que você citou ). Assim sendo algum vizinho seu tem um aparelho de porte grande ( provavelmente um ar condicionado ) e você dois ( você e claro o seu vizinho ) não possuem aterramento em suas residências que separem as suas redes em caso de sobrecarga. Com isso basta a tensão em uma das residências oscilar ( para mais ou para menos ) e pronto. Aquele que estiver com aparelhos mais sensíveis conectados neste momento sofrerá o efeito de ruído de transmissão ( quando a tensão sobe e desce frequentemente em curtos periodos de tempo ). Neste caso não tem aparelho que aguente mesmo, ainda mais os eletrônicos que citou. Basta então você comprar um estabilizador e conectar os aparelhos a este mesmo estabilizador ( este método é mais barato e prático ) ou então contratar um eletricista com a supervisão de um engenheiro e criar um outro aterramento para a sua casa ( neste caso pode até ser inviável dependendo da construção do imóvel ). Um teste simples mata a charada: Pegue emprestado um estabilizador e conecte nele algum aparelho e conecte outro aparelho qualquer na rede deste mesmo cômodo sem o uso do estabilizador ( não vai demorar e você vai ver que o aparelho que não está conectado ao estabilizador dará defeito ). Isso pode acontecer até com o vizinho tendo um ventilador de teto que não esteja aterrado e a tensão da rede oscilar. Campo magnético como suspeito, esqueça, só se você estivesse morando debaixo de uma linha de transmissão ( então a queima dos seus aparelhos seria o menor dos seus problemas se comparado ao dano a sua saúde ). Há outras hipóteses: Para-raios mau aterrados ( se mora perto de um prédio então... ), fiação elétrica ruim ( ocasionando pequenos curtos ), ventilador de teto com um capacitor defeituoso, ar condicionado mau regulado, chuveiro elétrico sem aterramento, geladeira com os contados do relê mau conectados ou gastos e por aí vai... Sem exame da rede fica difícil emitir uma opinião sem que seja baseada no "chute" mas o uso de um bom voltímetro com medições e dias diferentes e nos mesmos horário apresentaria um parecer mais concreto.

link permanente

respondeu Jan 12 '13 às 01:30

Roberto_Silvabr's gravatar image

Roberto_Silvabr
458681

Realmente é uma possibilidade bem provável. Irei verificar como está a rede elétrica da casa e ver se consigo identificar o problema. Valeu Roberto! Foi uma resposta bastante útil.

cfcgus's gravatar image cfcgus (Jan 12 '13 às 15:25)

Interferência eletro-magnética.

link permanente

respondeu Jan 11 '13 às 17:22

TaylerCassiano's gravatar image

TaylerCassiano ♦
462215.5k

Mas qual seria a fonte? Ou os propios aparelhos interferem entre si?

cfcgus's gravatar image cfcgus (Jan 11 '13 às 17:41)

O Tayler deve estar certo! Algum motor novo grande na vizinhança, linha de transmissão elétrica (Torres) passando perto da sua casa. Existe alguma base militar perto da sua casa?

link permanente

respondeu Jan 11 '13 às 18:46

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

Não. O que me intriga é que são problemas recentes, e é apenas em um comodo da casa que ocorre isso.

cfcgus's gravatar image cfcgus (Jan 11 '13 às 18:54)

Se por exemplo no caso, meu vizinho possua algo que esteja causando a interferencia, como eu vou poder detectar?

cfcgus's gravatar image cfcgus (Jan 11 '13 às 19:05)

Lembrei de uma coisa simples que aconteceu aqui, o eletricista foi trocar uma tomada para novo padrão e inverteu a polaridade e passou a dar problema nos aparelhos do quarto.

Veja uma pergunta com soluções para o caso;

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/21124/problemas-com-as-novas-tomadas-de-energia/21281

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Jan 12 '13 às 16:57)

Não siga a dica de usar estabilizador... isso é mito, e ha muitos anos, ja se sabe, so no Brasil, eles vendem esses aparelinhos, que prometem 1kva, com transformadores ridiculos, o estabilizador bom, custa caro, mais mil reais, e so serve para quem entusiastas de audio, que nao querem nenhum tipo de ruido, um estabilizador industrial, idem... USE UM FILTRO DE LINHA DECENTE, ATERRADO.

link permanente

respondeu Oct 25 '14 às 20:07

David%20Augusto's gravatar image

David Augusto
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,787
×590
×237
×220
×199
×49
×49
×28
×24
×9