Oi galera, gostaria de saber qual é a melhor distribuição Linux, pois quero tentar uma nova experiência com meu computador, me disseram que é a Ubuntu, é verdade?

Atenciosamente.

perguntou Jan 17 '13 às 22:00

Kaio_Dutra's gravatar image

Kaio_Dutra
7771

como é muito subjetivo te responder isso, te recomendo que antes de mais nada rode ele virtualmente, usando vmware, virtualbox, quando se sentir capaz, instale físico num micro de verdade.

um site que te indica distros linux, veja se te ajuda:

http://www.zegeniestudios.net/ldc/

Ubuntu é uma distro bacana, simples de instalar e eu uso atualmente a 14.04 LTS num lenovo x61, maquina ta um tesão.

vídeos do Diolinux falando sobre maquinas antigas e linux:

https://www.youtube.com/watch?v=sijFLhJ_W1o

https://www.youtube.com/watch?v=UDGTjTQX6T8

recomendo a visualização

link permanente

respondeu Apr 19 '14 às 15:58

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.8k

editou Sep 25 '16 às 20:42

De todas as que experimentei ( Rosa, Ubuntu, Kubuntu, Fedora, Debian, Mint e Mandriva ) fiquei mesmo com o Kubuntu ( é a mesma coisa que o Ubuntu sem a interface Unity que não me agradou muito ). No final das contas depende mais do que você está buscando em termos de facilidade, segurança e estabilidade. Do quanto você se dispõe a aprender sobre a plataforma. Se você é usuário iniciante, está tendo contato com o Linux pela primeira vez, vai de Kubuntu mesmo. Se está mais a vontade com a interface que lembre ( eu disse lembre o que difere de dizer que é mesma coisa ) do windows mais uma vez recomendo o Kubuntu. Se quer algo que seja totalmente diferente da interface que lembre o windows mais ainda sim deseja facilidade de uso, então sugiro o Ubuntu. Uma dica que dou para evitar dores de cabeça no futuro ( talvez você goste do ambiente mais cada pessoa reage de um modo diferente ao paradigma Linux ): Instale o Linux de sua preferência em uma máquina virtual ( pode ser o vmware ou o virtualbox ambos são fáceis de instalar, configurar e usar ) assim se você não gostar da distribuição que escolheu, sem problemas, instala na máquina virtual mesmo ou crie uma nova. Neste caso 4GB de memória ram DDR3 na máquina real está de bom tamanho para rodar a máquina virtual sem atrasos já que o linux kubuntu roda bem com apenas 1GB de ram( eu mesmo estou escrevendo aqui usando o kubuntu no vmware ). Se souber o que está fazendo crie uma partição no HD e instale a distro de sua preferência nele ( este ponto é meio chato porque toda a vez que ligar a máquina terá que escolher qual sistema será carregado e com o tempo você pode até acabar enjoando ). Bem estas são as minhas opiniões e dicas sobre a plataforma e o paradigma Linux e diferente do que muitos dizem Linux não é difícil, não é feio, não é complicado, não é um sistema operacional burocrático, tem muitos programas que podem ser baixados via repositórios sem complicações ou riscos de vírus, possui suporte a vários periféricos, é rápido, não precisa desfragmentar, não tem que ficar preocupado com limpeza de arquivos temporários ( assim que você desliga a máquina os arquivos temporários são deletados ), enfim é um ótimo sistema para quem quer ser livre.

Editado por motivo de esclarecimento de qual quantidade de memória ram a máquina física deve ter para que a máquina virtual funcione a contento.

link permanente

respondeu Jan 18 '13 às 02:37

Roberto_Silvabr's gravatar image

Roberto_Silvabr
458676

editou Jan 18 '13 às 05:20

Logo eu seu lançamento, instalei UBUNTU 12.04 LT! PROCESSADOR INTEL DUO COR, 4 GB DE MEMORIA DDR3 64 BITS.SEGURANÇA, ESTABILIDADE, NAVEGADORES GOOGLE CHROMIUM E FIREFOX, SKYPE. UBUNTU 12.04 LT É FANTÁSTICO.QUEM NÃO GOSTA DO UBUNTU É FACEBOOK, TWITTER NORMAL.Grato.

