curioso
Membro
eco chip economiza mesmo 50% de combustivel?
Perguntou 13 anos atrás
Resolvido
Gente, tá um burburinho danado em aracaju-se desse tal de eco chip, alguem ja usou? Ele realmente funciona? dizem q ele economiza até 50% de combustivel e nao agride o motor alem de aumentar o desempenho e diminuir o CO2 dos carros.Ja vi 2 reportagens nos jornais locais a respeito. To querendo experimentar essa tal de macumba alema. Alguem pode me dar referencias??
Respostas
Gustavo_ats
Membro
13 anos atrás
Para se ter um ganho de 5% no consumo de combustível, sem magia negra:
- Use gasolina de qualidade, de preferencia aditivada.
- Não ande em altas rotações. O melhor é andar com o carro entre 2000 e 3000 RPM. Até 4000 RPM o consumo é aceitável. Acima disso aumenta demais o consumo do carro.
- Ande com os pneus calibrados. (Sério). Se for usar o carro na cidade, use pneus de perfil mais fino. Isso deixa o carro mais feio e reduz a estabilidade, mas vc é recompensado na bomba de combustivel.
- Cheque sempre o sistema de escape e de refrigeração.
- Faça manutenções regulares no carro: Limpeza de bicos, por exemplo.
- Mantenha o filtro de ar limpo.
- Na estrada, ande com os vidros fechados e com o ar ligado. Isso diminui o arrasto aerodinamico e acaba economizando combustível. Na cidade você faz o contrário: Ande com vidros abertos e o ar desligado pois o Ar rouba a potencia do motor e na cidade ela é mais necessária.
- Em alguns carros, o uso de aerofólios, spoilers e kits aerodinamicos podem interferir no consumo, por causa do tal arrasto aerodinamico.
panda
Membro
13 anos atrás
Não acredite em ganhos absurdos quando o assunto é automobilismo, sempre desconfie. Pra se ter um ganho de 5% de consumo de combustível as montadoras gastam rios e rios de dinheiro em projetos e nem sempre têm sucesso. Isso parece muito com aqueles comerciais de aditivos que dão potência ao motor.
Como o Pontelli colocou, a maioria desses chips trabalham com a função de aspirar menos ar. Logo consumirá um pouco menos de combustível, pois a mistura é calculada pela ECU. Isso compromete a engenharia do motor e em alguns casos de maneira muito séria. As galerias, cilindros, tudo feito e preparado pra aspirar uma quantidade de ar e consumo de combustível. Ao alterar a resposta pode ser problemática para o carro.
Pontelli
Membro
13 anos atrás
Enganação elevada ao cubo. Se o chip realmente tiver a propriedade de alterar as concentrações da mistura combustível x O2 (a grande maioria dos chips de remapeamento na verdade não fazem nada), pode estar apenas reduzindo a entrada de ar, o que provoca perda de potência. Economia de combustível se consegue dirigindo de forma correta e fazendo manutenções. Ainda não existe uma fóruma milagrosa para isso. Cuidado com o uso destes chips, a alteração na mistura, além de provocar perda de potência pode prejudicar o motor.
Hericles Douglas
Membro
6 anos atrás
Pessoal, boa tarde!
Realmente a banguela em carros com injeção eletrônica não economiza combustível.
Trago algumas dicas simples e bastante eficazes de como economizar combustível.
Segue abaixo:
lerosc
Membro
8 anos atrás
Teste feito pela 4 rodas e nada foi visto, estou locuro querendo economa para meu carro que faz 5,5km/L na cidade.
soumatematico
Membro
8 anos atrás
Recebo de vez em quando e-mail de alguém que postou algo neste fórum, então resolvi comentar. Em setembro de 2012 meu cunhado e eu adquirimos um aparelhinho destes para colocar num Gol G5 ano 2010 é um Ford Ka 2007. Mas antes eu fazia 18km/l com o gol extremamente regulado, pulando marchas o que fez com que tenha economia de combustível. Meu cunhando também instalou no Ford ka. Não obtivemos economia com o aparelho. Como eu já fazia 18km/l eu esperava melhorar isso. Entrei em contato com a empresa e comentei que eu já fazia 18km/l e que esperava melhorar. A moça se espantou com a média que eu fazia. Meu cunhado também não obteve economia. Pedi devolução do dinheiro e prontamente fui atendido. Comigo não funcionou, mas devolveram o dinheiro.