link permanente

respondeu Mar 13 '13 às 17:55

joostan1's gravatar image

joostan1
1

Qual a melhor distro?? Realmente acho que num tem muito isso, depende do perfil de cada um... eu mesmo já usei o Ubuntu 13.10, 13.04 (ambos com o ambiente gráfico Unity) mas por problemas que eu não consegui resolver com algumas aplicações que simplesmente não rodavam fui pro Linux Mint 15 (com ambiente gráfico Cinnamon) que foi ótimo por um bom tempo, mas começou a apresentar alguns problemas com o Gerenciador de Aplicativos, e quando resolvi esse problema, não consegui mais acessar diversas configurações do sistema, aí atualizei para o 16 e quando tudo parecia lindo, foi o Cinnamon que quebrou (literalmente apareceu "Cinnamon has crashed") e a usabilidade do sistema foi a zero, porque eu só conseguia acessar o terminal e as abas de navegador, e uma série de coisas no terminal não rodavam.

Agora estou para instalar o Linux Mint 13, pra você ver como eu realmente gostei dessa distribuição. Mas de todo modo, sempre é importante aprender sobre o sistema Linux e os comandos via terminal, ou as configurações que se pode alterar via Synapse (gerenciador de pacotes). Para iniciantes eu recomendaria ou uma versão do Ubuntu ou do Linux Mint, nem tanto pela interface mais amigável ( que você também encontra no Debian, Slackware e OpenSuse, que ainda me parecem boas pedidas para uso doméstico/escolar/acadêmico/profissional-não-TI), mas essas duas Ubuntu e LM principalmente pelos fóruns na internet e em português da comunidade sempre disposta a te ajudar caso você precise.O LM hoje é a distro mais usada no mundo, seguida pela UBuntu, que é, inclusive, a mais usada no Brasil.

Também recomendo sempre verificar se a sua versão a ser instalada é a LTS (long term support, ou suporte a longo prazo = 5 anos) porque as demais podem conter outras novidades mas não contarão com apoio dos desenvolvedores no longo prazo, e atualizar o sistema sem perder os arquivos não é impossível embora um pouco demorado.

Um dia ainda quero me tornar um expert em Linux pra fazer um blog com diversas soluções e explicações, olha que não me considero burro não, mas realmente algumas "ajudas" dadas em diversos fóruns mais complicam do que ajudam...

link permanente

respondeu Apr 19 '14 às 15:50

Matheus%20K's gravatar image

Matheus K
198

Este é um assunto delicado, porque muitas vezes envolve opinião pessoal mesmo. A maior parte das distribuições Linux famosas possui um set de recursos muito parecido.

Tem uma lista de votação para a melhor distribuição Linux aqui: http://www.top10lista.com.br/melhores-distribui%C3%A7%C3%B5es-linux-todos-tempos

Atualmente o Ubuntu está ganhando.

link permanente

respondeu Jun 13 '14 às 14:58

alexandrekop's gravatar image

alexandrekop
11

Boa tarde.

Bom, entra Ubuntu, BackTrack, Linux Mint, e Kali Linux. Eu prefiro o Kali Linux, na minha opinião, é o mais completo em questão de drivers. Só que um mais familiar, é o Linux Mint, esse não á distro que supere. Ou seja:

1 - Linux Mint

2 - Kali Linux

3 - Ubuntu

[]

link permanente

respondeu Jun 13 '14 às 16:00

7eight's gravatar image

7eight
11215

Ubuntu: "Eu sou quem sou, porque somos todos nós!"

link permanente

respondeu Jun 14 '14 às 20:27

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192610.7k

quer entender um pouco sobre linux, criei um canal no youtube que ajuda pessoas iniciantes no mundo GNU/Linux acesse: https://www.youtube.com.br/projetoroot

link permanente

respondeu Nov 08 '14 às 10:18

cdburning_2014's gravatar image

cdburning_2014
6

Kali linux(Antigo BackTrack),mas para uso casual use o Ubuntu mesmo

link permanente

respondeu Nov 08 '14 às 12:42

ImTheUnix's gravatar image

ImTheUnix
1111

Ubuntu - Utopic Unicorn. Veja nesse link:

Mega tutorial de como hospedar um site no VPS da Digital Ocean por apenas 5 dolares por mês. Vejam lá: fatorbinario [ponto] com

link permanente

respondeu Nov 14 '14 às 14:35

fatorX2's gravatar image

fatorX2
11343

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×602
×185
×16

pergunta feita: Jan 17 '13 às 22:00

pergunta lida: 18,781 vezes

última alteração: Sep 25 '16 às 20:42