kkadalco
Membro
8 anos atrás
Eu estudei mecânica porque gosto, minha formação é tecnologia, já desmontei e montei motores, sei como funcionam, mas não sou engenheiro mecânico, tenho base para consertar motores e sei como funcionam e não sei como produzi-los. Mas por estudos diversos posso dizer com minha pequena formação que tudo é válido testar e que se a Industria não coloca algo no veículo para reduzir o consumo isso não quer dizer que não é possível de ser realizado. Digo isso porque as industrias de veiculos movidos a explosão tem seus interesses e quais seriam esses interesses? vários... Quem são os proprietários majoritários dessas empresas? Que outras empresas são possuídas por esses mesmos proprietários:? Aos gênios da engenharia, faço a pergunta, porque a porcaria do motor a explosão foi colocada em voga quando o motor elétrico é muito mais eficiente que o motor a explosão? vão dizer que a duração das baterias na época da invenção dos veículos era curta? Eu digo, vai estudar história amigo. Vai aprender sobre a história da indústria e seus bilionários. Os Rockefellers e Rothschilds na época da migração do oleo de baleia para o oleo quimico do petroleo foi o grande salto para a produção de pneus, plástico e energias diversas... Eles reduziram a pó a indústria dos veículos movidos a eletricidade. Vejam e procurem saber sobre a TESLA, sobre concept ONE e outros... em 5 anos teremos baterias de 5 kgs podendo fazer um carro rodar por 10 anos sem parar, a velocidades extraordinárias com veículos de apenas 700kgs para 5 passageiros... vão falar que não existia na época, sim verdade, mas os bondes existiam, assim como veículos a bateria que já eram mais eficientes que os veiculos a explosão, tudo foi uma questão de vender, peças, gasolina, lubrificantes, OU SEJA ENGANAR TROUXAS QUE PENSAM QUE SABEM MUITO.... a história dirá a verdade. se a industria não permite que um veiculo faça 30 km por litro é porque ela tem interesses.
aflopea9
Membro
8 anos atrás
Estou vendo aqui que a muitas criticas, mas daqules ainda não exprementaram o chip. Eu porém ,não critico nada. Sem antes ter certeza.
hugo2013
Moderador
10 anos atrás
Engraçado que esse tipo de "milagre" só funciona com quem não "entende nada de mecanica" .... kkkk
ederclay
Membro
10 anos atrás
Galera, seguinte cada um tem suas opiniões, mais eu tenho um amigo que colocou o chip, ele tem um gol 1.0. eu não entendo de mecânica. e não sabia que ele tinha colocado algo no carro. mais a primeira vez que usei o carro com ele subindo uma ladeira perguntei se o gol era 1.6 por subir com tanta facilidade diferente do 1.0. dai ele falou que colocou o chip. Bem não sei como funciona, mais sei que na primeira vez que usei um GOL 1.0 com o chip confundi com 1.6... Só sei que funciona. pelo menos no carro do meu amigo. Sem contar que ele disse que esta mais econômico.
E não se engane, porque as fabricantes se quisessem fazer um carro que rode com 50 km por litro elas fariam, se elas quisessem fazer o focus 2.0 rodar 30 km com 1 litro assim o fariam. Mais se elas fizessem de tal forma, como os postos de combustíveis iriam se manter? existe toda uma troca de favores. o exemplo esta, um focus 2.0 esta fazendo praticamente a mesma coisa de um gol 1.0. Esses empresários só visam o lucro. Sem contar que o preço do carro no Brasil é uma absurdo. os carros que são fabricados aqui e vendidos a outros países são vendidos la muito mais baratos do que aqui onde é fabricado.